A escolha do piso é atualmente um processo bastante complicado. A variedade de lojas de ferragens é extensa – qualquer comprador pode encontrar tudo o que precisa. As lojas possuem um catálogo bastante grande de todos os tipos de cores e texturas. No entanto, as pessoas práticas preferem ladrilhos. Em primeiro lugar, porque o material parece ótimo, lava rapidamente e tem uma longa vida útil..
Peculiaridades
Os ladrilhos são reconhecidos por marcações especiais na embalagem – geralmente um quadrado preto com um sapato branco. Para que a cerâmica sirva por muito tempo e dê alegria aos seus proprietários, é preciso abordar corretamente a questão da sua seleção..
O ladrilho apresenta uma grande variedade de características. Existem opções reforçadas ou modelos mais duráveis no mercado de materiais de construção. Ideal para pavimentação em qualquer sala.
Compra
Um ponto importante ao escolher um ladrilho é estudar sua aparência.. Para colocar ladrilhos no chão, é melhor escolher modelos com superfície mate.: Esta opção será menos escorregadia. Ao escolher um gloss, é muito fácil cair e obter vários tipos de lesões. A superfície fosca é ainda mais resistente a vários produtos químicos domésticos.
Você precisa escolher o material de acordo com a área da sala. Ladrilhos grandes parecerão estranhos em uma sala pequena e, por outro lado, ladrilhos pequenos em uma sala enorme podem começar a ondular nos olhos.
Preparação da superfície
Colocar ladrilhos no chão exige muita experiência e destreza no ramo da construção. Além disso, você precisa conhecer as regras de assentamento de ladrilhos, escolher a ferramenta certa e estar pronto para tudo que o espera no processo..
O piso em que será realizado o trabalho de instalação deve ser devidamente preparado. Deve ser uniforme, firme, limpo e seco.. Para tal, é necessário remover todos os revestimentos antigos em betão ou betonilha de cimento, o que é feito em qualquer caso antes de iniciar os trabalhos. Então será muito mais conveniente colocar ladrilhos. Se os produtos forem planejados para serem colocados na base antiga, será necessário outro trabalho preparatório..
Para salas e locais com alta proporção de umidade, um agente impermeabilizante deve ser aplicado. Muitas vezes, depois de colocar o piso com ladrilhos, os proprietários reclamam do frio sob os pés. Portanto, na primeira fase, não é tarde para levar em consideração a instalação de um sistema denominado “piso quente”.
Apropriado
Depois de terminar todo o trabalho de betonilha e impermeabilização, é necessário colocar alguns fragmentos de ladrilho no chão. Esta técnica é especialmente útil para os artesãos cujos ladrilhos têm um ornamento ou um padrão claro..
Um layout preliminar permitirá que você determine a localização do padrão. Além disso, alguns lotes de ladrilhos podem apresentar cores diferentes e quando não houver possibilidade de devolução ou troca, essa previsão ajudará na escolha da melhor combinação..
É importante aplicar um marcador a cada ladrilho. Então, no processo de trabalho, será muito mais fácil divulgar o desenho..
Estilo
Muita atenção também é dada à mistura para colocar o revestimento do piso. Deve ser homogêneo. Uma mistura muito espessa ou muito fina não funcionará. Se no processo de trabalho o mestre quebrou os ladrilhos e não foi possível comprar uma reposição na loja, então os profissionais têm um truque comprovado nesse assunto.. Você precisa esmagar o ladrilho antigo e colocá-lo na forma de um mosaico.
Você precisa saber se os ladrilhos inteiros são colocados primeiro. E apenas no final, as metades que faltam são montadas. Os cortes começam a se espalhar depois que a folha de postura principal secou. Em seguida, eles colocam folhas de madeira compensada na parte acabada do piso e começam a dispor as partes que faltam.
Qualquer excesso de mistura que sair deve ser removido com um pano de algodão. Se você não puder removê-lo completamente de imediato, então após o término da obra, todo o excedente deve ser retirado. Isso ajudará a usar produtos químicos especiais ou água e trapos comuns..
Ao trabalhar no banheiro, é necessário usar uma argamassa especial que não permita a passagem de umidade. Para qualquer sala úmida, esse material é muito relevante..
Exame
É importante verificar a qualidade do trabalho executado. Isso é especialmente verdadeiro para os proprietários que contrataram uma equipe de reparadores. O piso é considerado plano se a diferença em uma área de dois metros não for superior a um milímetro.. Para verificar isso, basta usar uma régua longa e determinar a largura dos vãos.
