O uso de revestimentos de piso na decoração de paredes e até mesmo tetos está ganhando popularidade rapidamente, mas para incorporar toda a originalidade dessa abordagem, é necessário observar alguns princípios básicos. A seleção do tipo de material, suas características e o método de fixação deverá prestar mais atenção..
Visualizações
Laminado para o teto de uma amostra especial ainda não foi desenvolvido, será necessário usar sua variedade usual. Ela há muito provou sua versatilidade, a capacidade de transformar instantaneamente o interior, torná-lo mais fresco e mais interessante..
É igualmente importante que todos possam usar o laminado como revestimento de teto, o que não requer habilidades e ferramentas especiais..
Do que isso é feito?
Normalmente, a parte inferior do laminado é papel impregnado hidrofóbico; se a superfície da base estiver ligeiramente úmida, o revestimento como um todo não sofrerá.
Para sua informação: nas versões mais baratas esse tipo de papel pode não estar disponível, utilizam-se não impregnados.
Acima está o MDF (fibras de madeira prensadas e coladas), a rigidez e resistência do material dependem das propriedades desta camada. Uma superfície decorativa é colocada ainda mais alta, apenas sobre ela se imita uma textura de madeira ou a superfície de outro material de acabamento. A camada de acabamento tem uma função protetora.
Dimensões (editar)
Um painel laminado típico tem dimensões de 120 x 14 cm. As placas quadradas são feitas com lados de 40 cm e as lamelas são produzidas com um tamanho de 2.000 x 200 mm. Qual dessas opções escolher, decida você mesmo levando em consideração o tamanho da sala, facilidade de uso e considerações de design.
Painéis longos são melhores para corredores, pois são fáceis de instalar.
Cor
O design do teto feito de pranchas leves (na cor de carvalho branqueado, carvalho ártico, bétula da Carélia) é recomendado pela maioria dos designers. Os tons não podem parecer menos atraentes nogueira clara, pinho ou cinza sólida.
Atenção: por mais que você goste de cores escuras ricas, elas podem subestimar excessivamente o teto. Esta decisão é justificada apenas para salas desnecessariamente altas..
No entanto, em uma sala de tamanho considerável, há espaço para o uso de cores vivas. É muito importante que sejam usados revestimentos de piso e teto. Cores diferentes, caso contrário, o ambiente será muito enfadonho. Freqüentemente, eles usam uma cor dominante e adicionam cores de destaque a ela..
Um lugar
O consumo do laminado é inaceitável para calcular com muita precisão, porque é quase certo que certos problemas irão surgir, este ou aquele bloco pode se deteriorar durante a preparação e instalação. Portanto, sempre deixe uma margem, calcule para que você possa cobrir a área 15% a mais do que a área do teto áspero. Então você não enfrentará uma situação em que tudo se esgote e ainda haja espaço livre no topo..
Ferramentas necessárias
Para trabalhar, você precisará de uma furadeira e uma furadeira. Usando uma serra, você precisará cortar os fragmentos necessários do próprio laminado e das barras de sua moldura. A maneira mais fácil de medir as dimensões exigidas é com uma fita métrica (no próprio material) e um nível (no teto). É aconselhável usar uma escada, pois é inconveniente e perigoso trabalhar de pé sobre uma mesa ou outra plataforma improvisada. Uma vez que você terá que usar parafusos auto-roscantes, certifique-se de preparar uma chave de fenda.
Classe e classificação
Para o teto, mesmo a 31ª classe de laminado será completamente redundante, mas a 22ª ou 23ª vai se sair bem.
Leia atentamente a etiqueta, certifique-se de que o material pertence à categoria de resistente à umidade, caso contrário, mesmo a mais leve umidade irá facilmente danificar o revestimento e arruinar todo o seu interior.
Tipos de montagem
Fixar o laminado na cola é ruim, não só pela laboriosidade desse trabalho. A composição do adesivo contém inevitavelmente substâncias tóxicas, e você precisará cuidar da ventilação, usar um respirador. Pregos pequenos de papel de parede, com os quais o revestimento é pregado na moldura, são muito mais práticos e seguros..
Decoração
O laminado como um elemento de decoração de parede ou teto pode ser usado de forma limitada – não tem lugar em estruturas arquitetônicas geometricamente complexas, uma vez que não há elementos de junção. As decorações adicionais muitas vezes acabam sendo rosetas artísticas e ornamentos de configuração, mas precisam ser usadas em um prédio público ou em uma sala muito grande.
Os especialistas recomendam decorar adicionalmente o teto laminado em salas de estar, salas de jantar e corredores.
Estilo e design
O laminado no teto é apropriado principalmente em um estilo moderno, mas designers experientes serão capazes de batê-lo de tal forma que o revestimento será apropriado até mesmo no ambiente país ou provença. Os painéis permitem que você forme um arco gótico único e uma abóbada clássica.
No estilo alta tecnologia é mais correto terminar o teto com uma imitação de uma camada de metal. Para Estilo império Nada melhor do que o visual de tipos caros de madeira, e os amantes do gótico devem olhar mais de perto as opções com a reprodução do tipo de pedra..
Como escolher?
A durabilidade não importa na hora de escolher, a menos que você tenha super habilidades. Você pode pegar com segurança a versão extremamente leve. Nunca misture tamanhos diferentes, até mesmo produtos de diferentes lotes da mesma modificação, caso contrário, você pode achar que as diferenças externas são muito significativas e estragam toda a aparência.
Tente escolher uma opção que feche todo o forro sem juntas desnecessárias. Placas com mais de 15 cm são pesadas, é difícil trabalhar com elas sem um assistente.
