O isolamento do teto deve ser feito em quaisquer casas ou apartamentos particulares localizados nos andares superiores. De acordo com as leis da física, o ar quente sempre sobe e o ar frio desce. Se houver rachaduras no teto, as massas de ar quente irão evaporar, a sala sempre estará fria. Para não “aquecer a rua”, é recomendável levar a sério as questões de isolamento do teto.
Peculiaridades
Acontece que não é possível isolar o teto da parte externa de um apartamento de um prédio de vários andares. A única opção neste caso é realizar os trabalhos de instalação no interior. Para compreender as características do isolamento em uma casa particular por dentro, você deve primeiro considerar a estrutura do isolamento e a quantidade de trabalho necessária. É necessário combinar as seguintes camadas em sequência:
- Impermeabilização externa;
- torneamento para fechos de isolamento;
- isolamento térmico;
- acabamento das superfícies superiores.
Como isolar?
Para isolar o interior da sala, vários tipos de materiais são usados. Na maioria das vezes, é usado um material isolante de calor especial, denominado glassine.. Tem as seguintes vantagens:
- economicamente benéfico;
- prático;
- resistente a extremos de temperatura;
- bem resistente à umidade.
Materiais de isolamento com características semelhantes também são populares.. Isso inclui:
- nenofol;
- poliestireno expandido;
- isolon;
- penoplex;
- lã técnica;
- Cortiça.
7 fotos
O filme de PVC é mais frequentemente usado como impermeabilizante, o que protege de forma confiável contra vazamentos. Sua vida útil é de várias décadas. É lucrativo usar o filme, porque é barato.
O filme de PVC deve ser sobreposto, de forma que a condensação não penetre na superfície das estruturas de suporte. A camada interna de impermeabilização é colada, as costuras são seladas com fita adesiva, devem ser estanques.
Drywall
Drywall é bom porque proporciona uma superfície perfeitamente plana sem emendas, com sua ajuda você pode fazer qualquer tipo de forro. Para trabalhar com drywall, dois tipos de sarrafos são usados, tais como:
- feito de madeira – é mais fácil trabalhar com esse material, custa menos;
- de um perfil galvanizado – é mais durável, não se deteriora sob a influência de quedas de temperatura, não é afetado por mofo ou bolor.
Lã técnica
O isolamento do teto em uma residência privada usando lã de algodão técnico é realizado da seguinte maneira:
- usando um grampeador, um filme de PVC é montado no teto, o que protege de forma confiável contra a entrada de umidade nas placas;
- a caixa é estufada com barras de madeira em incrementos de 40-50 cm, sendo que o tamanho da barra deve corresponder à espessura das placas de aquecimento, ou seja, ter 5 cm;
- são colocadas lajes de lã técnica, fixadas por calhas de montagem especiais. Este projeto é confiável e simples, não está sujeito a deformações..
A lã mineral tem várias características importantes.
- Baixa condutividade térmica – 0,036 W / (m * K), para isolamento, uma camada não superior a 10 cm é suficiente, que corresponde à espessura usual das vigas de apoio.
- O material tem permeabilidade ao vapor aumentada, para 50 kg de peso por metro cúbico, o coeficiente é de 0,7 mg / (m * h * Pa). Este valor é maior do que o da madeira.
- Ligeira higroscopicidade, ou seja, ao entrar em contato com o líquido, o material não absorverá mais do que 2% de umidade do volume total.
- Lajes de lã mineral têm alta segurança contra incêndio. Esse isolamento não é inflamável, não contribui para a propagação do fogo..
- Minvata tem boas características de isolamento acústico, é capaz de capturar ondas sonoras de frequências muito diferentes. É especialmente benéfico usar o isolamento de basalto, porque ele não se deforma e tem uma longa vida útil. Um pacote é suficiente para lidar com cerca de vinte metros quadrados.
- O material não está sujeito aos efeitos nocivos de fungos ou bolor, tem propriedades anti-sépticas.
- O material poroso, de baixo peso específico, não pode ser oneroso para as estruturas de suporte, o que contribui para uma longa vida útil.
A condensação tem um efeito prejudicial na lã técnica, perdendo inevitavelmente suas propriedades úteis. As placas de PVC não têm medo da umidade, não estão sujeitas à erosão ou propagação de fungos. As vantagens da lã mineral são que ela não tem medo da umidade, não molha. A lã mineral é mais barata que as placas de PVC, não contém toxinas, as placas de espuma emitem componentes nocivos.
Vale lembrar que no trabalho com lã mineral é imprescindível o uso de luvas e óculos para que as micropartículas não entrem nos olhos ou na pele das mãos..
Execução de obras
O mais fácil de instalar do interior da sala é um isolamento de basalto. É denso e fácil de processar. Para consertá-lo, nenhum equipamento especial ou quaisquer mecanismos especiais são necessários. A madeira compensada é adequada para embainhar vigas de piso. Com este material, é bom fazer bainhas nas estruturas de suporte fixadas por baixo. Eles podem suportar lajes de isolamento que são colocadas entre as vigas..
