Como consertar uma tábua de parquete?
A tábua de parquete é um revestimento de piso bonito, natural e confiável. Mas com o tempo, ele também pode perder sua aparência original sob a influência de vários fatores ambientais. E então você tem que fazer alguns esforços para retornar o sexo à sua atratividade anterior..
Causas de dano
Todos os danos a uma placa de parquete colocada em uma casa ou apartamento são convencionalmente divididos em:
- resultantes de processamento impróprio da placa na produção ou instalação inadequada;
- decorrentes da operação do painel de parquete.
Para evitar o aparecimento de defeitos do primeiro tipo, é necessário escolher cuidadosamente o fabricante, inspecionar cuidadosamente todas as réguas antes do assentamento e seguir todas as instruções ao instalar o piso em parquet..
Apesar do fato de a vida útil de um piso de parquete ser de cerca de meio século, as pranchas de madeira perdem sua atratividade muito mais cedo e precisam ser restauradas. Arranhões, lascas, rachaduras podem aparecer nas placas de parquete. Alguns painéis começam a esfoliar, secar e apodrecer. Podem ocorrer vãos entre as tábuas de parquete, o que leva ao aparecimento de pisos rangentes ao caminhar, afrouxamento e queda das tábuas.
As principais causas de danos a uma placa de parquete incluem:
- defeitos mecânicos – ocorrem devido ao mau funcionamento do revestimento do piso (andar sobre parquet com saltos pontiagudos, movimentação de móveis pesados, limpeza irregular, quando a areia acumulada e sujeira começam a arranhar o piso ao caminhar sobre ele, ausência de dispositivos especiais para proteção do pernas de móveis);
- elevada humidade ou secura do ar na divisão, como resultado do que a placa de parquete começa a deformar-se e a secar;
- entrada de água sob a tábua de parquete durante vários vazamentos ou limpeza excessivamente úmida. A partir disso, a placa de parquete pode começar a apodrecer e ficar preta;
- o aparecimento na madeira de vários insetos, mofo, que destroem gradativamente o revestimento por dentro;
- longa vida útil. O resultado natural disso pode ser a abrasão da camada superior, manchando o parquet..
Portanto, a fim de detectar atempadamente problemas com o revestimento do piso, é necessário inspecioná-lo periodicamente e bater para encontrar espaços vazios. Talvez tenha sido nesses lugares que os painéis se afastaram da base devido a processos de secagem, decomposição e assim por diante..
Dependendo do tipo e da causa dos defeitos no piso de parquete, você pode precisar diferentes tipos de reparos: atuais, parciais e principais:
- os reparos atuais são geralmente realizados a cada 3-5 anos de operação do painel de parquete. Se você mantiver constantemente o piso de madeira em boas condições de acordo com as recomendações do fabricante, a necessidade de grandes reparos desaparecerá por si mesma;
- a reparação parcial do revestimento é realizada imediatamente após a detecção de certos defeitos no piso – lascas, fissuras, arranhões, rangidos. Para realizar essas reparações, não é necessária assistência especializada;
- recorre-se à revisão do revestimento em casos extremos, por exemplo, após fugas globais do sistema de aquecimento e semelhantes. Neste caso, você deve reorganizar todas as placas..
Repara pavimentos indiscriminadamente
Reparos sem análise do revestimento são recorridos nos casos em que existam defeitos na camada superior do piso. Vamos considerar cada caso separadamente.
Elimine arranhões
Arranhar é o problema mais simples e bastante fácil de consertar, especialmente se apenas a camada superior do piso estiver danificada. A fim de remover arranhões do parquet, existem muitas ferramentas especiais na forma de giz de cera de retoque de várias cores e espessuras. Lápis mais finos são para essas ocasiões, quando é necessário desenhar com precisão a estrutura de madeira ou mascarar um defeito em um local de difícil acesso.
Lascas de vedação, amassados
Para remover lascas e amolgadelas na superfície do piso de parquete, existem vários meios. Você pode usar uma massa derretida pré-derretida para trabalhos de recondicionamento. É despejado em um cavaco previamente limpo, e então, após o endurecimento, todo o excesso é retirado e lixado com lixa fina.
Você também pode usar uma mistura de serragem e cola epóxi para restaurar a camada superior de um piso de parquet. O procedimento para reparar defeitos é o mesmo. Após os trabalhos de restauro, o painel de madeira é coberto com verniz ou mástique especial..
Vedação de lacunas entre as tábuas
Às vezes, quando as tábuas de parquete secam, lacunas perceptíveis se formam entre elas. Para vedar essas lacunas, é utilizada uma composição à base de cola de madeira. Para a sua preparação aquecem-se cola e água, combinadas na proporção de 2 a 15. Em seguida, adicione 5 partes de cimento e 5 partes de serradura. Todos os componentes são completamente misturados e as lacunas são preenchidas com a mistura resultante. O excesso é retirado com espátula. Após 10 dias, a composição está completamente seca.
Atualização da camada superior
Se o parquete está desbotado e em muitos lugares o verniz antigo está gasto, é necessário restaurá-lo. Para renovar a camada superior de um piso de madeira, deve-se primeiro remover os restos do verniz ou aroeira velha e também remover parcialmente a camada superior de madeira. Para lixar e raspar o chão, são usados equipamentos especiais. Antes de começar a fazer laços no chão, toda a placa de parquete deve ser fixada com segurança.