O tamanho do ladrilho pode ser variado, mas a largura das costuras em qualquer caso varia de dois a cinco milímetros. Se essas posições não forem respeitadas, esse revestimento de piso não durará muito. A operação inadequada pode resultar em inchaço ou rachaduras no ladrilho..
Com a ajuda de ladrilhos, você pode organizar a divisão de uma sala em zonas especiais. Isso é especialmente adequado para um apartamento estúdio ou cozinha combinada com um quarto..
Vantagens e desvantagens
Ladrilhos cerâmicos têm suas próprias vantagens e desvantagens. Você precisa ter um bom entendimento das características do material selecionado. Este tipo de ladrilho apresenta inúmeras vantagens e é há muitos anos apreciado pelos consumidores do mercado da construção..
A cerâmica é um material ecologicamente correto em sua composição. É feito de areia, vários tipos de argilas diferentes e inúmeros aditivos naturais. Essas substâncias são hipoalergênicas e não tóxicas. Esses ladrilhos são bastante duráveis e excelentes como revestimento para pisos, podendo suportar cargas pesadas..
A cerâmica é um material resistente à umidade. Devido à superfície densa, graxa e água são mantidos fora. Além disso, devido à resistência à umidade, o molde não pode aparecer e odores desagradáveis podem aparecer..
Essas telhas são bastante duráveis e durarão mais de uma dúzia de anos. Uma forma especial de tratar a superfície dos ladrilhos evita o aparecimento de riscos ou outros pequenos danos. O acabamento cerâmico é resistente ao fogo, não derrete quando a temperatura aumenta significativamente.
Esses pisos são bastante práticos e despretensiosos na limpeza.. A escolha de cores e padrões irá satisfazer os gostos mais exigentes. Um benefício adicional é que eles não desaparecem..
Além de suas vantagens inegáveis, a cerâmica também apresenta uma série de desvantagens. Não se esqueça deles ao escolher uma opção de piso. A superfície do ladrilho permanece sempre fria, o que não é muito útil para o contacto constante com mulheres e crianças pequenas. Em tal situação, é melhor usar adicionalmente o sistema de “piso quente”.
No processo de transporte e colocação no ladrilho, é necessário ter extremo cuidado. É muito frágil e quebra facilmente. É necessário evitar atingi-lo com objetos pontiagudos e pesados de altura. Devido à sua fragilidade, fissuras e todos os tipos de cavacos são formados instantaneamente em sua superfície.
A cerâmica tem um isolamento acústico bastante pobre. Durante o processo de instalação, um item de despesa separado deve ser alocado para a compra de materiais à prova de som. Além disso, é muito escorregadio.. Torna-se especialmente traumático quando molhado., portanto, para a cozinha e banheiro, é melhor escolher não um azulejo liso, mas com uma superfície áspera especial. Outra opção alternativa seriam os azulejos que imitam a pedra natural porosa..
No entanto, nos últimos anos, os ladrilhos continuaram a ganhar popularidade como revestimento para pisos. A cerâmica tem uma boa relação custo-benefício em comparação com outras opções de piso.
Uma vantagem significativa é a sua diversidade e a capacidade de imitar várias estruturas naturais: metal, couro, espécies de madeira, tipos de pedra. Por exemplo, o piso de parquete de cerâmica ou um padrão que imita a madeira é um acabamento popular para decorar um espaço de cozinha..
Tipos de layout
Antes de iniciar o trabalho, é importante escolher a cor, o padrão e, principalmente, o tamanho do revestimento cerâmico, adequado ao volume da sala. Devido aos diferentes tipos de layouts, o material deve ser tomado com margem. Isso geralmente é dez por cento do total..
Não se esqueça da distância entre as costuras e preste atenção na uniformidade do assentamento. Existem vários esquemas básicos.
Simples
Este é o padrão mais comum. Implica a disposição dos ladrilhos em filas uniformes e estreitamente adjacentes uns aos outros. Para isso, use um ladrilho quadrado, retângulos também são aceitáveis. A tecnologia de instalação é bastante simples e não requer habilidades especiais, o que significa que é adequada para ladrilhadores iniciantes.
Enfrentar com um design simples pode parecer um tanto chato, monótono. O estilo ficará mais original se o mestre usar ladrilhos de várias cores em seu trabalho.. No entanto, este método esconde mal pequenos defeitos que podem surgir durante a instalação. Na presença de um pequeno defeito de fábrica ou um layout mal concebido das placas, tudo se tornará imediatamente perceptível.
Diagonal
Serve como um bom disfarce na presença de um piso irregular, amplia visualmente o espaço. Freqüentemente usado para salas com uma pegada pequena ou layout fora do padrão.