Vantagens e desvantagens
Como a madeira é usada na base do laminado, esse material é bastante resistente e resiste bem à deformação. Mas embora essas qualidades não sejam particularmente necessárias para o teto, ainda é possível considerar o piso laminado como uma solução racional. É durável, permanece forte e parece mais longo do que a cal, a maioria das tintas ou painéis. A manutenção da parte superior da habitação é bastante simplificada e a variedade de opções de design permite até imitar a pedra. Em um apartamento no último andar, o isolamento laminado sólido é atraente, enquanto em outros lugares fornecerá um isolamento acústico decente..
Atenção: em banheiros, em cozinhas, é indesejável o uso de laminado no teto, bem como no caso em que o telhado do prédio esteja vazando. Depois de instalar o revestimento, é recomendado ventilar intensamente o ambiente por 10-20 dias para que vapores nocivos não se acumulem nele..
Trabalho preparatório
Independentemente do tipo de laminado que você comprou e como irá fixá-lo, mantenha o material por pelo menos 48 horas em temperatura ambiente. Quando o método de união com cola for escolhido, você terá que tornar o teto mais espesso usando folha de compensado, outro material áspero, ou gastar muito tempo e esforço em enchimento múltiplo, priming.
A opção de moldura é mais simples, mas você ainda tem que bater o gesso velho ou remover vestígios de qualquer outro revestimento. O nivelamento de superfície adicional é alcançado por variando a espessura das barras. Os fios são necessariamente colocados nos pontos de conexão das lâmpadas e os orifícios são preparados nas folhas laminadas para a saída.
Tecnologia de instalação e instalação
Para colar o laminado ao teto, você terá que cobrir a própria base e as placas (ladrilhos) utilizadas com um composto especial. As ranhuras de qualquer junta são tratadas com selantes, caso contrário, o projeto não será confiável. É necessário fixar o laminado, começando pelo canto esquerdo da sala distante da porta de entrada. Começando com o segundo, os painéis são primeiro encaixados na fechadura, e só então pressionado na base.
Trabalhando sem um assistente, certifique-se de cravar os pregos da mobília nas ranhuras, então o revestimento não se dispersará durante a compactação..
É muito mais fácil fazer o quadro, haverá menos trabalho preparatório e acabará mascarando todos os fios e outras comunicações. Importante: em uma casa com tectos baixos, este método de instalação é indesejável, pois irá diminuir adicionalmente a altura. As esquadrias são feitas de madeira seca, é mais prático e fácil do que usar um perfil de aço.
Observe que a madeira deve ser impregnada com um anti-séptico, e se o fabricante não cuidar disso, você deverá impregnar você mesmo.
Para colocar o laminado com o método de estrutura de maneira uniforme, determine e defina imediatamente nível de disposição da estrutura e fixação do revestimento. Usando um nível de laser (apenas um fornece a precisão necessária), marque os pontos de conexão dos rodapés laterais. Revestimento correto, de acordo com os profissionais – com a disposição dos blocos de armação ao longo da sala, a etapa de fixação com um par de “buchas auto-roscantes” não é superior a 0,5 m. Novamente, você deve começar do canto mais distante, não necessariamente o esquerdo.
Segurar a madeira com grampos é esteticamente mais agradável do que com pregos, mas levará mais tempo para aparar as travas. É indesejável ir para a parede, além disso, recuos de centímetros em torno do perímetro ajudarão a evitar empenamento. As cunhas pré-pregadas ajudarão a suportá-los sem medições constantes (após a conclusão da instalação, eles serão removidos). Nenhum cano, nenhuma fiação, nenhum defeito no teto principal será visível atrás da caixa e da cobertura frontal.
Para obter informações sobre como instalar piso laminado no teto, consulte o próximo vídeo..
Fabricantes famosos e análises
O laminado é produzido por muitas empresas em vários países, porque é feito com bastante facilidade. A empresa sueca Pergo é famosa pela qualidade de seus produtos, há mais de 30 anos seus clientes em todo o mundo celebram a confiabilidade e as vantagens estéticas do material. Será muito estável mecanicamente, difícil de remover manchas quase nunca aparecem.
Empresa belga-norueguesa “Berry Allock” possui departamento de pesquisas próprio e está em constante aprimoramento de seus produtos. Os clientes observam que poucas pessoas são capazes de oferecer uma variedade de cores e opções de design. Não importa se a sala está decorada com o espírito alta tecnologia, art nouveau ou moderno, há uma cobertura ótima do mesmo tipo.
Excelente piso laminado é feito há muito tempo na Alemanha, de marcas bem conhecidas como Kronostar, Klassen. Produtos sob essas marcas invariavelmente causam críticas elogiosas, a grande maioria dos clientes enfatiza os méritos estéticos do produto..
Nas avaliações de confiança do consumidor, a marca russa também ocupa uma posição bastante sólida. “Kronospan”. Apresenta revestimentos baratos, mas de altíssima qualidade, que ajudarão a decorar o teto rapidamente e sem nenhum custo extra..
Exemplos contemporâneos e variantes
Usar piso laminado no sótão e em outros lugares pode ser bom ou ruim, a única coisa importante é para que finalidade e como ele é usado. Os painéis foscos têm uma aparência muito melhor do que os brilhantes. Se você deseja decorar o teto de uma casa de madeira, pode usar uma solução tão elegante como uma árvore envelhecida com padrões claramente traçados. No entanto, o passo oposto também é apropriado quando revestimentos estilizados como pedra ou metal são usados.. Jogando em contrastes ajuda a fazer um interior original e aconchegante com suas próprias mãos.
Para prender o laminado pelas bordas, travas macho e fêmea costumam ser usadas; esta conexão é quase invisível e não prejudica a aparência do teto. Para prender os painéis com a caixa, eles usam cola, são cravados nas toras com pregos e um percutor (punção).