As placas de forro são um material de acabamento exclusivo, por meio do qual você pode realizar facilmente a automontagem do teto, não pior do que artesãos profissionais.
Para saber como fazer isso, você precisa descobrir as nuances de cada tipo de produto e aprender pequenos truques de um trabalho simples e de alta qualidade..
Peculiaridades
As telhas do teto não são de forma alguma um único material à base de PVC, como muitas pessoas erroneamente acreditam. Esta é uma massa de variedades com vários traços característicos. Todas as categorias são unidas pelo método de fixação à base do teto, que é realizado por meio de uma solução adesiva sobre uma superfície preparada. Independentemente do tipo de matéria-prima utilizada no revestimento, a preparação do substrato é idêntica.
O material utilizado no desenvolvimento do revestimento é leve, o que permite trabalhar a área do teto sem o uso de fixadores adicionais. Este acabamento é considerado uma alternativa aos tetos esticados e de gesso cartonado., a aparência da tela acabada parece elegante e moderna. Para o trabalho de acabamento, muitas vezes não é necessária uma estrutura de metal, mesmo se tipos relativamente pesados de placas de forro forem usados no trabalho..
Não demorará mais de 1 dia para concluir o acabamento, excluindo a preparação preliminar da base.
Devido ao baixo peso no acabamento, economiza-se cola, que é aplicada pontualmente. Ao mesmo tempo, não há necessidade de aplicação adicional de adesivo na superfície do teto: geralmente tais composições seguram bem o material, sujeito à tecnologia de acabamento.
Tal o acabamento tem uma longa vida útil: dura 10-15 anos sem a necessidade de ajuste se manuseado com cuidado. Na maioria dos tipos de superfícies, pode-se dar um novo visual, se necessário, mudar sua cor para combinar com o revestimento da parede, levando em consideração a mudança no design de interiores.
Vantagens e desvantagens
As placas de forro têm muitas vantagens:
- é produzida em equipamentos modernos utilizando novas tecnologias, pelo que se diferencia na estrutura e apresenta boas características de desempenho;
- os ladrilhos têm várias categorias, diferindo na composição das matérias-primas utilizadas, que podem ser naturais ou artificiais;
- o material pode ter formas diferentes, o que permite escolher várias opções de acabamento do forro, tendo em conta o estilo escolhido e os tipos não padronizados da zona do forro;
- é fácil de instalar: permite executá-lo com alta qualidade devido ao tamanho ideal e conveniente;
- independente do tipo de material, o forro reforça a base do forro e o isola, o que é sentido principalmente na estação fria;
- o ladrilho é o isolamento acústico da sala, salvando os membros da família de sons estranhos irritantes vindos de apartamentos vizinhos;
- possui uma grande variabilidade de estampa, bem como de textura, o que permite que seja utilizada no mesmo estilo com o mobiliário como suporte para a estampa desejada;
- esse acabamento tem muitos tons de cores e, em algumas variedades, permite a coloração repetida da superfície usando o esquema de cores usual;
- o forro é um material versátil que pode ser comprado em qualquer loja de ferragens, embora tenha uma ampla gama de revestimentos para todos os gostos;
- alguns tipos de tais materiais são adequados para decoração de paredes;
- há variedades no sortimento para as quais não é necessário nivelar o teto à perfeição;
- o material é caracterizado por um custo aceitável, portanto, comprar uma grande quantidade não vai atingir o orçamento familiar.
A textura do forro também é notável: pode ser lisa, áspera, gofrada ou laminada. Este material é capaz de imitar tecidos, metal e madeira. É fácil escolher um pedestal, cantos e encaixes no mesmo estilo para tal ladrilho.. Com base no tipo de material utilizado, a espessura das variedades varia de 3 a 14 mm.
Este acabamento adapta-se perfeitamente ao interior de diferentes divisões: pode ser utilizado para decorar o tecto da sala de estar, quarto das crianças, escritório, cozinha, corredor, corredor ou quarto. Além disso, para cada quarto, você pode escolher uma variedade com um padrão e textura especiais. Uma ampla variedade e demanda são explicadas pelo respeito ao meio ambiente e pela segurança de muitas variedades de grandes fabricantes.
