Cercas de papelão ondulado: critérios de seleção

Cercas de papelão ondulado: critérios de seleção

Recentemente, as pessoas estão cada vez mais se mudando para morar fora da cidade. Alguém passa apenas um certo período de tempo em chalés de verão e jardins. Mas todos os proprietários, via de regra, desejam conforto, privacidade e proteção contra visitantes indesejados, por isso eles cercam suas terras..

Entre os materiais para cercas, a folha perfilada é especialmente popular, o que se explica por suas características de desempenho notáveis..

Peculiaridades

Características do projeto de uma cerca de perfil de metal:

  • A presença de pilares de sustentação.
  • Estrutura tubular obrigatória.
  • Fundação: concretagem de cada suporte ou fita.
  • Molduras para portões e postigos.
  • Outros fechos, materiais decorativos e acessórios.

O cartão ondulado é feito de chapa de aço galvanizado. De cima é coberto por uma camada protetora de agentes como plastisol, poliéster ou pural. A proteção externa também tem uma função decorativa..

As placas perfiladas se assemelham a ardósia ondulada. A ondulação pode ter diferentes alturas e diferentes formas, por exemplo, na forma de um trapézio ou retângulo. O mais comum é o perfil sinusoidal..

O papelão ondulado é fácil de armazenar, instalar e conveniente durante o transporte, portanto, é amplamente utilizado em vários campos..

Onde eles se encontram?

Na maioria das vezes, o perfil de metal é usado para a construção de cercas para áreas suburbanas, áreas industriais e de construção..

Além disso, as folhas de papelão ondulado são usadas na construção para a fabricação de coberturas de portas, toldos, revestimento de paredes e construção de estruturas de moldura..

O material universal é muito procurado porque tem baixo custo, é despretensioso na manutenção e instalação..

Vantagens e desvantagens

A ficha profissional entre suas vantagens possui as seguintes propriedades e características:

  • Longa vida útil – 15 a 30 anos.
  • Rigidez de toda a estrutura.
  • Cuidado prático e fácil.
  • Segurança contra incêndios. A estrutura pode ser usada como barreira contra incêndio contra a propagação do fogo.
  • Grau médio de isolamento acústico.

  • Resistência da camada externa de polímero a todas as condições climáticas, que protege contra a perda de brilho da cor, arranhões, corrosão.
  • Versatilidade que permite usar um perfil metálico para a construção de quaisquer estruturas.
  • Baixo custo devido à tecnologia de produção descomplicada.
  • Decorativo, a possibilidade de escolher cores e formas. Recentemente, fabricantes vêm oferecendo opções com imitação da estrutura de madeira, pedra, tijolo.
  • Facilidade de instalação. O perfil de metal possibilita a instalação de uma cerca em qualquer época do ano.

O tempo de instalação é insignificante.

  • Variabilidade. Uma cerca feita de folha perfilada pode ser fornecida usando diferentes tipos de suportes: concreto, tijolo, entulho, metal.

Entre as desvantagens estão:

  • Disponibilidade. Portanto, os especialistas não recomendam tornar os espaços entre os suportes muito grandes..
  • Baixa resistência à umidade e aparência não apresentável para um material de baixa classe.
  • A espessura da chapa de aço é pequena, por isso é fácil de cortar.
  • Os parafusos auto-roscantes usados ​​para fixadores são fáceis de desparafusar. Portanto, é melhor cuidar da fixação adicional da estrutura com rebites..

Visualizações

Para a construção de cercas a partir de uma folha perfilada, nem todos os tipos são utilizados, mas apenas alguns. Como regra, ao escolher, você deve focar na marca. Para a sua designação, foram introduzidos os seguintes códigos: Н – rolamento, С – parede, НС – universal. Os números após a letra indicam a altura da parte ondulada e a largura do perfil de metal. Uma vez que a cerca não sofre cargas máximas, o material com a letra “C” pode ser usado para sua construção. Quanto à altura da ondulação, 20 mm são suficientes para a cerca..

Por exemplo, os seguintes graus são adequados para esgrima:

  • C8 é uma folha de perfil concebida para revestimento de paredes. O número 8 no código significa que o perfil possui uma onda simétrica com amplitude de 8 mm. O material é leve, barato, mas não forte o suficiente. Os especialistas não recomendam usá-lo para cercas altas, além de fazer vãos muito longos. Ideal para cercas temporárias.

  • C10 – o painel de parede tem uma altura de ondulação de 10 mm, o que melhora a resistência em relação ao C8. O material é um pouco mais caro que o anterior, mas em termos de qualidades de proteção e durabilidade é muito melhor.
  • C14 tem uma ondulação em forma de trapézio com uma altura de 14 mm. Adequado para cercas em áreas com vento forte. Às vezes usado para revestimento de garagem ou portas industriais.

  • C15 é um tipo universal de chapa perfilada com uma borda ondulada ampla. Raramente é usado para cercas, principalmente como revestimento de telhados, fachadas e cercas.
  • C18, C20, C21 são os tipos mais duráveis ​​na linha de chapas de parede. Útil para a construção de quaisquer cercas e telhados em climas adversos, bem como, se necessário, obter uma cerca com mais de 2,5 metros.

Na escolha de um material para a construção de cercas, é necessário levar em consideração as características da paisagem, o clima da área e as características técnicas da estrutura..

A folha perfilada é uma estrutura complexa que consiste em várias camadas. Cada um deles desempenha sua própria função. E somente com a alta qualidade de cada nível você pode obter o material mais eficaz para a cerca.