Esta opção de estilo é considerada uma das mais bonitas e complexas, mas também a mais cara em termos de quantidade de consumíveis. Também deixa muitos resíduos. O mestre precisará de um cálculo preciso do esquema e de toda a sua concentração no processo de corte obrigatório das telhas..
Durante a instalação, o desenho está localizado em um determinado ângulo. Geralmente são quarenta e cinco graus.. A melhor opção para esse tipo de montagem é um ladrilho quadrado.. A primeira linha é colocada de acordo com o esquema tradicional. A segunda linha contém triângulos pré-preparados de um ladrilho. Em seguida, todas as outras linhas são colocadas horizontalmente a partir da linha diagonal.
Alvenaria Offset
Este padrão freqüentemente usado ao assentar ladrilhos também é chamado de “razbezdzhka”. Esta técnica irá adicionar originalidade e um toque de história ao ambiente. Uma ótima maneira de fugir da monotonia ou esconder pequenos defeitos na cozinha ou no corredor. É melhor para ele escolher um ladrilho simples, retangular, com um pouco menos de ladrilhos quadrados..
O esquema lembra o assentamento de uma casa de alvenaria, ou seja, cada elemento está localizado no centro da costura da fileira anterior. Você pode posicionar correntes de tijolos em um ângulo em relação à parede. A espessura das costuras deve ser estritamente do mesmo tamanho, não são permitidos defeitos.
É importante considerar que a superfície do contrapiso durante a instalação deve ter uma superfície perfeitamente plana, caso contrário as saliências não permitirão a criação de linhas claras do padrão. Para este tipo de instalação, é necessário um dispositivo especial – placas de farol. Com a ajuda deles, você pode determinar o nível de curvatura.
Antes de iniciar a instalação, as balizas são colocadas nos cantos. Em seguida, a camada de base de cimento é umedecida e “tijolos” são colocados sobre a superfície úmida, com foco nos faróis. Em seguida, as linhas são niveladas com leves batidas do martelo.. Quando o piso é perfeitamente liso, os marcos podem ser removidos. As costuras são formadas após a secagem do piso. Geralmente, leva de dois a três dias..
Parquet
Outra solução interessante é instalar ladrilhos em forma de parquete. Esta é uma solução muito original e elegante para qualquer espaço de vida ou escritório. Para este tipo de montagem, costuma-se usar ladrilhos retangulares..
Existem duas maneiras de obter o efeito desejado:
- parquete padrão;
- alvenaria com anexo.
No segundo caso, o mestre usa adicionalmente pequenos ladrilhos de mosaico ou ladrilhos de cor diferente..
Configuração modular
É uma compilação de grandes fragmentos de ladrilhos de diferentes tamanhos. Os módulos são compilados de acordo com um esquema claro, que é repetido de módulo para módulo. Para facilitar o trabalho, é necessário um desenho, que indique as dimensões de cada ladrilho e das costuras..
Uma opção mais simples para tal alvenaria seria usar uma grande laje emoldurada por pequenos ladrilhos. Algumas lojas vendem kits prontos com um diagrama de alvenaria anexado ao kit. O trabalho é simples, uma boa opção para um mestre novato.
Alvenaria Offset
Esta opção é adequada para salas grandes com um piso perfeitamente plano. O desenho é semelhante ao modular, mas com um ritmo claro e sem a utilização de um elemento central. Os ladrilhos são selecionados ou cortados em formas quadradas e retangulares em tamanhos diferentes.
Dentro de um grande fragmento, os maiores elementos são dispostos primeiro.. A diagonal é formada deslocando cada ladrilho em relação ao seguinte pela metade do seu tamanho. Após preencher o módulo com o número possível de diagonais, o espaço restante é preenchido com pequenos elementos da composição. Ladrilhos retangulares são necessários para alinhar a forma às bordas do módulo.
Ferramentas e materiais
É preciso muita habilidade e boa capacidade de trabalho para colocar ladrilhos. Esta especialidade é bem paga e muito procurada. Para um trabalho profissional e de alta qualidade, você definitivamente precisa de uma ferramenta especial. A qualidade e a velocidade do trabalho executado dependem das ferramentas certas de trabalho..
Ferramentas básicas
Os mestres de ladrilho profissionais sugerem focar em seis posições principais.
Um misturador especial ajudará a criar a consistência necessária da solução, enquanto o motor não é exposto a pressões excessivas. Existem amostras importadas e nacionais. Nesse caso, uma broca convencional pode falhar rapidamente. Embora, para preparar uma pequena quantidade de solução, tudo bem..
