A massa Knauf é um dos materiais de acabamento mais comuns hoje em dia. E há explicações para isso: é fácil de usar, não requer habilidades especiais para funcionar e faz um excelente trabalho de nivelamento de qualquer superfície..
Peculiaridades
A massa tem uma escolha bastante ampla e difere em sua granularidade – há uma massa de granulação grossa, de granulação média e de granulação fina. Todas essas espécies têm uma tarefa – nivelar a superfície. Mas a escolha deste ou daquele tipo de massa dependerá do tipo de qualidade da superfície necessária. Para obter uma superfície perfeita ou próxima a ela, use uma massa de grão fino. Daqui tem o seu nome – acabamento.
Depois de processar a superfície com tal massa, você pode fazer qualquer coisa com ela: primer, tinta, papel de parede com cola, cobrir com qualquer revestimento decorativo ou você não pode fazer nada – deixe a superfície como está.
Existe hoje no mercado uma vasta selecção de massa de acabamento, diferenciando-se em qualidade e preço. As posições de liderança em toda a sua diversidade são ocupadas pela massa da marca alemã “Knauf”. Possui uma série de vantagens e características próprias..
A massa de acabamento “Knauf” é feita à base de gesso ou cimento em combinação com vários aditivos poliméricos. À venda, apresenta-se numa prática embalagem de 5 a 25 kg. Possui uma cor agradável, próxima ao branco ou cinza, e é utilizado tanto para trabalhos externos quanto internos em ambientes internos.
Possui as seguintes propriedades benéficas:
- resistência à alta umidade;
- é um material amigo do ambiente;
- não requer uma grande espessura em seu uso, o que fala de sua economia;
- aplicado sobre superfícies previamente rebocadas, mascarando ao máximo suas rugosidades e irregularidades;
- funciona muito bem com drywall, selando as costuras entre as chapas, e ainda permite nivelar localmente as paredes em locais de desníveis;
- após a secagem, apresenta uma resistência bastante elevada e não trinca – as elevadas propriedades adesivas desta massa não permitem que se afaste da superfície;
- a vida útil é de 12 meses.
Uma desvantagem significativa é o fato de que a massa só pode ser aberta por um dia. Depois disso, não é recomendável usá-lo..
Visualizações
Existem algumas diferenças na camada de acabamento. Em sua composição, ele irá diferir ligeiramente dependendo do tipo de material de superfície sobre o qual irá repousar: concreto, gesso de cimento, fibra de gesso, drywall ou tijolo.
A massa de acabamento é dividida em quatro tipos principais:
- Cimento. Por exemplo, Knauf Multy-Finish. Ele vem em cinza e branco. Adequado para superfícies como gesso de cimento e concreto. Pode ser usado para preencher fissuras e buracos em fachadas externas e trabalhos internos com alta umidade.
- Gesso. A variedade de gesso é muito extensa. Não faz sentido insistir em cada um deles separadamente, mas um exemplo de marcas individuais deve ser dado, por exemplo, Knauf Uniflott.
Sua base é gesso de alta resistência misturado com aditivos de poliéster. É usado principalmente para vedar juntas de drywall. Devido às suas características de resistência na execução do trabalho, não requer fita de reforço (serpyanka).
Knauf Fugen Gydro se distingue por sua alta resistência à umidade. Portanto, como o GKLV, pode ser usado em banheiros. Existem também massas de gesso universais para vários tipos de trabalho..
- Polímero. Este tipo pode ser atribuído à massa de acabamento de polímero Knauf – é uma mistura branca e seca à base de uma substância polimérica aglutinante. Devido à sua elevada adesão, não tem medo de fissuras e, devido à presença de microfibras, tal composição não encolhe..
- Mixagens prontas. A principal característica da massa acabada é que não precisa ser diluída. Trata-se de uma mistura pronta à base de vinil. Possui uma cor branca distinta. É usado para superfícies planas junto com composições anteriores. Isso inclui as marcas de massas Knauf Rotband Pasta e Polimer Finish. Disponível em embalagens de 18 kg.
Conforme mencionado acima, a massa de acabamento é caracterizada por uma baixa espessura de aplicação. No entanto, esta espessura pode variar dependendo da própria superfície e do tipo de massa..
Consumo
O consumo de massa por 1 m2 será determinado pelas instruções. No entanto, na realidade, esses números são diferentes. O fabricante especifica os valores que se aplicam à superfície de parede ideal. Na prática, a imagem pode ser um pouco diferente. Naturalmente, antes de iniciar os cálculos, é necessário decidir sobre o tipo de superfície e o tipo de mistura de massa..