O perfil de metal, que é usado para a construção de uma cerca por muitos anos, deve consistir nos seguintes elementos:

  • Base em chapa de aço de baixa liga.
  • Galvanizado a quente ou frio em ambos os lados.
  • Camada protetora anticorrosiva.
  • Primer.
  • Polímero colorido.

Dependendo do tipo de revestimento, vários tipos de papelão ondulado são distinguidos:

  • Galvanizado. A folha tem uma cor de aço característica. A espessura da camada protetora e o método de sua aplicação determinam as propriedades anticorrosivas do material. A presença do zinco na superfície é quase imperceptível, já que existem até 300 gramas por 1 metro quadrado de perfil. O limite mínimo da cerca é 150 gramas de zinco por 1 quadrado. medidor de piso. São produzidas chapas perfiladas galvanizadas de dois tipos: frente e verso e unilateral. Os fabricantes garantem uma vida útil de dez anos do material. A galvanização evita a corrosão na superfície do metal. O baixo custo é um argumento positivo para a compra. Às vezes, a camada de zinco pode ser aplicada de maneira desigual, o que requer o envio de tal produto a uma condição abaixo do padrão. Na maioria das vezes, as chapas galvanizadas são usadas como cercas temporárias na construção de estruturas, cercas de locais industriais ou armazéns. Para fins decorativos não é usado devido à sua aparência não apresentável.

  • Aluzinc. A camada externa é uma composição química de 45% de zinco e 55% de alumínio. Por analogia com o primeiro, é usado para fins industriais. Uma cerca feita de aluzinco pode ser pintada com qualquer tinta, mas neste caso ficará mais cara do que uma cerca de polímero, que não é lucrativa.
  • Polimérico. Uma camada de polímero é aplicada a uma chapa perfilada galvanizada. Esta opção combinada aumenta as funções de proteção, melhora a resistência à umidade e à corrosão. A vida útil é aumentada para 50 anos. Como os polímeros são capazes de adquirir qualquer cor, seu uso leva a uma variedade de cores e texturas..

O perfil de metal é classificado de acordo com o tipo de camada protetora.

  • Poliéster. O agente quimicamente inerte é resistente a desastres climáticos, solventes e vários contaminantes. Tem uma superfície brilhante que pode ser facilmente limpa mesmo com chuva. Especialistas recomendam lençóis com proteção de poliéster para a construção de cercas ao redor de casas particulares.
  • Plastoizol tem uma superfície texturizada. Contém policloreto de vinila e vários tipos de plastificantes, o que aumenta a resistência do material a influências mecânicas e químicas.

  • Pural – tintura de poliuretano-poliamida, que torna a superfície fosca e sedosa. Um tipo de revestimento mais caro e com maior resistência a qualquer tipo de impacto. Devido ao seu alto custo, é mais frequentemente utilizado para a construção de estruturas de elite. Vantagens: aumento da vida útil do papelão ondulado até 50 anos, ampla faixa de temperatura, aumento da durabilidade da chapa galvanizada.
  • Acrílico – proteção ultravioleta e anti-química.

Considerando todas as informações descritas acima, as cercas são classificadas em vários tipos..

Tipos de cercas:

  • Cercas de luz sólida. Via de regra, eles são instalados em uma estrutura metálica feita de tubos perfilados. Para uso temporário, a fundação não é feita, os pilares são cravados ou cavados. Em áreas com clima ventoso, as estruturas não são utilizadas, pois são ineficazes. Para as demais zonas climáticas, a base é concretada, pré-reforçando a base. Recomenda-se cavar nos suportes a uma profundidade de 50 a 150 cm. Para o caixilho, são utilizados tubos de 40×40 mm, para os caixilhos do postigo ou portões – 80×100 mm. Como seções – folha perfilada com espessura de 0,5 a 0,7 mm.

  • Com suportes de tijolo. A cerca pode ser feita em dois tipos de alicerces: tira e colunar. Em qualquer caso, a carga principal recai sobre os pilares de suporte, e o resto do concreto desempenha o papel de proteção, evitando o impacto de terra úmida com papelão ondulado, a penetração de pequenos animais e outros convidados indesejados. Além disso, a base em tiras evita que as ervas daninhas se espalhem por trás da cerca..

As colunas de tijolo são mais sólidas do que as de metal, têm uma aparência apresentável e combinam bem com perfis de metal.

  • Em uma base de tira. Os especialistas consideram que é a mais resistente ao vento das opções propostas. Em termos de custo, é mais caro que os outros, mas o fim justifica os meios. A fundação pode ser feita despejando concreto usando armadura e fôrma, ou a partir de blocos de concreto armado. Os pilares de sustentação podem ser diferentes, mas devem ser instalados antes da concretagem e a base é concretada com argamassa. Em seguida, a base e os suportes são revestidos com materiais decorativos: pedra natural, tijolo, grés porcelânico.

A altura das cercas são:

  • Padrão até 3 metros. O tipo mais comum de esgrima.
  • Cercas altas de até 6 metros impedem a entrada de vândalos e protegem o local de vistas. Normalmente usado para fins industriais.
  • Mais de 6 metros. Cercas de altura semelhante são instaladas ao longo das rodovias como isolamento acústico. O espaço interno multicamadas dos painéis consiste em isolamento de espuma ou lã mineral.