O compensado mais comumente usado tem 1 cm de espessura, por isso é a marca de FC mais popular. Há casos frequentes em que o compensado FSF também é usado. É menos “fonite” com formaldeídos. Além da madeira compensada, materiais como gesso cartonado, KVL e forro também são usados.. A madeira compensada é montada da seguinte forma:
- a folha é cortada nas dimensões exigidas;
- uma lacuna de cerca de 2–3 mm é deixada entre a parede e o compensado;
- com a ajuda de parafusos auto-roscantes, os elementos preparados são fixados;
- a distância entre os parafusos é de aproximadamente 15-25 cm.
Eles também usam cola permanente de poliuretano, que é vendida em grandes cilindros. Este material é bom porque, com sua correta aplicação, dispensa o uso de espuma de poliuretano de alto custo. É bom vedar juntas com esse material em isolamento térmico, por exemplo, no sótão. Se o espaço do sótão for residencial, será necessário o uso de uma placa macho e fêmea. Se a sala tiver uma finalidade técnica, é mais correto usar compensado.
Um primer especial para madeira deve estar presente sem falta, pois é usado para trabalhar vigas, pisos e ripas. Um primer especial protege de forma confiável as estruturas de madeira da ação de microorganismos e insetos nocivos.
Para consertar as comunicações no teto, use uma caixa de plástico ou madeira. Esse trabalho é fácil de fazer com as próprias mãos. Nos últimos anos, os cilindros de PVC expandido também têm se tornado cada vez mais usados. Às vezes, as caixas também são forradas com lã mineral, o que reduz o nível de risco de incêndio, o que cria um isolamento acústico adicional.
Recomenda-se fazer pequenos intervalos da ordem de 2–4 mm entre as barras individuais. Eles são necessários para a árvore “respirar”. Se as barras estiverem próximas umas das outras, o aparecimento de deformações é inevitável..
A instalação do isolamento no sótão é feita da seguinte forma:
- as lajes térmicas preparadas de lã técnica são colocadas sobre uma superfície horizontal, que é colocada com uma película impermeabilizante;
- para que as placas se encaixem, elas devem ser preparadas com antecedência;
- a tarefa de encaixar as placas térmicas é importante, pois o espaço entre o material deve ser mínimo;
- muitas vezes o espaço entre as lajes é preenchido com espuma de poliuretano, o que garante a ausência de “pontes frias”.
Os principais materiais usados pelos proprietários para isolamento são os seguintes:
- lã de vidro;
- lajes de basalto;
- pedregoso;
- polipropileno expandido em rolos;
- placas de espuma;
- polyplex;
- poliestireno;
- argila expandida.
E também a chamada serragem é frequentemente usada. São aparas de madeira que se misturam com cal, mistura de cimento ou argila. Este processo é trabalhoso e demorado. Portanto, eles recorrem a ele apenas nos casos em que uma grande quantidade desses resíduos de madeira está presente..
As mais populares são as placas de PVC. Eles podem ser aplicados com sucesso tanto interna quanto externamente. O telhado de duas águas é isolado principalmente por dentro, e vigas maciças de suporte de carga também são processadas, na estação fria podem ser uma fonte significativa de frio.
Se a casa for térrea, você deve definitivamente pensar em como isolar o porão e a varanda, já que podem gerar ar frio no inverno..
Dicas úteis
Os especialistas recomendam aderir às seguintes dicas úteis ao isolar o teto de uma casa particular por dentro:
- no sótão, muitas vezes é necessário montar uma caixa, o que cria um espaço entre o teto e o chão. Os nós de madeira devem ser tratados com um primer anti-séptico;
- todos os pisos de concreto e madeira do piso superior devem ser cuidadosamente isolados com um filme, que é montado segundo o princípio da “sobreposição”;
- as áreas livres são cobertas com argila expandida ou colocadas com painéis de PVC;
- a perda de calor de um teto de madeira às vezes chega a 4 W / m² / K. A madeira tem boa condutividade térmica, para tijolo ou concreto armado, o indicador é muito mais alto;
- isolar o teto, se houver quartos quentes no topo, não faz sentido;
- na estação quente, o isolamento desempenha o papel de isolante que protege a sala do aquecimento;
- no início da concepção da obra, é melhor decidir onde será colocado o isolamento – do interior ou do exterior;
O prefixo “eco” no nome do isolamento é um indicador de sua segurança ambiental. Por exemplo, ecowool é um produto seguro que consiste principalmente em celulose e aditivos naturais. Um material muito bom é o vidro de espuma devido à sua condutividade térmica ideal, alta resistência e durabilidade. O material não queima e não tem medo de altas temperaturas. Os tectos entre pisos são frequentemente revestidos com espuma de vidro. A argila expandida é visivelmente inferior em qualidade às placas de PVC ou lã mineral.
Para obter informações sobre como isolar o teto em uma casa particular, veja o próximo vídeo.