Cortador de telhas – a segunda ferramenta importante e necessária. Sua parte principal é uma roda que corta os ladrilhos..
Os fabricantes lançam esta ferramenta para o mercado de construção em três versões:
- A ferramenta para perfilhos iniciantes tem muitas desvantagens. Não é adequado para grandes áreas: o corte de um ladrilho não ultrapassa os 40 cm. A vantagem indiscutível de um tal cortador de ladrilhos é talvez o baixo custo.
- A segunda versão da ferramenta é cerca de cinco vezes mais cara do que a primeira. Seu custo varia de vinte a trinta mil rublos. Os instaladores profissionais de ladrilhos pagam o custo dessa ferramenta em menos de um ano. Os principais produtores são empresas italianas e austríacas.
- A terceira opção é um moedor.
Todas as três ferramentas são responsáveis por cerca de noventa por cento de todos os custos com ferramentas do ladrilhador..
Garras – deve ser feito de metal de alta qualidade. Seu principal objetivo é quebrar o ladrilho ao longo do corte feito pelo cortador. Use pinças finas para quebrar ladrilhos para encaixes e tubos..
Ferramentas de rejuntamento também são necessárias no trabalho do mestre.. Eles representam:
- um recipiente de plástico de dois litros;
- espátula de rejunte;
- martelo de borracha – importante no processo de rosqueamento de ladrilhos, não deve pesar mais que um quilo;
- dois pares de luvas – feltro e borracha;
- rolo para colocar ladrilhos de mosaico;
- uma toalha de metal e uma esponja de espuma – usada para remover o excesso de solução.
Adicional
Também existe um conjunto de ferramentas adicionais. À primeira vista, podem parecer insignificantes, mas serão necessários no processo de trabalho.. Para que os cantos sejam retos, você deve ter duas réguas. Um é grande e o outro é muito pequeno. Uma grande régua de carvão é usada para marcar ladrilhos no chão..
É melhor escolher réguas de metal com valores estampados nelas. Números com tinta são apagados rapidamente.
Você precisará de uma linha de pesca para instalar os ladrilhos. É indispensável ao trabalhar em uma grande área. O primeiro ladrilho é colocado com a linha molar. Em vez de linha de pesca, você pode comprar um nível de laser.
Serão necessárias cunhas para a betonilha e o reboco. A espátula irá ajudá-lo a instalar os ladrilhos. Use um raspador para limpar materiais de construção secos. É importante comprar cruzes e cunhas de plástico. Em seu arsenal, você deve ter um tee de cerca de trinta metros de comprimento.
É importante lembrar sobre a segurança no processo de execução do trabalho. O técnico de ladrilho necessitará de óculos de segurança, indispensáveis no processo de corte do ladrilho. Um respirador ajudará a colocar os ladrilhos rapidamente, mas deve ser substituído a tempo para não prejudicar a saúde.
Trabalho preparatório
Vale a pena começar medindo todo o perímetro da sala. Você precisa verificar os ângulos para várias discrepâncias. Para avaliar a escala do trabalho proposto, o antigo revestimento do piso é removido. Toda a área deve ser limpa de tinta, linóleo.
Se o ladrilho já tiver sido colocado no chão, deve-se retirá-lo junto com a argamassa de cimento. Às vezes, um soco é necessário para esses trabalhos..
Nesta fase, é importante decidir sobre o tamanho, cor, textura dos ladrilhos e o método de instalação.. É necessário fazer uma lista de todas as ferramentas e materiais necessários. Estes podem incluir: mistura autonivelante, cola, cortador de azulejos, primer, argamassa, composto de proteção e produtos de limpeza após a conclusão de todo o trabalho. O processo de preparação pode levar um período de tempo diferente.
A qualidade do piso precisa ser avaliada. Para irregularidades com muitas lacunas e declive, serão necessários materiais adicionais. As deficiências identificadas devem ser corrigidas o mais rápido possível.. Para que o resultado da obra agrade ao patrão e aos proprietários das instalações, vale observar rigorosamente toda a tecnologia do processo.
Mesa
A preparação da base é a etapa inicial. A superfície limpa deve ser preparada e impregnada com antifúngicos. Após a secagem da impregnação, pode-se iniciar a aplicação da impermeabilização. Em seguida, fazem uma betonilha e, após aguardar a secagem, procedem ao primer. Para pisos irregulares, use uma mistura autonivelante.