Com muitas vantagens, esse revestimento tem vários lados negativos:
- o material nem sempre é idêntico: muitas vezes precisa de calibração, o que retarda o trabalho de acabamento;
- os forros porosos são capazes de se deformar, por isso é importante considerar o tipo de cola antes de comprar;
- nem todo tipo de cola pode ser removido da superfície frontal sem danificar o material, por isso o trabalho deve ser executado com o máximo cuidado;
- fragmentos de material sintético são bastante frágeis: ao corrigir os cantos, podem quebrar, o que aumenta o percentual de rejeitos;
- alguns materiais não possuem cantos uniformes devido ao empacotamento apertado, puxando os cantos e tornando-os rombos, o que leva à formação de vãos e vazios.
A desvantagem das categorias porosas é o encolhimento quando o adesivo é aplicado à superfície e a aparência do adesivo na parte frontal do revestimento. Além disso, algumas variedades têm um padrão em uma determinada direção, por isso muitas vezes é difícil encaixar as juntas..
além do mais, não é desejável colar as placas do teto na base do teto imediatamente após a compra. Ela é propensa ao acúmulo de umidade..
Para evitar que esse material encolha no futuro, é necessário retirar o filme plástico das embalagens, deixando-as por dois ou três dias em ambiente seco..
Visualizações
As placas de forro possuem uma classificação especial de acordo com o método de fabricação. Existem três tipos de material, que serão discutidos a seguir..
Carimbado
Este grupo inclui um material à base de folhas de poliestireno expandido, que são prensadas na espessura desejada (5-8 mm), enquanto se aplica um padrão de relevo. Este azulejo distingue-se por uma base porosa e uma estrutura solta. É caracterizada por uma cor branca, a capacidade de pintar com tintas à base de água e até mesmo spacril.
A vantagem do material é o baixo custo e a simplicidade da tecnologia de fabricação..
A desvantagem desse acabamento é a fragilidade. além disso deve ser cortado com uma faca afiada, os cantos podem quebrar facilmente ao alinhar e ajustar – isso aumenta o número de peças defeituosas e o consumo de cola. A superfície de tal ladrilho é fosca, sem película protetora, portanto, durante a operação, não proporciona limpeza úmida ou limpeza. Suja com rapidez suficiente.
Injeção
Este material de revestimento para acabamento do teto é feito com uma tecnologia diferenciada, o que torna seu preço mais alto. É composto por grânulos de poliestireno expandido, que são colocados em um molde especial e sinterizados.
Ao contrário do análogo estampado, a estrutura de tal placa de forro se distingue por sua densidade e finura.. É mais forte, não requer frugalidade especial no trabalho, é mais fácil de cortar, ao passo que quase não quebra. O padrão em sua frente é expressivo e em relevo.
A espessura da telha varia de 9 a 14 mm. É a melhor proteção contra ruído e perda de calor e é especialmente boa para ocultar pequenas irregularidades no substrato. As juntas entre esses ladrilhos não são tão perceptíveis quanto as de contrapartes estampadas, de modo que a superfície acabada parece monolítica. Este ladrilho é lavável. A estrutura é branca ou colorida.
Extrudado
Essa variedade é o tipo mais fino de forro.. Com uma espessura de 2,5-3 mm, é bastante durável, tem uma longa vida útil. É criado a partir de uma massa espumosa ao passar por orifícios especiais com a aplicação subsequente de um padrão, tinta ou filme de polímero..
Este tipo de material distingue-se pela sua densidade, tem uma superfície lisa, pelo que tal ladrilho é frequentemente denominado laminado..
Esse material é muito caro.. O produto é higiênico, resistente à limpeza úmida da superfície e ao acúmulo de poeira, e tem capacidade de repelir água. Além disso, não se deforma e, ao ser pressionado, retorna à sua forma original. Se necessário, essas matérias-primas de acabamento podem ser usadas para trabalhar no banheiro..
A vantagem deste tipo de material de acabamento é a capacidade de imitar madeira e mármore..
Materiais (editar)
Diferentes matérias-primas são utilizadas na produção de forros. O material difere significativamente das contrapartes de cerâmica e gesso, que têm um grande peso.
Os principais materiais utilizados para o acabamento do teto são:
- poliestireno expandido;
- fibra mineral;
- metal;
- Madeira;
- plástico.
De acordo com o tipo de superfície, os materiais são brilhantes, foscos e espelhados. Fosco e brilhante destinam-se principalmente a salas de estar, os espelhos são adequados para instalações de escritório.
Os modelos são higiênicos, acústicos e resistentes à umidade. Variedades de PVC são mais parecidas com molduras de gesso. A fibra mineral é feita com a adição de celulose, é preciso trabalhar com cuidado para evitar a formação de amassados..
