Uma área suburbana é uma ótima opção para recreação ao ar livre. Isso o ajudará a se livrar temporariamente da agitação constante da cidade e a respirar um ar realmente fresco. O planejamento e o processo de cadastramento do território alocado não é uma tarefa fácil, pois requer muito esforço e uma quantia decente de dinheiro..
Tendo decidido criar um projeto paisagístico para uma casa de veraneio com uma área de 10 hectares com suas próprias mãos, você deve prestar a devida atenção a todos os conselhos. O projeto do território em frente à propriedade é o planejamento das comunicações e a criação de opções de design. Em primeiro lugar, todas as ideias devem ser transferidas para o papel, de modo que os esquemas resultantes confirmem a disponibilidade de execução e ajudem no trabalho posterior.
Como planejar?
10 hectares é uma área suficiente para colocar um jardim, onde haverá árvores, canteiros de flores e outros atributos importantes. A área de lazer também é uma delas, e você pode arranjar ao seu gosto, sem deixar de lado a criatividade..
Primeiro, você precisa zonear a área, levando em consideração para que serve o site, quais são as preferências individuais e o estilo escolhido.
As áreas funcionais podem ser as seguintes:
- porta da frente;
- estacionamento;
- área de utilidades com acessórios e acessórios adequados;
- áreas de lazer localizadas em vários locais ao mesmo tempo (esportes, churrasqueira e relaxamento com acompanhantes);
- Parque infantil;
- espaço de jardim.
Uma paisagem competente requer um planejamento preciso da área disponível. Por exemplo, um playground médio, como um gazebo, ocupará cerca de 150 m². m. Para o plantio, você precisará de um pouco menos – 130 sq. metros. A estufa precisa de cerca de 30 sq. m.
Os layouts são diferentes uns dos outros. Em um retangular, por exemplo, tudo o que é possível é feito da mesma forma. Para aumentar visualmente a área, use um layout diagonal. Se você quiser o máximo de autoexpressão, escolha uma opção gratuita.
Instruções de estilo
O paisagismo é, em primeiro lugar, uma variedade de ações, graças às quais se realiza o paisagismo, o paisagismo e a organização de todo o terreno. Não é nenhum segredo que, antes de começar a trabalhar, você precisa definir claramente a direção e o estilo do design. Isso é feito com base no tipo de site e em todos os seus recursos..
Existem muitas opções diferentes:
- Decoração moderna. O minimalismo desempenha o papel principal aqui. O território é o mais funcional possível e sem frescuras. Os espaços verdes estão apenas no fundo.
- Design inglês. Assemelha-se a paisagens naturais puras, mas apenas em miniatura. Isso é conseguido pela ausência de linhas retas e designs excessivamente rígidos..
- Seu desdobramento é rústico estilo.
- Jardim regular. A moda foi especialmente difundida na França medieval. As diferenças incluem áreas amplas e linhas claras em tudo o que se relaciona com a decoração. Diferentes layouts são possíveis aqui: simétrico é caracterizado por uma distribuição espelhada da vegetação; minimalista – redondo e especialmente fácil de limpar; geométrica – com várias figuras que têm uma aparência rígida e uma organização espacial claramente desenvolvida.
- Estilo paisagem. Ele é contra a retidão e a simetria. Tudo aqui é baseado na imitação de um pedaço de terra natural, onde ninguém pisou. Tudo deve parecer o mais natural possível, cada detalhe é ajustado a este aspecto, mesmo que este conceito prejudique um pouco a beleza do quadro geral.
- estilo japonês. Na versão apresentada do jardim, cujo tamanho geralmente é pequeno, cada elemento é importante, e não importa se é pequeno ou imediatamente impressionante. Em primeiro lugar – criando uma atmosfera de paz e tranquilidade; isso é facilitado pela presença de água – um pequeno reservatório com uma ponte ou uma lagoa. Também pode haver belas lanternas, coníferas – qualquer coisa que se encaixe em um ambiente semelhante.
- Propriedade rural. Este estilo é dominado por objetos usados ou regularmente à vista na vida rural cotidiana: poços, cercas de vime, pedras naturais rústicas e estatuetas de diferentes animais domésticos..
- Estilo mediterrâneo. Pedras naturais que formam fontes, um terraço, ervas aromáticas, estatuetas de madeira, cercas de tijolos, cores vivas de culturas decorativas – tudo isso é inerente ao estilo nomeado..
Canteiros de flores e flores
Esses atributos são quase uma parte integrante da área suburbana. Na realização do trabalho correto, as soluções de cores são levadas em consideração em toda a área, bem como tonalidades de composições individuais.
A decoração floral dá um grande campo para a imaginação, uma vez que os canteiros de flores podem ser usados em uma ampla variedade.
Os tipos de canteiros de flores diferem nitidamente uns dos outros, então cada um pode escolher algo próprio da seguinte lista:
- oval, triangular, retangular – as formas são selecionadas para todos os gostos;
- monoclumba – todas as flores são da mesma cor e variedade;
- árabe – têm formas interessantes e complicadas;
- vertical – esses canteiros de flores são elevados cerca de um metro;
- regular – destaque-se com um ornamento geométrico incomum;
- descontos São uma espécie de riscas formadas por flores que são colocadas ao longo das estradas. Ao mesmo tempo, a largura de pouso é bastante grande e pode levar cerca de meio metro;
- mixborder – um pedaço de território coberto de flores. Nesse local, além deles, podem haver pequenos arbustos, pequenas árvores e plantas diversas.