Construções

O desenho de qualquer cerca implica a presença de apoios. Ao construir uma cerca a partir de um perfil, os tubos de metal são usados ​​com mais frequência, mas às vezes outras opções também são usadas..

Dependendo da localização das folhas, a cerca pode ser vertical ou horizontal. No primeiro caso, as ondas onduladas estão localizadas ao longo da cerca, paralelamente aos pilares, no segundo caso, o perfil é perpendicular aos apoios.

Uma parte importante da cerca é a fundação, que determina a estabilidade e confiabilidade de toda a estrutura..

Dependendo do arranjo, as cercas são classificadas nos seguintes tipos:

  • Sem fundamento. A opção mais econômica, pois apresenta baixo custo de tempo e custo. As estacas são concretadas, uma moldura de uma tubulação é soldada a elas, à qual, por sua vez, o papelão ondulado é aparafusado com parafusos auto-roscantes.

O perfil de metal pode ser fixado de duas maneiras:

  • Os suportes são fechados do lado de fora, e do lado da frente a cerca parece sólida.
  • As folhas são instaladas entre os postes de suporte e são visíveis.

  • Em pilhas de parafusos. A instalação é mais cara do que os suportes convencionais, mas a instalação é mais fácil e rápida. O método é apropriado para solo instável. A altura máxima da pilha é de 5 metros. Sua seção transversal depende do tamanho dos vãos. Por exemplo, se o comprimento das lacunas for planejado para ser de cerca de 2-3 m, o diâmetro será de 76 mm. O suporte deve ser aparafusado abaixo do nível de congelamento do solo. Para a instalação, bastam três pessoas, cada uma fazendo o seu trabalho. O primeiro deve apoiar o poste em uma posição estritamente vertical. Os outros dois usam alavancas para aparafusar a pilha no chão.

A vantagem de tais pilares de suporte é a capacidade de usá-los repetidamente..

  • Com base. Em comparação com a primeira opção, é mais confiável e estável. Uma cerca construída por este método durará mais tempo em solos pantanosos e macios e também será apropriada se houver quedas de relevo significativas no local..

  • Com fundação, suportes de tijolo e pedestal. O mais caro dos acima, entretanto, os custos se justificarão com uma longa vida útil e confiabilidade. Nesse caso, a base é primeiro preparada e, em seguida, a base é colocada sobre ela. O tijolo é utilizado na construção de estacas de suporte. Para maior resistência, tubos de aço são colocados no interior das colunas, bem como fixadores para a folha perfilada. Somente após a conclusão dos trabalhos preparatórios é que o perfil de metal é fixado.

Opções de decks:

  • Tradicional. A chapa é galvanizada em ambos os lados. Uma camada protetora de polímero só pode estar na parte frontal. Se um desenho for aplicado ao papelão ondulado, uma camada transparente será aplicada em cima dele para fixação. A borda superior da folha é uniforme.
  • Com imitação. O papelão ondulado tradicional pode ter uma cor diferente, por exemplo, sob o forro ou toras arredondadas. Também é procurado um perfil de metal com uma superfície que imita uma parede de tijolo ou alvenaria..

  • Figurado. A diferença do piso convencional é a forma incomum da borda superior. Os recortes podem ser retangulares, pontiagudos ou outras formas. A cerca parece mais decorativa e elegante.
  • Design modular cerca é uma cerca montada a partir de seções prontas, portanto, às vezes é chamada de “seccional”. Convenientemente, a montagem dessa cerca leva pouco tempo. Via de regra, o módulo é vendido parcialmente montado, ou seja, o deck já está preso aos postes.

Cores

A coloração das folhas perfiladas é universal: marrom ou verde. No entanto, pode ser alterado a pedido do cliente, mesmo multicolorido.

A cor do cartão canelado é dada pelo polímero com o qual a chapa galvanizada é recoberta. Este corante não desbota ao sol e, adicionalmente, protege a cerca contra tensões mecânicas. A paleta é determinada de acordo com o padrão alemão e é dividida em várias zonas, cada uma com seu próprio código de quatro dígitos. Esta classificação facilita muito a escolha.

Como regra, os fabricantes pintam a folha em um lado, mas sempre há opções disponíveis nos dois lados..

Alguns truques

A cor escura da cerca distrai a atenção dele, como se “escondendo” dos olhos. A luz expande visualmente o local, mas é mais facilmente suja.

A opção verde escuro é um clássico onde todos ganham. Essa cerca está em harmonia com gramados, árvores e arbustos..

A cerca branca é fácil de repintar ou pintar no futuro.

Cores modernas e elegantes de papelão ondulado sob uma árvore ou sob uma pedra são amplamente utilizadas em áreas suburbanas.

Dimensões (editar)

Antes de construir uma cerca, em primeiro lugar, é necessário conhecer as dimensões do material, o que lhe permitirá calcular corretamente o valor e otimizar custos.

Uma vez que a folha de metal é usada para a produção de perfis de metal, o comprimento pode ser qualquer.

Sua escolha se deve aos seguintes critérios:

  • Requisitos do cliente.
  • Altura da cerca.
  • O tamanho das copas ou paredes das estruturas de moldura.

A largura do tabuleiro varia de 980 a 1850 mm e depende do equipamento em que é produzido. Qualquer perfil é obtido em chapa de aço com 125 cm de largura, que é laminada a frio. O tamanho da folha é reduzido devido à onda ondulada – quanto maior, mais estreito fica o papelão ondulado.