Idealmente, a massa de gesso exigirá aproximadamente 0,8 kg por 1 sq. superfície m. Este número mudará dependendo de qual superfície. Por exemplo, se for um tijolo com muitas costuras e amassados, então ousadamente precisa adicionar a mesma quantidade a esta figura. No caso de a superfície ser de gesso, você pode se concentrar nela.
Se aplicarmos uma massa de vinil pré-fabricada a este exemplo, então aqui já é necessário partir não de 0,8 kg por metro quadrado, mas da figura de 1,2 kg. Todo o resto é igual e é aceitável para qualquer tipo de massa.
Como aplicar?
Antes de aplicar a massa, é preciso cuidar bem da superfície. Existe uma regra simples: quanto mais suave, melhor. Isso terá um papel importante tanto econômica quanto tecnicamente..
Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível tratar a superfície com uma mistura de primer – ela proporcionará melhor aderência (aderência) da massa. Então você precisa escolher uma espátula. Quanto mais lisa for a superfície, mais larga poderá ser usada a espátula – isto encurtará o tempo de trabalho. Para cantos e áreas difíceis, use uma espátula menor.
Todo o processo geralmente ocorre em duas etapas. No primeiro, as maiores fissuras e depressões são fechadas e, no segundo, toda a superfície é massa de vidraceiro.
Você deve ter duas espátulas nas mãos. Você precisa colher o máximo possível da solução preparada com um deles e mantê-la à sua frente. A segunda deve funcionar, consumindo a mistura da primeira espátula. Nesta posição, você não precisa se curvar no recipiente para obter a solução todas as vezes. Ao aplicar, segure a espátula de trabalho em um ângulo de 45-60 graus em relação à parede.
Existe outra maneira: você pode aplicar a massa em toda a parede de uma só vez com batidas de ponta e só então nivelá-la. Isso é uma questão de gosto e depende muito da própria superfície. Se for plano e quase perfeito, o segundo método é perfeito. Neste caso, você pode usar não uma espátula, mas uma régua com comprimento de 1 a 2 metros. A economia de tempo e custos são evidentes. Na aplicação é necessário controlar a espessura da camada. Esta é uma das regras obrigatórias para ajudar a evitar problemas com trincas e delaminação no futuro..
A espessura da massa de acabamento pode variar dependendo do tipo. Mas geralmente para uma versão de gesso é de 1 a 4 mm, e para uma versão de cimento pode ser de 2-6 mm. Este valor encontra-se na embalagem do produto. O principal é não ultrapassá-lo. Com uma camada espessa, a massa seca por muito tempo, o que pode levar ao seu futuro trincamento e deformação da camada como um todo..
Além de nivelar o plano das superfícies de paredes e tetos, a massa pode ser aplicada de modo que um padrão original em relevo seja obtido.
Para isso, a solução deve ser levada de forma que se assemelhe a uma massa espessa de coalhada. A prontidão da solução pode ser facilmente verificada – para isso, uma solução de 100-150 g deve ser aplicada na espátula e inclinada verticalmente. Se a solução não deformar e não escorregar, então ela está pronta.
Depois é necessário aplicá-lo em pequenas porções para obter a textura desejada. Para isso, a espátula deve ser aplicada plana sobre a área da massa, pressionando levemente e levantando sua parte inferior. Trabalhando desta forma em diferentes direções e com diferentes intensidades, uma superfície rochosa pode ser obtida. Depois que a massa seca, deve-se limpar um pouco das partes excessivamente salientes da “rocha”. Isso pode ser feito com uma lixa comum ou uma esponja dura úmida..
Existem muitas maneiras diferentes de dar à superfície uma textura específica usando rolos, polietileno e outras ferramentas..
Após a conclusão do trabalho, é necessário enxaguar todas as ferramentas e recipientes sob a solução em água morna.
Avaliações
Na Internet, bem como nas páginas de revistas de publicações dedicadas à construção e reparação, pode encontrar um grande número de críticas positivas sobre a massa Knauf. E isso é compreensível, porque a empresa é a mais popular do mundo inteiro. Esta empresa alemã é fabricante de materiais de acabamento há mais de 80 anos..
Dentre as resenhas, podem-se rastrear as seguintes falas dos mestres:
- fácil de usar;
- fácil de aplicar;
- não tem caroços;
- o tempo para preparar a solução leva alguns segundos;
- tem alta adesão;
- não perde suas propriedades por muito tempo, o que se justifica 100%.
Todas as avaliações de especialistas podem ser resumidas em uma coisa: os produtos Knauf são de excelente qualidade que atendem a todos os requisitos declarados pelo fabricante..
Para obter informações sobre como nivelar as paredes com massas Knauf, veja o próximo vídeo.