Existem outros métodos de preparação para concreto. É utilizado um dispositivo especial, que marca saliências de mais de três centímetros e as remove. Todas as fissuras e juntas são tratadas com solo e, em seguida, é aplicada uma camada de cimento. Depois de seco, toda a poeira e resíduos devem ser removidos com um aspirador de pó. A superfície é tratada com um agente antifúngico.
Atenção especial deve ser dada à camada de impermeabilização no banheiro e na cozinha. Como você pode usar filme plástico, vernizes e tintas à prova d’água.
O tipo de mesa é selecionado em função da inclinação ou da parte mais saliente. Diferenças de altura superiores a três centímetros podem ser corrigidas com cola.
Se houver um piso de madeira, espuma de poliuretano é derramada em todas as fendas. Algumas pessoas preferem adicionar madeira compensada. Uma malha de reforço com células é colocada em cima dela e despejada com uma solução especial para materiais de madeira. O drywall também é usado para nivelar superfícies com diferenças de mais de seis centímetros. Em seguida, o resto das misturas de construção são aplicadas..
A telha é um belo material com uma longa vida útil. Portanto, para que a versão final agrade, vale a pena abordar o assunto com cuidado e escrupulosamente..
Nivelando o chão
Para nivelar o piso de um apartamento ou casa por conta própria, você precisa de uma experiência considerável no ramo da construção. Para aqueles que não têm habilidade ou tempo suficiente, misturas autonivelantes virão em seu socorro. Eles facilmente se espalham pelo chão e, preenchendo todas as depressões com eles mesmos, formam uma superfície plana..
Essa mistura consiste em um enchimento muito fino, ao qual é adicionado gesso ou cimento. Outros componentes especiais aceleram o processo de cura e ajudam no nivelamento. A argamassa pode ser usada em pisos de concreto e madeira.
- Mistura de gesso. Apresentam um elevado grau de resistência e resistência ao desgaste, são adequados para todas as divisões, independentemente da sua dimensão, onde não haja excesso de humidade. Uma excelente escolha para o sistema de “piso quente”. Este revestimento tem uma série de vantagens inegáveis. Não é empoeirado, tem forte resistência ao desgaste, seca muito rapidamente e pesa pouco.
- Cimento. As misturas à base de cimento são um pouco mais caras. Eles são mais usados para banheiros e cozinhas, pois são ideais para ambientes úmidos. É importante lembrar que o nível de cimento se nivelará cerca de cinco centímetros. Se for necessário um nivelamento de altura muito superior, é necessário realizar o trabalho em duas ou três etapas..
Nas lojas de ferragens, há uma grande seleção desses produtos. É melhor se familiarizar com a composição antes de comprar e entrar em contato com um especialista da loja. Se for necessário conectar duas misturas de composições diferentes, você precisará usar uma fita isolante, cuja espessura não é superior a um centímetro. Isso é necessário para evitar rachaduras devido a diferentes coeficientes de expansão térmica..
O consumo da mistura autonivelante dependerá da espessura da mesa. Para fazer isso, você precisa multiplicar a área das instalações pela espessura média. Para quartos grandes, isso pode ser um prazer caro..
Aplicativo
A mistura autonivelante é aplicada em uma betonilha já seca. Deve-se lembrar que antes de iniciar o trabalho deve-se aplicar um primer, limpando previamente o pó.. Em seguida, fixe os parafusos do farol no nível. Eles se tornarão um guia para a espessura da camada – geralmente não deve exceder cinco milímetros..
Em seguida, o chão é coberto com uma mistura e espalhado sobre a superfície com uma espátula.. Para remover bolhas de ar, a composição é nivelada com um rolo de agulhas. A secagem dura de 6 a 12 horas, mas você pode iniciar o assentamento somente no terceiro dia..
Para o banho, é prevista uma inclinação para que a água, se atingir o ladrilho, flua em direção à porta. É melhor que o piso seja mais baixo do que na divisão onde a porta se abre e deve ser equipado um peitoril alto. Estas são as precauções contra inundar o apartamento..
Este ainda não é um piso acabado, mas um processo preparatório, após o qual você pode começar a assentar o piso..
Estabelecendo regras em superfícies complexas
Incluem pisos com ladrilhos antigos ou contrapisos em gesso cartonado. No caso em que não seja possível desmontá-los, algumas características de colocação de novos ladrilhos devem ser fornecidas..
Em ladrilhos antigos
Em primeiro lugar, o piso antigo deve ser lavado e desengordurado com detergente alcalino. A superfície brilhante das telhas também é perfurada, para fornecer uma maior aderência ao novo material. Em seguida, eles são limpos de poeira e detritos. Em qualquer caso, aplique um primer.