Devido ao fato de que, durante a instalação, as placas perfiladas são fixadas por sobreposição, os especialistas utilizam o conceito de “largura útil”. Via de regra, é menor que o real por 4-8 centímetros..

A espessura é um valor estático. A versão padrão é 0,5-0,8 mm, mas também há 1 mm e superior. Na hora de escolher, eles são guiados pelo clima e pela finalidade da estrutura. Ao escolher uma folha perfilada para a cerca, deve-se entender que a resistência da estrutura dependerá da espessura do material sem levar em consideração o revestimento de polímero. Se a cerca for operada em uma área com alta carga de vento, então com uma pequena espessura, a folha perfilada pode deformar ou quebrar nos pontos de fixação.

A folha perfilada também é caracterizada pela altura da parte ondulada, que depende da forma e geralmente varia de 15 a 130 mm. Para a construção de uma cerca, você não deve usar papelão ondulado com uma altura de ondulação de mais de 21 mm.

O conhecimento das dimensões gerais do material utilizado e do perímetro da área cercada é necessário para cálculos precisos da estrutura.

Decoração

Via de regra, eles tentam fazer cercas para casas particulares, áreas infantis e parques em uma versão colorida e decorar com vários elementos decorativos..

A decoração na forma de um revestimento de polímero com imitação de uma parede de tijolo ou alvenaria está em demanda.

Os fabricantes oferecem uma grande variedade de modelos de madeira: eurolining, madeira, toras arredondadas.

A combinação de folhas perfiladas de diferentes cores ou diferentes formas da superfície ondulada, bem como a instalação de suportes de diferentes tipos de materiais, irão criar uma imagem original individual. Várias viseiras e plugues de proteção também podem servir como elementos decorativos.

As oficinas aceitam pedidos individuais que correspondem às ideias arquitetônicas dos designers. Por exemplo, decorações forjadas em portões e postigos lisos, bem como acima deles na forma de arcos e superestruturas, irão adicionar elegância ou adicionar um elemento de antiguidade..

O papelão ondulado encaracolado com diferentes opções para aparar a parte superior é a maneira mais fácil de decorar sua cerca. Se você tiver a oportunidade e habilidade dos proprietários, pode decorar um perfil de metal monocromático com desenhos brilhantes ou ornamentos aplicados por aerografia ou com um pincel comum.

As cercas dos jardins são frequentemente decoradas com plantas trepadeiras: uvas, hera, rosas trepadeiras. Além disso, a cerca perimetral pode ser fornecida com vasos de flores ou plantada com diferentes tipos de arbustos..

Se, ao construir uma cerca em um local privado, fornecer prateleiras e saliências nela, então, no futuro, ela poderá ser decorada com vasos de flores, elementos decorativos ou usada para armazenar pequenas ferramentas de jardim.

Existem maneiras mais originais de decorar cercas usando utensílios antigos ou técnicas feitas à mão. Por exemplo, pendure baldes velhos para bebês com flores plantadas ou vitrais em discos SD.

Qual é melhor escolher?

Conhecer suas características técnicas e de qualidade o ajudará a escolher o material certo para a cerca..

Para uma casa ou chalé particular

Feito de madeira

Uma cerca com folha perfilada e postes de madeira é a forma mais antiga de cercar o seu território. Este material é acessível, confortável, amigo do ambiente e suficientemente durável. Do ponto de vista estético, também não tem falhas. Existem muitos elementos decorativos, desde esculpir e queimar até tingir e pintar. No entanto, é importante notar as desvantagens, a principal delas é a baixa segurança contra incêndio. A rápida deterioração de postes de suporte e placas requer substituição frequente.

Existem, é claro, rochas que são impermeáveis ​​e se tornam mais fortes com o tempo, mas o material delas é caro e nem todos podem pagar.

Tijolo

As cercas de tijolo com uma folha perfilada parecem elegantes e bonitas. O material permite construir verdadeiras obras de arte com as mãos de mestres. Uma cerca é mais funcional do que de madeira, mais forte, mais confiável, mais monumental. O design não tem medo de ventos fortes, é à prova de fogo. Dentre as deficiências, destacam-se o medo da umidade, a presença de matérias-primas de baixa qualidade, escassa gama de cores, aumento de custos devido à necessidade de pagar pelos serviços dos mestres estilistas..

Pedra

Ideal para uma casa de campo escandinava de estilo finlandês, em forma de chalé ou clássicos alpinos. Normalmente, essas cercas não são altas e são decorativas por natureza. Os designers recomendam o uso de certos tipos de pedras para a construção de cercas. O arenito é um material quente e aconchegante, fácil de trabalhar e agradável ao tato, mas tudo é estragado por sua capacidade de colapsar sob a influência da umidade. Basalto, granito ou quartzito são muito duráveis, mas visualmente mais frios, por isso os especialistas aconselham combiná-los com elementos de madeira. A pedra natural é um material de construção caro, por isso é melhor usar pedra artificial, que não é inferior em decoratividade, mas vence em termos de propriedades operacionais..

Concreto

Blocos de concreto para cerca de papelão ondulado são muito procurados para cercar grandes áreas suburbanas, pois são rapidamente montados e têm baixo custo. Os fabricantes modernos oferecem materiais de diferentes texturas e formatos, o que aumenta sua popularidade..

PVC

Os especialistas não recomendam cercas de plástico como proteção para terrenos privados. Melhor uso – decoração de jardim frontal e canteiro de flores.