Telhas de metal feito de alumínio e aço inoxidável pode ser fosco e brilhante. É durável e resistente ao desgaste, muitas vezes tem um revestimento de espelho, perfuração, revestimento em pó.
Artesanato em madeira para o acabamento do forro são feitos na base de diferentes tipos de madeira, além de MDF, aglomerado, folheado, contraplacado e laminação.
Telhas de plástico tem uma estrutura lisa e resistência às mudanças de temperatura. Tem uma superfície brilhante.
Dimensões (editar)
As dimensões das placas de forro dependem dos padrões definidos pelo fabricante. Inicialmente, um ladrilho com dimensões padrão era considerado um produto de 50×50 cm.
Hoje, as dimensões estão sujeitas ao material de fabricação:
- de madeira – 30×30, 50×50, 30×70, 20×60, 60×60 cm;
- feito de metal – 30×40, 30×60, 40×40, 50×50, 30×70 cm;
- de poliestireno expandido – 30 x 60, 40 x 40, 30 x 70, 50 x 50, 40 x 60, 40 x 70, 60 x 60 cm.
Além dos tamanhos padrão, as placas de forro também são feitas sob encomenda, portanto suas dimensões podem ter até 2 m de comprimento. As placas de espuma de poliestireno podem ser muito pequenas (30×30 cm) ou grandes (1200×600 mm).
Formulários
A forma tradicional do forro é considerada quadrada, por ser de fácil manuseio, e devido a esta forma é mais fácil de colocar (principalmente nos cantos), bem como de calcular..
Além disso, na produção hoje existem matérias-primas de acabamento de formas retangulares e não padronizadas. Se algumas variedades estão mais próximas de quadrados e têm faces laterais onduladas, então outras dificilmente podem ser chamadas de formas geométricas. A abordagem do projeto leva ao fato de que uma forma giratória é obtida a partir de um quadrado, uma telha com 6 cantos mais se assemelha a dois escudos invertidos. Esses materiais são mais difíceis de colocar: eles devem ser combinados girando os fragmentos estritamente perpendiculares.
Cores e decoração
No mercado moderno de materiais de acabamento, os forros apresentam-se em uma ampla gama de cores, cuja cor depende do tipo de material utilizado. A variedade porosa do poliestireno expandido é frequentemente branca, o ladrilho extrudado pode ser colorido: branco-azulado, rosa claro, verde claro, creme, café, leite e bege. Se imitar outras matérias-primas, a cor pode ser mármore, marfim, tijolo, madeira, couro.
As variedades de madeira são feitas em tons de bege e marrom. As contrapartes metálicas são notáveis pelos tons ricos da paleta. Eles podem ser esmeralda, ouro, prata, cobre, chocolate com um brilho metálico característico. Com menos frequência, você pode encontrar ladrilhos pretos nas prateleiras..
Os padrões do material são variados. Ladrilhos de espuma são caracterizados por cachos ornamentados, ornamentos geométricos, folhas, flores. O padrão de mármore representa manchas de diferentes tons.
As variedades de metal e plástico são caracterizadas por padrões de fosqueamento com inserções quadradas espelhadas. Os ladrilhos de madeira têm um relevo simples em forma de canais retangulares e quadrados.
Qual escolher?
Para não duvidar da escolha da melhor telha para o forro, é necessário decidir com firmeza sobre a tarefa da telha, a vida útil, a praticidade e o design, levando em consideração as capacidades de absorção de som e condutividade térmica.
- para uma sala com alta umidade, você deve escolher um azulejo resistente à umidade;
- se a decoração do forro falso for planejada, vale a pena adquirir uma telha com relevo;
- para o tecto em caixotões, é preferível optar por ladrilho de madeira perfurado com reentrâncias decorativas e células perfiladas;
- para uma creche, pode-se adquirir uma versão prensada de poliestireno expandido com a possibilidade de pintar quando aparecer sujeira;
- se o ruído atrás das paredes incomodar, deve-se dar preferência ao material isolante de som (os ladrilhos acústicos absorvem perfeitamente o som);
- se precisar aumentar visualmente o espaço, pode comprar ladrilhos com efeito 3D para decorar o teto.
Ao escolher um acabamento para um teto clássico ou suspenso, você deve se familiarizar com os produtos de marcas específicas, estudar opiniões de compradores e artesãos sobre eles – isso permitirá que você aprecie as sutilezas do trabalho com este material.
Sutilezas de instalação
A instalação de placas de forro é um processo relativamente simples que qualquer chefe de família pode fazer. As principais regras são precisão e paciência.. Este trabalho não tem pressa: cada falha será visível e exigirá um disfarce..