Outros eventos podem se desdobrar em dois cenários. Em um caso, com a ajuda de uma cola especial, para esses casos, uma nova camada de ladrilho é colocada. Em um diferente, com uma superfície curva, o piso é primeiro nivelado com um composto de nivelamento e só então prossiga para o estilo.
A peculiaridade de tal instalação é que as costuras do revestimento antigo e do novo nunca devem coincidir..
Sobre um aglomerado ou piso de madeira
A superfície também é desengordurada, a sujeira é removida, um primer é aplicado sobre uma base seca. Caso haja necessidade de correção de irregularidades, utilizam-se misturas autonivelantes. O primer e a mesa devem ser muito bem feitos.
É muito importante usar apenas cola especial para pisos de madeira ou com aditivos adequados. Para o rejuntamento, também será necessária uma composição especial, mais plástica que o normal..
Seleção de adesivo
É importante familiarizar-se com a composição e características do adesivo e para situações padrão. Para ladrilhos grandes, deve ser escolhido com as características mais fortes.. A mistura em si deve aderir bem à base áspera.. O preço é influenciado pelo tamanho e tipo de telha.
Vale a pena prestar atenção ao nível de absorção de umidade. Colocar ladrilhos em uma varanda ou varanda exigirá uma composição de cola especial que pode resistir a baixas temperaturas.
Todos os tipos de adesivos para ladrilhos podem ser divididos em grupos. O primeiro inclui formulações padrão. Eles são feitos à base de cimento e geralmente são usados para trabalhos internos. O segundo grupo inclui opções ligeiramente melhoradas. Qualquer cola que você escolher para usá-la com sabedoria, você precisa estudar suas características e prestar atenção na data de validade.
Markup
A marcação preliminar dos ladrilhos é uma etapa importante da obra. A qualidade e durabilidade do revestimento dependerão disso no futuro. As linhas centrais da sala servirão de base. Por tipos, pode ser dividido em simples e diagonal.
Simples
Adequado para qualquer iniciante. É importante observar a geometria corretamente. Você precisa medir a área do piso da sala, contar o número de ladrilhos, as juntas entre os ladrilhos e o número total de misturas. Você pode iniciar a montagem do canto mais distante da porta. Normalmente, a atenção é imediatamente atraída para ele ao entrar em uma sala..
Ou seja, eles sempre começam com a área que é mais perceptível., e as áreas menos visíveis são alocadas para recorte. A parede mais importante neste sentido é selecionada e um layout preliminar é feito a partir dela.
É importante lembrar que uma primeira linha colocada incorretamente falhará na próxima. Não é necessário esforçar-se para que as costuras do piso e dos azulejos coincidam, qualquer erro, uma ligeira curvatura será então marcante.
Com este método de estilo é melhor que durante o layout preliminar todo o ladrilho esteja localizado no centro da sala, e então todo o resto foi distribuído a partir dele para os cantos. No banheiro, o centro é definido entre a área de banho e a parede oposta. Às vezes, para evitar aparar os ladrilhos, o centro é deliberadamente deslocado.
Diagonalmente
Aumenta visualmente o espaço. Mas este método de marcação e colocação é o mais difícil. É importante escolher o marco correto pelo qual as peças serão dispostas no futuro. A diagonal corre em um ângulo de quarenta e cinco graus, então os cabos devem ser puxados ao longo de duas diagonais, que, quando cruzadas, formam um ângulo reto.
Para construção, vale a pena usar um triângulo isósceles. Ele é pintado ao longo de duas paredes próximas.. Os mesmos comprimentos são marcados e as extremidades são conectadas ao terceiro lado. Este terceiro lado servirá de guia para a colocação de ladrilhos no chão..
Muitas vezes acontece que os cantos de uma sala não têm 90 graus, as paredes são curvas e as guarnições ao longo delas têm tamanhos diferentes. Não parece muito esteticamente agradável.. Para desviar a atenção do problema, os designers recomendam a criação de uma moldura ou borda em ambos os lados para a parte central da sala.. Isso pode ser feito usando ladrilhos ou frisos comuns..
Neste caso, o retângulo central é criado usando os cabos guia e uma fita métrica. Os lados opostos, diagonais, devem ser paralelos e do mesmo tamanho. Disposta a moldura com ladrilhos “costura em costura”, verificada a precisão de seus cantos e linhas, passam a traçar o padrão principal da diagonal a partir da área mais visualizada..
Na parte interna do retângulo, lajes inteiras e metades também participarão da criação da diagonal. Nesse caso, o mestre deve prestar mais atenção à clareza da borda processada do ladrilho cortado..