Policarbonato

Se o proprietário pretende instalar uma cerca em intervalos, por exemplo, com seções forjadas, mas a insegurança visual não for satisfeita, você deve voltar os olhos para um material como o policarbonato. Não é adequado como uma cerca independente, mas para resolver problemas de visibilidade, em combinação com outros elementos, vai decorar a cerca e torná-la elegante.

Profissionais alertam que o policarbonato não é capaz de suportar ventos fortes e granizo.

De uma cerca de piquete

Uma cerca de estacas de metal é um papelão ondulado cortado em tiras separadas. Portanto, a composição e a produção das estacas são semelhantes às de uma chapa perfilada. A altura das faixas varia de 1,5 a 1,8 M. O método de instalação é padrão: utilizando estacas de suporte e travessas transversais. Na presença de uma fundação de faixa, a resistência e a confiabilidade aumentarão significativamente. O perfil da shtaketin tem a forma das letras P e M ou semicircular. A segunda opção tem rigidez predominante devido ao grande número de costelas. Quando instaladas, as pranchas podem ser posicionadas tanto vertical quanto horizontalmente. A distância entre eles depende da vontade do proprietário..

Ao comprar, os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes fatores:

  • Os piquetes devem ser do mesmo lote.
  • É melhor inspecionar o produto pessoalmente, pois em um lote pode haver tiras de diferentes espessuras e qualidades.
  • As bordas devem ser costuradas. O rolamento aumenta a rigidez da cerca de estacas e elimina a possibilidade de ferimentos nas bordas durante o trabalho de instalação.
  • O número de camadas protetoras. Quanto mais houver, melhor será o material, mas, consequentemente, mais caro.

  • O número de reforços. Com o seu aumento, a resistência da shtaketina à flexão aumenta.
  • Método de coloração. Existem unilateral e bilateral. No primeiro caso, apenas a parte frontal é pintada..
  • Método de coloração. A pintura regular com pistola está disponível para qualquer proprietário. O revestimento de polímero é aplicado na fábrica, pois é necessário equipamento especializado. É mais confiável e, além das funções decorativas, protege contra tensões mecânicas. A pulverização em pó é uma tecnologia complexa associada ao cozimento de metal revestido com uma camada de corante seco em fornos especiais.

Com elementos de forjamento

Qualquer cerca será decorada com elementos forjados. Eles adicionam brutalidade e prestígio. Vãos feitos com este material são duráveis ​​e seguros. Contras: a cerca não protege do ruído, poeira e visões externas, tem um custo elevado.

Via de regra, os elementos forjados são combinados com outros materiais: tijolo, pedra, grés porcelânico.

Uma cerca feita de papelão ondulado em combinação com outros materiais tornou-se recentemente a mais popular. Antes da instalação, é importante familiarizar-se com as características técnicas do cartão canelado, que determinam a sua resistência e resistência às diversas influências. Por exemplo, a rigidez da folha depende da altura da ondulação e é um critério de seleção importante em condições de vento forte. A altura do perfil é determinada pela marca do cartão canelado. O metal é um material durável, mas pode enferrujar. Portanto, os elementos para a cerca devem ser feitos de chapa galvanizada, revestida com um polímero para proteção.

Para instalar pilares de suporte, é melhor usar concreto para vazar ou construir uma fundação. Existem menos problemas com folhas perfiladas do que com madeira ou tijolo. Tem um esquema de cores diferente, é adequado para colorir, é fácil de manter e instalar. A cerca de perfil metálico desempenha a função de isolamento acústico.

Para escolher uma folha profissional para a cerca, é melhor usar o conselho de especialistas e levar em consideração as avaliações dos proprietários:

  • Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à aparência. Abaixo do padrão pode ser visto a olho nu.
  • A superfície frontal coberta com tinta ou polímero não deve ter defeitos na forma de bolhas, rachaduras, arranhões. Caso contrário, o material durante a operação se tornará rapidamente inutilizável devido à corrosão..

  • As pontas de corte devem ser uniformes, sem lascar..
  • A ondulação de folhas da mesma marca é necessariamente a mesma. Ao fixar o papelão ondulado com sobreposição, as ondas devem se encaixar perfeitamente. Caso contrário, você terá que instalar pilares de suporte adicionais ou travessas, o que afetará o custo de todo o projeto..
  • Os fabricantes responsáveis ​​cobrem a parte frontal do perfil de metal com uma película protetora para protegê-lo durante o transporte e a instalação.
  • A disponibilidade de garantias e certificados adicionais, a prestação de serviços de apuração de custos e a quantidade de materiais é uma mais-valia para o fabricante.

Para edifícios públicos

Para a vedação de parques infantis, escolas, hospitais e outros locais socialmente significativos, são utilizadas diferentes opções. Se você precisa de uma cerca para surdos, na maioria das vezes eles escolhem uma de ferro de papelão ondulado. Ele é capaz de decorar e proteger.

Se você tiver fundos adicionais, pode melhorar a aparência da cerca usando uma cerca de estacas.

Parece menos monumental, mas também desempenha funções de proteção..

Como calcular?

Uma tarefa importante no estágio inicial é determinar o tamanho da cerca em si, calcular seu comprimento e altura. O construtor deve decidir sobre o tipo de material de esgrima a ser usado, o número de postes de apoio e travessas. Todas as conclusões devem ser consistentes com as capacidades do projeto, design e paisagem. Antes de iniciar a instalação da cerca, é necessário calcular a quantidade de materiais, componentes e peças decorativas, para os quais pode ser necessária uma calculadora.