O uso de cores brilhantes contribuirá para a criação de detalhes fora do padrão – basta escolher alguns tons coloridos.
Árvores e arbustos
Não se deve esquecer esses habitantes do local, pois não são menos dignos de atenção. Árvores e arbustos criam uma harmonia de imagem em todo o jardim. Além disso, são fiéis ao serviço, protegendo-se de forma fidedigna das fortes rajadas de vento. Os arbustos, por outro lado, podem se transformar em uma verdadeira parede, sendo plantados em fileiras regulares. Isso é feito para dividir o território.
Na hora de escolher as árvores, é importante levar em consideração as peculiaridades de seu crescimento, o tempo necessário para sua conclusão e as consequências futuras.
Por exemplo, você precisa ter paciência se a escolha recaiu sobre algum tipo de coníferas, já que elas crescem por muito tempo..
Gazebos, edifícios e caminhos
É melhor colocar o gazebo no local mais silencioso e calmo, onde na maioria das vezes há uma sombra, por exemplo, em alguma colina. Plantas trepadeiras ou um jardim de rosas ficam bem ao redor. As flores são perfeitas para decorar o interior do edifício e o espaço à sua frente. Eles serão realizados com o auxílio de potes, potes e grades especiais presos ao mirante..
A decoração mais comum para decorar um gazebo é a madeira., pois parece adequado para a maioria dos estilos. A cobertura é de policarbonato ou telhas, os pisos são de pedra, telhas ou madeira. A principal condição é a combinação com meios-fios e caminhos.
As trilhas são colocadas levando em consideração as áreas mais atraentes, onde o percurso geralmente leva. A maioria das estradas não deve dobrar muito íngreme. As encostas imperceptíveis em ambos os lados desempenham uma função importante aqui – ajudam as poças a drenar e evaporar mais rapidamente..
A harmonia da área ajardinada é extremamente significativa, portanto, a casa, o mirante e tudo ao seu redor devem ter o mesmo estilo. E para evitar hordas de mosquitos à noite, um mirante deve ser construído a poucos metros das fontes de água..
Jardinagem vertical
Essa variante das estruturas das plantas tem muitos aspectos positivos. Eles são usados para decorar paredes, decorar edifícios e criar cantos com sombra. As videiras e várias variedades de uvas são adequadas para a jardinagem vertical. Era bastante comum na antiguidade. A principal evidência dessa declaração foram os Jardins Suspensos da Babilônia..
Lagoa, escorregador alpino e rochedos
O slide Alpine é uma variedade de plantas e pedras, organicamente combinadas umas com as outras. O jardim de pedras, por sua vez, é o mesmo escorregador, mas instalado em um morro. Se essa estrutura for instalada em uma superfície plana, seu nome é rocha. Neste caso, o componente pedregoso é reduzido. Mesmo solos esgotados podem ser adaptados a um escorregador alpino – pedras e corpos d’água de tamanho médio criam uma ótima imagem geral.
Grandes territórios têm área suficiente para criar reservatórios em cascata, que, se desejado, são divididos em várias pequenas áreas de água. Para alguns proprietários de casas fora da cidade, pode ser relevante a instalação de um lago especial para peixes, o que torna o local completamente único..
Com uma competente seleção de plantas, será possível criar uma composição completa a partir de um escorregador alpino, um reservatório e um gramado. A importância da forma das pedras também deve ser observada: um rochedo precisa de pedras arredondadas, e uma colina alpina precisa das mesmas pedras, mas com saliências pontiagudas. Em ambos os casos, as pedras devem ser grandes..
Dicas cognitivas
O aconselhamento profissional de pessoas experientes certamente ajudará a tornar o trabalho mais fácil..
- Em qualquer composição, é necessário um centro, cuja função pode ser atribuída a um belo elemento decorativo..
- Um pequeno lago com a adição de lanternas fluentes ou ondulantes ajudará a suavizar contornos ásperos quando necessário.
- Quase sempre há um espaço ocioso, onde não haverá horta ou horta; aqui é o lugar certo para o gramado. Se você quiser ter um jardim de rosas ou canteiros de flores, vale a pena considerar que eles precisam de uma área separada.
- O contraste é uma coisa muito significativa e é melhor observada. As árvores ornamentais parecem harmoniosas ao lado dos arbustos, e as plantas, que se distinguem pelo verde o ano todo, – com floração em certas épocas do ano..
- As cores não devem se fundir, mas combinar favoravelmente.
Existe um princípio de estepe, que é amplamente utilizado para aumentar visualmente a área do local. Para isso, são criados aterros no valor de várias peças, e posteriormente fixados por meio de dispositivos de apoio. Em seguida, há uma divisão dos canteiros de flores.
Idéias de design
O cuidado do jardim é verdadeiramente o rosto dos proprietários, tanto dele como de toda a casa..
Uma aparência bonita e florida pode ser mantida se:
- estilo de design bem escolhido;
- plantas e tipos de paisagismo adequados selecionados;
- planejado e instalado corretamente vários edifícios de jardim e outros elementos decorativos.
O trabalho com paisagismo não dispensa toda uma bagagem de conhecimento, seriedade e, claro, amor pelos negócios que estão por vir. O principal é o desejo, e com ele até o iniciante poderá construir composições não complexas, mas não menos belas..
Para um exemplo de como organizar uma cabana de verão com uma área de 10 acres, veja o vídeo abaixo.