Corte
Este é um assunto simples, mas requer habilidade e ferramentas especiais.. Existem diferentes tipos de peças, cada uma das quais requer seu próprio conjunto. Para ladrilhos com estrutura porosa, é necessário usar um cortador de vidro. Esse dispositivo não será capaz de cortar o resto da cerâmica, existem tipos especiais de aparelhos elétricos para isso..
Existe um esquema especial para usar um cortador de vidro em casa. Primeiro, a linha de corte é marcada. Coloque os ladrilhos em uma superfície horizontal para evitar escorregões.. Em seguida, a ferramenta desenha uma linha reta usando uma régua. Não é recomendado pressionar os ladrilhos com força durante este trabalho..
Em seguida, você precisa bater no outro lado da placa ao longo do corte. O próximo passo – com a extremidade cortada do ladrilho, mova-o para a borda da mesa e pressione a borda do ladrilho. Se toda a tecnologia for seguida, a cerâmica quebrará estritamente na marca. Extremidades dentadas podem ser corrigidas com pinças ou lixa.
O esquema de usar o cortador de ladrilhos no trabalho com ladrilhos é um pouco diferente..
Os ladrilhos são colocados na base do cortador de ladrilhos. Depois disso, a lâmina é pressionada firmemente contra a placa e o cabo da ferramenta é puxado. Deve-se prestar muita atenção à direção correta da lâmina em relação ao ladrilho.. Todas essas manipulações devem ser feitas de uma vez para que todas as arestas fiquem uniformes. Como resultado, a incisão resultante é quebrada à mão..
Se toda a tecnologia de trabalho for seguida, o ladrilho se romperá exatamente ao longo da linha de corte.
Estabelecendo regras
Quando a betonilha e o nivelamento do piso estiverem para trás e a superfície tiver sido preparada, você pode começar a assentar os ladrilhos. Antes da instalação, você precisa fazer uma marcação de piso organizada e competente. Se você planeja traçá-lo da maneira mais simples, ainda precisa definir a direção certa.. É melhor ter instruções passo a passo e um diagrama para cada linha..
Os artesãos experientes aconselham colocar algumas linhas sobre uma superfície seca. Essa técnica o ajudará a ver a imagem futura da obra. É importante que a primeira linha seja feita de ladrilhos inteiros. Então, eles colocam os ladrilhos na frente da porta da frente.
Não faça você mesmo a cola. Não molhe os ladrilhos antes de os colocar na água.. Esse manuseio de ladrilhos, ao contrário, arruinará todo o trabalho. Afinal, a cola para azulejos é feita especificamente para ser aplicada em cerâmicas secas..
Em primeiro lugar, o mestre apresenta as peças inteiras. Após isso, é necessário aguardar um certo tempo e retirar todo o excesso com um pano seco. Quando a tela principal está seca, eles começam a fazer os cortes em todo o perímetro da sala..
No assentamento, os especialistas recomendam a aplicação da base adesiva com espátula dentada tanto no piso quanto no próprio ladrilho. As tiras devem ser perpendiculares entre si: esta técnica atinge a adesão ideal.
Deve haver uma distância entre os ladrilhos. Para manter essa distância igual, cruzes de plástico especiais são usadas. Verifique o nivelamento da superfície antes de colocar cada ladrilho. Esse controle ajudará a alterar a quantidade de cola em um estágio inicial..
As costuras não devem ser completamente cobertas com cola. Se isso acontecer, eles devem ser limpos.. Ao mesmo tempo, você pode remover os restos da solução da parte externa do ladrilho. Se deixar o excesso para depois, será quase impossível retirá-los..
Para a segurança do material já colocado, deve ser recoberto com uma camada protetora de compensado. Depois de finalizada a colocação das guarnições e retirada das cruzes plásticas, os ladrilhos são deixados a secar até a sua pega total. Nesse caso, você deve seguir claramente as instruções.. Normalmente quarenta e oito horas são suficientes.. Por último, mas não menos importante, a superfície acabada é limpa da sujeira da construção..
Betume
Esta é a etapa final para colocar os ladrilhos no chão. Antes de iniciar o trabalho, é necessário aguardar vinte e quatro horas após o término da instalação. Os artesãos experientes aconselham limpar as juntas com um pano húmido antes de começar a aumentar a uniformidade de aplicação e a adesão da pasta aos rebordos dos ladrilhos..
O processo de mosturação é realizado por meio de uma composição especial – fuga. Deve ser escolhido tendo em conta as características da divisão e escolhendo a tonalidade certa para os ladrilhos..