Os seguintes fatores afetam o custo final:

  • O custo do perfil de metal. O nível de preço depende da marca, dureza e qualidade do metal.
  • Tipo de revestimento.
  • Comprimento da cerca.
  • O método de instalação de postes de apoio, pois está diretamente relacionado ao custo de aquisição de materiais, aluguel de furadeira ou pagamento de trabalho de contratado.
  • Número e tipo de suportes e postes intermediários, vigas transversais.
  • Número de acessórios, parafusos auto-roscantes, dobradiças, estruturas de travamento.
  • Número de plugues decorativos.
  • O número de estruturas de entrada na forma de portões e portões. Fator de dificuldade para sua instalação, dependendo do projeto e mecanismo de fechamento.
  • Custo de entrega de concreto, areia, brita e outros materiais necessários.

Alguns fabricantes, como bônus, oferecem aos seus clientes um cálculo da quantidade ótima de materiais e acessórios, bem como o custo de todo o projeto..

Um exemplo de cálculo do número de seções e seus tamanhos:

  • Suponha que você precise cercar uma área retangular medindo 20×15 metros. Seja a largura do portão de entrada 250 centímetros e o postigo 150 cm. Então, para calcular o comprimento total da cerca (DL), é necessário subtrair a largura das estruturas de entrada (B e K) do tamanho do perímetro da parcela (P). DL = P – (B + K), onde P = (20 m + 15 m) * 2 = 70 m, B = 2,5 m, K = 1,5 m. Portanto, DL = 70 – (2,5 + 1,5) = 66 m.
  • Via de regra, o comprimento do papelão ondulado é de cerca de 12 metros, o que pode causar transtornos durante o transporte e a instalação. Portanto, as folhas são cortadas em pedaços menores. Nesse caso, o número de segmentos incluídos em um módulo é determinado antecipadamente..

  • Suponha que o postigo e o portão estarão localizados lado a lado no lado igual a 20 m. Então o comprimento da cerca neste intervalo será de 20 – (2,5 + 1,5) = 16 m.

Isso significa que três seções são suficientes aqui: duas de cinco metros e uma de 6 metros.

  • O lado oposto do local, respectivamente, será dividido em 4 seções de 5 metros.
  • Nos outros dois lados da seção retangular, o número de módulos é calculado de forma semelhante a 15 m: 5 m = 3 seções.
  • Assim, o número total de seções será 2 + 4 + 3 +3 = 12 seções de cinco metros e uma seção de seis metros..

Um exemplo de cálculo de estacas de suporte:

  • O número de apoios é sempre 1 a mais que o número de seções. Fórmula: K = N + V. Em nosso exemplo, o número de módulos é N = 13, o que significa que serão necessários 14 pilares de suporte.
  • O comprimento dos apoios também é um valor calculado. A parte superior deve ser 5 a 7 centímetros mais alta que a folha perfilada, o fundo da pilha, em regra, é 10 cm mais longo, mais outros 80-120 cm para aprofundamento no solo. Se houver uma fundação em faixa, 40-50 cm é o suficiente. Suponha que a altura da cerca seja planejada para 2 metros. Então, se todas as condições forem atendidas, o comprimento da coluna (DS) será o seguinte:

Ao cavar no solo, DS = 200 + 15 + 120 = 335 cm.

Com uma base de tira DS = 200 + 15 + 50 = 265 cm.

Um exemplo de cálculo do número de folhas perfiladas:

  • A altura da cerca depende do comprimento do papelão ondulado. No exemplo dado, é igual a 2 metros, o que significa que uma folha de tamanho padrão de 12 metros deve ser dividida em 6 partes.
  • Suponha que para a construção eles escolheram a marca C21 com largura de 1 m. Então, para uma seção de cinco metros, serão necessárias 5 placas profissionais, e para uma seção de seis metros, respectivamente, seis.

O número total de segmentos de dois metros (KO) pode ser calculado usando a fórmula:

KO = n1 * 5 + n2 * 6, onde n1 é o número de seções de 5 m de comprimento, n2 é o número de módulos de seis metros.

Assim, KO = 5 * 5 + 1 * 6 = 66 seções.

Como um retardo, são usados ​​tubos de metal, cujo comprimento corresponde às dimensões dos módulos da cerca. Para uma cerca de dois metros, as travessas devem ser instaladas em duas camadas. A este respeito, o número de defasagens é fácil de calcular, você precisa dobrar o número de módulos de esgrima. No exemplo dado, existem 13 seções, o que significa que serão necessárias 26 travessas..

Para cercar um terreno medindo 20×15 m, você precisa do seguinte:

  • 14 estacas de suporte.
  • 26 montagens transversais (lag).
  • 66 folhas de perfil de metal, 2 metros cada.

Preparação

O trabalho preparatório inclui a inspeção da área cercada, sua marcação.

Nesta fase, é importante levar em consideração as normas sanitárias:

  • A distância para edifícios residenciais deve ser de pelo menos três metros.
  • O vão para as dependências é de 1 m.
  • Para locais de criação de gado e aves – pelo menos 4 metros.
  • Distância às árvores, dependendo da altura de 2-4 m, arbustos – 1 m.

A distância é medida a partir da parede ou do porão da casa.

Os especialistas prestam atenção que outros elementos das edificações, como alpendre, dossel ou janela saliente, projetando-se além do plano das paredes por um intervalo de menos de meio metro, não são um ponto de referência.

