Hoje é difícil encontrar uma pessoa que comece a construir uma casa sem alicerces. Seu papel na construção de quase todos os edifícios é muito importante, é difícil superestimar. E para uma garagem como uma casa para um carro, a base é uma obrigação..
Todo proprietário de carro sonha em ter uma garagem. E se não houver como comprá-lo, você definitivamente deseja construí-lo com suas próprias mãos. Essa ideia é especialmente popular entre os proprietários de casas particulares ou chalés com grandes terrenos. Tais edifícios geralmente estão localizados fora da cidade, o papel do carro aumenta significativamente, e com ele a necessidade de ter garagem.
Peculiaridades
Se falamos sobre as características de construir uma garagem com suas próprias mãos, você deve entender claramente como deseja construí-la. É necessário fazer desenhos da futura construção, em que tudo deverá ser pintado nos mínimos detalhes. Depois disso, você deve escolher o tipo de fundação que formará a base da futura garagem e fazer os cálculos necessários.
É importante entender aqui que mesmo uma pequena peça esquecida pode causar inconsistências nos cálculos e ser a causa da destruição da garagem..
Por exemplo, muitos dos que constroem uma garagem, durante os cálculos, esquecem-se do peso da cobertura, o que provoca erros na documentação técnica, seleção incorreta do tipo de fundação, distribuição incorreta de cargas, etc. E já na fase de construção, verifica-se que a garagem não pode ser operada e o dinheiro gasto na construção é simplesmente desperdiçado..
Outra característica importante é que você precisa entender claramente para que é necessária uma garagem. Se houver apenas um carro nele, não há sentido em torná-lo muito espaçoso. Se ele vai realizar outras funções, as dimensões devem ser adequadas.
Qual deve ser a profundidade?
Uma questão importante ao criar uma fundação para uma garagem é uma questão de profundidade. É claro que quanto maior for a base, melhor. Mas sua construção é um processo bastante caro, por isso quero fazer de tudo para gastar menos recursos e obter um melhor resultado. Deve-se dizer que a espessura da fundação dependerá do solo em que será construída.. Os principais critérios neste caso:
- tipo de solo;
- a altura da subida das águas da enchente na primavera, a chamada lavagem;
- número de andares do edifício;
- a necessidade de construir uma sala subterrânea.
A análise do solo geralmente é feita em três etapas:
- determinar a profundidade de congelamento da terra na estação fria;
- amostragem de poços;
- estabelecendo o nível de aumento do lençol freático.
Com base nesses critérios, o nível necessário de imersão da fundação no solo deve ser calculado..
Naturalmente, os solos são diferentes. Os mais comuns são:
- arenoso;
- rochoso, com estrutura integral;
- turfeiras;
- argiloso;
- rochoso, com estrutura fragmentária.
O mais confiável dos acima seria tipo de rocha. Via de regra, é representado por explosões vulcânicas solidificadas e misturas de rochas fortemente pressionadas umas contra as outras, o que o torna sólido e sólido. Para tais casos, você pode prescindir de uma fundação totalmente, já que tal solo pode idealmente se tornar um..
Se falamos de solo grosso, então consiste em cascalho, bem como várias formações cristalinas. Esse solo não possui uma estrutura integral e, portanto, apresenta certa folga..
Neste caso, ao trabalhar com uma fossa, é necessário saber que a fundação deve estar enterrada no solo cerca de meio metro..
Muito comuns são solos arenosos. E são considerados bastante desfavoráveis para o assentamento, uma vez que têm propriedades pronunciadas de fluidez e também não são plásticos. Após a exposição permanente à umidade e carga constante, tais solos tendem a ser fortemente compactados. E em solos pesados desse tipo, geralmente é extremamente difícil construir algo. Neste caso, a profundidade de assentamento recomendada será de cerca de 80 centímetros, sendo que 40 centímetros devem ser levados para a base e outros 40 para o travesseiro..
Solos baseados em argilas. O fato é que, quando seco, esse solo pode encolher e, com umidade elevada, pode ocorrer deslizamentos de terra. Quando exposto a baixas temperaturas, o solo simplesmente incha devido à sua estrutura. Nesse caso, seria melhor usar uma fundação por estacas, que deve ser colocada 20 por cento acima do nível de congelamento, com risco de inundação..
Se falar sobre turfeiras, então esse tipo de solo também não é confiável para a criação de alicerces devido ao alto teor de vários tipos de resíduos vegetais, além da alta umidade e compressão desigual. Por essas razões, é quase impossível fazer uma fundação em tal solo. Se, no entanto, a construção precisa ser realizada neste tipo de solo, então é melhor substituí-lo por arenoso e, em seguida, fazer uma fundação do tipo estaca. Esta é a única maneira de sair da situação.