Para evitar erros comuns, vale a pena terminar o forro com forro de acordo com todas as normas, começando pela preparação da base.
Preparação da base
O ladrilho adere perfeitamente a superfícies de concreto, drywall e madeira. No entanto, raramente a base está perfeitamente limpa e uniforme.. Se as falhas forem significativas, as variedades porosas e finas não serão capazes de escondê-las.. Além disso, deve-se ter em mente que a cola raramente adere bem à cal e às superfícies com manchas gordurosas. Antes da preparação, todos os móveis são retirados da sala e a lâmpada é retirada..
O processo de preparação inclui o nivelamento do teto e a remoção de todos os solavancos visíveis. Se houver cal, é retirada com espátula de metal, tendo previamente fechado a entrada da sala. Em seguida, a superfície é limpa com um pano úmido.. Se houver rachaduras, então elas são cobertas com massa, as ondas da base são niveladas.
Primer
Depois que a base é nivelada, ela é tratada com um primer de penetração profunda. Este material tem um poder de penetração de 0,5 a 1 cm e foi concebido para reforçar paredes e dar-lhes uma estrutura homogénea..
Devido à viscosidade e formação de um filme cristalino especial na superfície durante a secagem, o primer aumenta a confiabilidade de adesão do adesivo à superfície. Com a sua ajuda, as placas do forro permanecem no teto por muito mais tempo..
O teto é tratado com primer duas vezes – isso aumentará a aderência mesmo nas áreas de aderência problemática da base e dos ladrilhos (por exemplo, com pequenas manchas de gordura). O primer é aplicado com rolo de construção de cabo longo, que permitirá uma varredura maior, agilizando o processo de preparação do substrato..
Use uma escova plana para áreas de difícil acesso, como cantos, saliências, juntas de parede e teto.. Seu uso elimina o gasto excessivo do líquido do primer, a formação de respingos e gotas ao longo das paredes. A segunda camada de primer é aplicada somente após a primeira secar (de 12 horas a um dia).
Markup. Depois que a superfície da base estiver preparada para o acabamento, vale a pena fazer a marcação. É importante encontrar o centro da futura folha de revestimento – isso é necessário para que o acabamento seja idêntico em cada lado da sala. A falta de simetria irá distorcer visualmente o teto, que parece feio. Além disso, a marcação permitirá que você calcule a quantidade de matéria-prima necessária para o revestimento. Os artesãos experientes, antes de iniciar o trabalho, fazem um esboço esquemático no qual pintam a quantidade de ladrilhos e sua localização.
O centro é o início do trabalho – a partir dele os azulejos são colocados. Encontre de três maneiras. Para fazer isso, você pode usar linha normal e fita. No primeiro método, os fios são fixados diagonalmente aos cantos opostos, formando uma cruz, que será o centro (assentamento diagonal).
No segundo método, os comprimentos das paredes são medidos, seus centros são encontrados e os fios são fixados, formando uma cruz (estilo clássico). Esses métodos são especialmente relevantes se o centro da mira coincidir com a localização da luminária central..
O terceiro método é realizado se a localização do lustre não coincidir com o centro do teto da sala. Em seguida, dos cantos, você deve recuar na mesma distância até que a cruz coincida com a localização do centro do lustre. Depois que os fios são esticados, você pode desenhá-los esquematicamente no centro com um lápis e uma régua, definindo a direção do ladrilho..
Estilo
A primeira nuance ao colocar as placas de forro é o design do centro.
Isso pode ser feito de três maneiras:
- colar um ladrilho ao centro com um furo no meio para fixar o lustre;
- combinar dois ladrilhos e fazer um furo no meio da costura;
- de quatro partes, combinando-os ângulos ao longo das linhas contornadas.
A primeira opção é impraticável e exigirá a remoção do lustre no caso de substituição do ladrilho. A segunda e terceira opções, em caso de substituição dos ladrilhos, permitirão retirar os fragmentos de forma ordenada, substituindo-os por novos (para reparações, vale a pena comprar mais alguns ladrilhos). A qualidade de todo o trabalho dependerá da precisão com que os primeiros ladrilhos estão conectados uns aos outros..
Se ao mesmo tempo houver pelo menos uma pequena lacuna, haverá rachaduras na tela de acabamento, que com o tempo farão com que os ladrilhos caiam da tela acabada..