Se necessário, no limite da instalação da cerca, realizam a limpeza, eliminam grandes obstáculos.

As estacas são cravadas ao longo de todo o perímetro da área cercada com uma corda esticada sobre elas como um “contorno” para suportes intermediários.

Os postes de canto de apoio também são instalados durante a fase de preparação. Eles, via de regra, marcam a altura do solo..

Ao mesmo tempo, é recomendável marcar a localização do postigo e do portão..

Os especialistas recomendam, na presença de grandes quedas de relevo de até 50 centímetros, alinhar essas áreas ou prever uma estrutura escalonada da cerca.

O próximo passo é preparar as indentações para os suportes. Os poços devem ter a mesma profundidade para que a cerca de perfil de metal seja uniforme. Sua largura depende da seção transversal das estacas de suporte, como regra, seu tamanho é pequeno. Cavar depressões com uma pá não é muito conveniente, é melhor usar uma furadeira para esses fins. Com a ajuda dele, são feitos furos no solo para apoios, cuja profundidade depende da altura planejada da cerca e é de pelo menos 30% dela, de acordo com recomendações de técnicos especialistas..

Montagem

A instalação de pilares de suporte pode ser feita de várias maneiras, que diferem em laboriosidade e grau de confiabilidade. A escolha do método às vezes é determinada pelo tipo de solo ou características da paisagem..

O método de instalação sem fundação é apropriado no caso de uso temporário da cerca ou boas condições da paisagem e propriedades do solo.

Dependendo das características do terreno no local e da profundidade do lençol freático, existem vários métodos para a instalação de suportes:

  • Enterrar ou dirigir com uma marreta é o método mais simples e antigo. É utilizado no caso da versão com postes metálicos redondos. Neste caso, seu diâmetro deve ser superior a 50 mm, e o tamanho do aprofundamento não deve ser inferior a 125 cm. O método é aconselhável apenas na presença de camadas de terra sólida.

  • Preenchimento de pilares. Da mesma forma, o primeiro é usado para solos densos, mas é mais trabalhoso. Os especialistas observam a confiabilidade e durabilidade dos suportes martelados.

O processo de instalação consiste em colocar uma “almofada” de areia no fundo da cava e a seguir encher a coluna com uma mistura de brita e pedrinhas, bem como a sua compactação sequencial.

  • A concretagem parcial ou total é uma das formas mais confiáveis ​​de reforço de estruturas de suporte, independentemente das características do solo. Sua desvantagem em comparação com os métodos listados acima é seu custo mais elevado. Hastes ou placas adicionais são soldadas à base do poste de metal com antecedência como reforço. O aprofundamento deve ser de no mínimo 125 centímetros, primeiro despejando-se sobre ele uma camada de brita e areia de até 10 cm para proteger os suportes do congelamento. Um pilar é colocado sobre o “travesseiro” de cascalho, após o qual a cova é preenchida com concreto. A construção pode ser continuada somente depois que a solução solidificou completamente..

O algoritmo de ações para qualquer método é o mesmo:

  • Se tubos de metal são usados ​​como suportes, as tampas são primeiro soldadas em suas extremidades. Eles fornecem proteção e evitam que a umidade e a terra entrem.
  • Em primeiro lugar, os pilares são instalados nos cantos da área cercada e perto do portão com um postigo. É importante controlar sua verticalidade..
  • Ao longo da linha da cerca indicada anteriormente, os suportes intermediários são montados da mesma maneira.

Se a cerca for planejada para ser usada por um longo período ou se as características do solo não permitirem a instalação da cerca da forma acima descrita, a cerca é montada sobre uma fundação de faixa. Um método semelhante é típico para áreas pantanosas ou com solos soltos macios e permite que você torne a cerca mais estável e durável..

A estrutura do papelão ondulado costuma ser leve, portanto, para sua instalação, basta aprofundar 50 cm. Para isso, cavam uma vala com profundidade de 60 a 80 centímetros e largura de 20-50 cm ao longo do planejado linha. mistura. Os profissionais aconselham deitar com água e compactar bem, para que a seguir o solo não absorva a humidade do betão. A fôrma de retenção e o material de impermeabilização são dispostos em toda a vala. Reforço com seção de 10 mm no interior da vala em todo o volume. Ele é preso por soldagem. Os suportes são instalados nas ranhuras preparadas e soldados aos acessórios. Toda a fundação é derramada com concreto. A cofragem só deve ser retirada depois de totalmente solidificada..

Em alguns casos, os pilares são adicionalmente fixados com parafusos auto-roscantes usando placas.

Tubos de perfil são usados ​​como membros transversais. O esquema de suas montagens é horizontal. O diâmetro ideal é de 20 a 40 mm. Atrasos são soldados a estruturas intermediárias e de suporte.

Existem três métodos de soldagem:

  • As travessas são soldadas a topo.
  • Nas laterais das estacas de suporte.
  • As travas são fixadas com um suporte em forma de U, que foi previamente soldado ao suporte.

Para a fixação, você pode usar não apenas soldagem, mas também “caranguejos” – fixações na forma de conexões aparafusadas.

Todas as superfícies de metal das cercas que foram soldadas devem ser preparadas como proteção anticorrosiva. Na mesma fase, é melhor pintar a moldura, pois será mais difícil fazê-lo..