A fuga é aplicada com espátula de borracha, a seguir as costuras são preenchidas com movimentos diagonais. Você precisa esfregar, pressionar a composição nas costuras, como se quisesse fazer com os ladrilhos como uma peça só. Grande excesso de pasta pode ser facilmente removido usando a mesma espátula.
Não se esqueça de limpar os azulejos manchados.. Para fazer isso, você precisa de um balde de água morna e uma esponja de espuma. Depois de limpar uma área, você pode começar a rejuntar a próxima seção do ladrilho. A correção de imprecisões pode ser iniciada somente após vinte e quatro horas..
Muitas vezes acontece que as costuras podem ser desiguais em altura. Isso indica que há um excedente. Eles são removidos com uma esponja, segurando-a estritamente em um ângulo da superfície. Após o lixamento, os detritos remanescentes são removidos com um aspirador de pó.
Para rejuntar no banheiro, os especialistas recomendam o uso de um selante especial. Isso irá manter o revestimento do piso por muito mais tempo e evitar o aparecimento de fungos..
Para informações sobre como colocar ladrilhos no chão, veja o próximo vídeo..
Dicas de cuidados
Embora os ladrilhos sejam de um material despretensioso, eles requerem uma manutenção cuidadosa. Se for suficiente limpar os ladrilhos com um pano úmido no corredor, então a cozinha e o banheiro precisam de uma limpeza mais profunda. Vale a pena usar um desinfetante no banheiro para que vários microorganismos não apareçam..
Uma esponja abrasiva é freqüentemente usada para manter os ladrilhos. Com ele, é possível retirar toda a sujeira, principalmente do espaço da cozinha. Mas, além da sujeira, a camada protetora superior do ladrilho também pode ser facilmente removida. Portanto, você deve prestar atenção à grande seleção de produtos químicos domésticos..
É melhor usar formulações líquidas, pois o pó também pode atuar como um abrasivo. Os remédios populares também são muito populares.. A solução de sabão comum vai lidar com sujeira leve.. Você pode usar vinagre de comida para remover a ferrugem..
Ao usar agentes de limpeza fortes e agressivos, vale a pena proteger as mãos com luvas. Depois de seco, o piso deve ser lavado adicionalmente com água limpa. O ladrilho seca muito rapidamente e a limpeza desse piso não leva muito tempo. O principal é lembrar que andar sobre ladrilhos molhados é traumático..
Muitos especialistas recomendam que, após a conclusão de um grande reparo, entre em contato com uma empresa de limpeza que limpará profissionalmente toda a área necessária..
Lindos exemplos no interior
Qualquer pessoa quer que sua casa seja a mais bonita, funcional e com estilo. Projetar um piso com ladrilhos requer muita habilidade e paciência. Atualmente, há um grande número de ladrilhos diferentes com os quais você pode criar um interior bonito e original..
Para fazer o design do piso parecer elegante, você não deve usar ladrilhos de textura diferente. Devido à diferença nas características, ladrilhos de estruturas diferentes não podem coexistir.
- Para estilo clássico uma boa solução seria usar ladrilhos do mesmo tipo, mas de tamanhos diferentes. Também uma solução excelente seria um acabamento de cor clara com um padrão ornamentado. Uma boa solução é copiar um padrão de parquete ou laminado em um ladrilho.
- Estilo de alta tecnologia um ladrilho escuro que imita pedras se encaixará perfeitamente. Ladrilhos brilhantes em cores escuras têm um aspecto impressionante e elegante. Mas aqui vale a pena considerar a segurança, dada a superfície escorregadia do piso. Uma boa opção seria uma combinação de duas cores no banheiro e na cozinha..
- Para interior no estilo do minimalismo uma excelente solução seria um ladrilho de tamanho médio e cores claras. Devido a isso, a sensação de espaço arejado e volumoso permanecerá. Para loft – ladrilhos que imitam laminado escuro. Uma solução original será o layout de ladrilhos para alvenaria. Esse piso estará em harmonia com um design de parede semelhante e com o conceito geral de design de interiores..
- Apartamento no estilo provençal decore os ladrilhos com um padrão. Isso adicionará charme extra ao espaço e ajudará a criar uma imagem completa de serenidade rural. Na presença de pequenos volumes da sala, colocar ladrilhos de pequeno formato será uma solução interessante. Essa telha irá adicionar mais simplicidade e charme ao estilo rústico..
Qualquer que seja o ladrilho que os proprietários escolherem, o principal é que ele seja bem colocado e coincida com o conceito de design de toda a sala.