Depois que o primeiro fragmento é colado, outros são colados de ponta a ponta de todos os lados. Se for planejado o assentamento diagonal, os fragmentos são colados, movendo-se em espiral, o que reduzirá ao mínimo o número de lacunas entre os fragmentos. Se o assentamento for feito de forma reta, então é preferível pressionar os ladrilhos dos dois lados das paredes – desta forma não se moverá e será pressionado com força pelos elementos vizinhos.
É melhor usar pregos líquidos como adesivo para variedades de madeira, plástico e metal. – esta cola irá fixar tais materiais firmemente.
Para telhas de espuma, você pode usar mástique ou adesivo especial para telhas de teto. Neste caso, uma advertência deve ser levada em consideração: a cor da cola deve ser superbranco, caso contrário pode ser vista através de lâminas finas. Com tal composição, será possível cobrir as costuras se, após a colagem, os espaços entre os ladrilhos forem perceptíveis.
Para telhas de PVC, não leve “Titan” em baldes de plástico e pregos líquidos – esses compostos têm uma tonalidade bege suja, cujos pontos de colagem serão visíveis através das telhas. Vale a pena considerar o fato de que “Titan” devora os ladrilhos, então não pode haver dúvida de compatibilidade de ângulos. É melhor usar cola transparente desta marca para reparos, cuja embalagem é uma garrafa de plástico.
Para obter informações sobre como colar adequadamente as placas do teto, veja o próximo vídeo.
O que pode ser pintado?
A pintura de telhas de poliestireno expandido é possível antes e depois da instalação. No primeiro caso, isso permitirá que você pintar elementos individuais em uma superfície branca, e no segundo – enrolar a tela de acabamento acabada com um rolo de pele.
A pintura é realizada com dois tipos de tintas: à base de água e acrílica. Eles são caracterizados por densidade suficiente, durabilidade, brilho moderado e resistência à umidade. Esses materiais de coloração são resistentes à limpeza úmida da superfície e a microorganismos. As superfícies de madeira, metal e plástico das telhas não são pintadas.
Não use corantes de latas de spray – eles consomem o material, fazendo com que encolha.
Dicas de cuidados
O motivo da contaminação do revestimento pode ser falhas entre os ladrilhos, alta umidade, poeira, fumaça de tabaco e gordura que entrarem na superfície..
Para que as placas do teto mantenham sua aparência atraente por mais tempo, você pode se preparar com recomendações simples:
- Nem todo tipo de ladrilho pode ser lavado: uma superfície porosa e fosca sofrerá com a limpeza úmida. Este ladrilho só pode ser pintado.
- Se a contaminação for pequena, você pode tentar removê-la com uma borracha normal de papelaria..
- Produtos químicos não são permitidos: eles destroem a estrutura do material de revestimento.
- Na ausência de listras e contaminação pesada, você pode aspirar a superfície não mais do que 1 vez por mês com baixa potência.
- Os ladrilhos de espuma podem ser limpos com uma escova macia especial para limpeza a seco – desta forma, você pode se livrar da poeira da superfície.
- É possível lavar ladrilhos densos usando uma pequena quantidade de detergente líquido, detergente líquido e até shampoo.
- A limpeza úmida é realizada muito raramente, com forte pressão de um pano ou esponja.
- Para se livrar da fuligem, você pode comprar uma esponja com uma impregnação especial.
- Para se livrar do amarelecimento, use água salgada.
Exemplos no interior
Exemplos de galerias de fotos irão ajudá-lo a avaliar a atratividade da decoração do teto com placas de forro.
Ladrilhos de poliestireno com imitação de madeira de um grau de elite parecem caros e elegantes.
As placas de teto parciais com uma superfície brilhante e dourada combinam perfeitamente com rodapés de madeira.
O design de ladrilho sem costura com uma superfície de espelho parece incomum e elegante.
Um azulejo com um padrão dourado permite que você decore com uma lâmpada original com dourado.
A combinação de dois tipos de ladrilhos permite-lhe zonear o espaço da sala.
O padrão folheado no centro da sala de jantar permite que o espaço de jantar seja destacado.
Enfatizar a parede do quarto com a técnica de patchwork parece colorido, elegante e incomum.
Ladrilhos sem costura em branco com um padrão para combinar com o papel de parede tornam o interior especial.
O uso de acabamentos com brilho metálico e uma tonalidade rica é apropriado no banheiro.
As telhas do teto com um pedestal de relevo semelhante parecem especialmente bonitas..
Destacar a parede perto da área de jantar parece muito bonito.