Após o término da raspagem, os vãos que aparecem são nivelados com massa e novamente lixados. Além disso, para finalmente restaurar o piso, ele deve ser envernizado..
Se você precisar mudar a cor do piso, aditivos de fosqueamento são adicionados ao verniz. O verniz é aplicado no chão com um rolo ou pincel na direção do padrão de madeira em 2-3 camadas. Cada camada deve ser bem seca. Após 4-5 dias, o piso está pronto para uso.
Elimine o chiado
Uma das desvantagens de um piso de parquete é o aparecimento de rangidos que ocorrem durante o movimento. Se o piso ranger, pode haver várias razões para isso: ou durante a instalação, as tiras individuais não foram suficientemente fixadas, ou com o tempo, as tiras foram deformadas e não se encaixam firmemente na base e, quando pisadas, emitem um som correspondente.
Para reparar rapidamente um piso que range, primeiro você deve localizar a área que responde ao movimento com um rangido. A maneira mais fácil de eliminar o barulho é aparafuse um parafuso no painel de parquete a uma profundidade não superior a 5 cm. Se o parquete for fixado à base com mástique, então é necessário usar um secador de cabelo de construção e aquecer o local “que range”. Depois disso, a tábua de parquete deve ser pressionada com algo pesado. Depois que o piso esfriar, os guinchos devem desaparecer..
Se o motivo do rangido for o descascamento da prancha, então, na área que emite um rangido, vários orifícios devem ser perfurados, preenchidos com cola e pressionados com uma carga..
Se a madeira compensada servir de base para o painel de parquete, o painel de parquete deve ser fixado à base com uma pistola pneumática. Você também pode fazer um furo de 45 graus entre as tábuas de parquet e inserir um pino de madeira embebido em cola de madeira nele..
Restauração de capital
Se o parquete não for cuidado regularmente, no final ficará inutilizável antes do tempo, especialmente se o ambiente estiver muito quente ou se ocorrerem oscilações de temperatura com frequência. Nessas condições, os elementos de madeira secam, deformam e soltam rapidamente..
Se uma pequena seção do piso falhar (afrouxada, uma ou mais tábuas racharam), ela pode ser restaurada com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa escolher na loja placas de parquet que sejam adequadas em cor, textura e tamanho. As tábuas velhas são removidas com um formão. O restante da mástique ou cola também é removido. Com a ajuda de massa, a base é nivelada sob as novas tábuas. Se uma barra tiver que ser substituída, o pente é removido dela e a ponta é limpa com uma plaina. Novas tábuas são coladas com cola ou mástique.
Quando for necessário atualizar várias faixas adjacentes, uma nova seção do piso é primeiro montada separadamente e, em seguida, inserida no lugar da desmontada. Uma carga é colocada nas tábuas recém-coladas e ao mesmo tempo no parquete antigo. O adesivo que se projeta ao longo das bordas do novo revestimento é removido imediatamente. Quando as tábuas são coladas, a nova seção do piso é lixada e coberta com verniz ou aroeira..
Se uma área muito grande do piso estiver danificada, é melhor não fazer reparos parciais, mas substituir imediatamente todo o painel de parquete.
Uma grande restauração do piso de parquete também pode ser necessária se ele se deteriorou sob a influência da umidade. Este processo é bastante demorado. Painéis de madeira não secos perdem suas propriedades de isolamento térmico. Como resultado, todo o parquet deforma e torna-se pouco apresentável..
Para consertar a situação, todos os painéis precisam ser reorganizados. E para isso eles devem primeiro ser desmontados. Em seguida, remova a película impermeabilizante, detecte defeitos, se necessário, seque as pranchas de parquet e a base do piso e, em seguida, reinstale o revestimento do piso.
Conselhos sobre cuidados
Para que o piso de parquete funcione por um longo tempo, ele deve ser regularmente e devidamente cuidado:
- Você não deve andar no parquete com sapatos de salto alto. Se o parquete for colocado no corredor, é melhor colocar um tapete sobre ele. Portanto, estará protegido de saltos e de areia e sujeira..
- Se móveis sobre rodas forem usados na sala, então este último deve ser feito de borracha macia.
- Parquet é limpo com um pano macio e ligeiramente úmido ou aspirador de pó. A limpeza úmida é melhor realizada com produtos especiais para parquete. É inadmissível a utilização de outros detergentes (por exemplo, solventes ou detergentes para a louça) para limpar o parquet..
- A camada de verniz do parquete deve ser renovada regularmente a cada cinco anos. Se o piso estiver coberto de óleo, é necessário renovar o revestimento pelo menos uma vez por ano..
Para dar brilho ao parquet, esfregue-o com mástique. A superfície da madeira tratada desta forma torna-se lisa e basta limpar com um pano pelo menos uma vez por semana. Uma alternativa ao mástique é a cera. Aumenta as propriedades de repelência de água do piso. Aplique cera suficiente a cada seis meses.
Para obter informações sobre como consertar uma placa de parquete, veja o próximo vídeo..