É possível instalar chapas de perfis metálicos sem soldagem com parafusos autoatarraxantes. Para isso, são feitos furos nas toras transversais para os fixadores, a distância entre eles deve corresponder ao degrau do perfil. Os especialistas aconselham sobrepor o perfil aos feixes transversais da onda. É importante lembrar que você precisa fixar o papelão ondulado no centro da onda inferior.

A instalação de um postigo e de um portão começa com o fabrico de uma moldura especial. Para evitar flacidez e deformação das faixas, uma faixa oblíqua é soldada a cada uma, que conecta as molduras superior e inferior em bordas opostas. Após a fixação da estrutura nas dobradiças, é revestida com papelão ondulado. Às vezes, com um postigo ou com um portão para dar rigidez, os suportes são conectados com um lag adicional.

Se o trabalho de instalação estiver concluído, a cerca é decorada com uma decoração. Para fazer isso, use elementos forjados ou de madeira, tampões de plástico para parafusos auto-roscantes ou outras conexões, lados esculpidos no topo da cerca.

No mesmo estágio, é realizada a pintura ou desenho de um padrão na superfície da folha perfilada.

Os suportes devem ser estritamente verticais, o que é verificado usando um prumo durante a instalação. Caso contrário, toda a estrutura pode mudar seus parâmetros geométricos..

Se o local tiver um declive, ao instalar a cerca na fundação, é recomendável fornecer uma opção de vários níveis. Deve-se ter em mente que a diferença de alturas deve ser a mesma..

Algoritmo de ações:

  • Escava uma trincheira com 50 centímetros de profundidade e igual ao primeiro nível.
  • No final do primeiro nível, é aprofundado até a profundidade desejada..
  • Cada nível subsequente é rebaixado para o meio do anterior..

Ao calcular o número de defasagens transversais, é necessário levar em consideração a altura da cerca.

Os especialistas recomendam colocar a primeira e a última vigas a 20-30 centímetros da borda. Por exemplo, para uma cerca de dois metros, duas barras transversais são suficientes..

Ao usar postes de madeira, é melhor tratá-los com um anti-séptico. No caso de utilização de outros materiais para reforço da cerca: tijolo, telha, concreto, rede de malha, também é necessário prever a possibilidade de aumentar sua vida operacional.

A distância entre os apoios não deve ultrapassar 3 metros para eliminar o efeito “vela”. As estacas de suporte para o portão são escolhidas com um diâmetro maior do que para a cerca.

A vida útil de uma cerca feita de folhas perfiladas é bastante longa, mas isso não exclui a manutenção preventiva periódica e a eliminação de defeitos..

As principais razões para o seu aparecimento são as seguintes:

  • O aparecimento de ferrugem em locais não cobertos com agentes anticorrosivos ou em caso de violação da camada protetora. Para eliminar o defeito, a área danificada é limpa com lixa, desengordurada com álcool e coberta com várias camadas de primer e depois pintada. No pior dos casos, a folha inteira pode precisar ser substituída.
  • Destruição de pilares de suporte ou intermediários. A eliminação depende da natureza do defeito e do tipo de material com o qual os suportes são feitos. Se houver danos graves, é melhor substituir os postes..
  • Defeitos de defasagens transversais. Se forem identificadas áreas suscetíveis à corrosão, elas devem ser tratadas adequadamente. Se os elementos de conexão estiverem quebrados, eles precisam ser trocados..

  • Se a cerca foi construída violando a tecnologia, os resultados não tardarão a chegar. Teremos que eliminá-los à medida que forem identificados.
  • Após desastres naturais, pode ocorrer erosão do solo sob a cerca. Como medida temporária, é suficiente reforçar a cerca com apoios provisórios, mas no futuro recomenda-se a realização de grandes reparações.
  • Duas vezes por ano, na primavera e no outono, o papelão ondulado na cerca deve ser lavado da sujeira acumulada com água e sabão.
  • Produtos químicos domésticos podem ser usados ​​para limpeza, mas solventes agressivos, como acetona, não são recomendados.

Opções de design

Para proteger os pilares de suporte e intermediários contra umidade e fenômenos corrosivos, buchas especiais são fixadas a eles por cima. Ao mesmo tempo, eles podem desempenhar funções decorativas. Os fabricantes oferecem uma grande variedade de tipos de decorações semelhantes.

Eles são bonitos, feitos de materiais modernos e se adaptam perfeitamente à sua função protetora..

Os designers usam elementos forjados ou de madeira para adicionar leveza à estrutura maciça. Lados esculpidos no topo da cerca criarão uma aparência original.

A combinação de diferentes materiais e texturas também permite adicionar notas de individualidade e exclusividade à aparência do site..

Uma cerca de estacas é uma boa opção para durabilidade e resistência. Ao encaixar placas estreitas, os designers criam opções elegantes.

Você pode fazer uma cerca original usando folhas de papelão ondulado e lata deixada de outra construção, então você obtém uma espécie de patchwork de metal.

Cercas feitas de folha perfilada podem ser decoradas com elementos forjados.

As seções de perfil de metal podem ser posicionadas vertical e horizontalmente, o que também é um elemento de design.

Além de brincar com a forma e localização das seções, você pode considerar opções com diferentes tipos de pilares de suporte: metal, tijolo, pedra, concreto.

Os fabricantes oferecem diversos modelos de pisos com imitação de diversos tipos de materiais, o que permite decorar uma cerca com baixo custo, por exemplo, com alvenaria ou madeira..

Como fazer uma cerca de papelão ondulado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.