Se a análise do solo não pode ser feita, ou tem que ser ignorada, então a fundação da tira é colocada a uma profundidade de pelo menos um metro. A largura do monólito, neste caso, é de 40 centímetros. E em todo o resto – as cargas de peso são divididas pelas propriedades de suporte do solo. O valor resultante será o mínimo aceitável. No cálculo, deve-se lembrar que a espessura das paredes da base da garagem será um pouco maior que as dimensões dos blocos..
Tipos de fundação
Como você pode ver acima, existem diferentes tipos de fundação.. A classificação mais comum é a seguinte:
- colunar;
- fita;
- fundação de faixa monolítica;
- flutuando;
- entulho de concreto;
- parafuso.
Existem outros tipos, mas raramente são usados..
Se falar sobre fundação colunar, que também é chamado de pilha, é melhor fazê-lo para uma garagem de metal ou estrutura. Isso manterá a disponibilidade de toda a estrutura e garantirá a facilidade de construção. Para fazê-lo, basta medir as dimensões do módulo e, em seguida, determinar o número necessário de estacas. Em seguida, você precisa remover o solo sob cada pilha. Eles próprios podem ser feitos de vários materiais. Para reforçar a estrutura, não será supérfluo concretar estas estacas. E no topo das colunas, as peças já estão instaladas, às quais a moldura da garagem será posteriormente fixada.
O segundo tipo de fundação é fita. Esta opção será mais cara do que a colunar, pois é mais difícil de fazer e sem alguma experiência é quase impossível. Primeiro, uma trincheira é cavada em torno do perímetro da futura garagem e, em seguida, é concretada. O último elemento será fortalecer a estrutura resultante para evitar a destruição. Como regra, essa base é criada quando a garagem é feita de tijolos ou blocos pesados. Em certos casos, você pode fazer uma laje de fundação monolítica, que se parece com uma laje de concreto comum, mas por dentro é reforçada com uma estrutura reforçada.
Se falar sobre base tipo fita monolítica, é usado com bastante frequência. Externamente, parecem caminhos enterrados no solo e copiando a forma do fundo do edifício. Se este tipo for usado para a construção de uma garagem, então basta colocar a fita de fundação apenas ao longo do perímetro externo..
Assim chamado fundações flutuantes fazer quando o solo sobre o qual a construção será realizada for instável. Na verdade, esta é uma espécie de laje monolítica que se encontra sob toda a área de construção. Essas fundações serão uma excelente solução nos casos em que seja necessário construir uma garagem tipo tijolo em terreno instável, ou tal edifício feito de concreto aerado ou pedra. Freqüentemente, a base dessa fundação de laje é uma laje de concreto armado..
Se houver poucos fundos para criar uma fundação, você pode usar Fundação de concreto. Mas apenas se o edifício estiver sendo construído em terreno sólido e estável. A redução de custos pode ser alcançada através da utilização de entulho, a partir do qual é feita a alvenaria, após os quais são retirados 5 cm da camada de solo e formada uma almofada para a fundação, graças ao assentamento e compactação de camadas de 15 cm de areia e brita. Em seguida, tudo isso é despejado com uma camada de concreto de 15 centímetros, após o que as pedras são colocadas sobre ela. Deve haver uma distância de cerca de 5 cm entre eles.
Agora, a estrutura é limitada à cofragem, após a qual uma camada de 25 cm de cimento é derramada.
A fundação em faixa é uma estrutura de concreto e ferro, localizada ao longo de um perímetro pré-determinado. Essa fundação é feita de material de tijolo de concreto ou blocos de silicato de gás. Ou pode ser apenas uma base de concreto.
Dependendo do material usado, a vida útil de tal fundação pode variar de 40 a 150 anos.. Se falarmos sobre suas vantagens, deve-se notar:
- tecnologia de construção simples;
- uma base adequada para vários materiais de construção;
- excelente resistência a mudanças de temperatura.
E se falamos sobre as deficiências, devemos citar:
- alto custo de materiais;
- tecnologia de construção difícil.
Como você pode ver, há um grande número de tipos de fundações. O principal a lembrar é que os principais critérios na escolha do tipo de fundação são o tipo de materiais utilizados na construção da garagem, bem como o tipo de fundação sobre a qual o edifício será inserido..
Materiais (editar)
A construção de uma garagem pode ser efectuada em diversos materiais.. Os mais populares hoje são:
- argila expandida ou blocos de concreto de argila expandida;
- blocos de espuma;
- blocos de concreto.
Estes últimos são geralmente muito procurados hoje em dia para a construção de alicerces e paredes de pequenos edifícios. Para criar blocos de concreto uma composição especial é usada, consistindo de cinzas, areia, escória e outros materiais. É fácil de colocar e ao mesmo tempo muito durável, sendo, portanto, uma excelente solução para a criação de uma base. Os blocos de concreto são de dois tipos – ocos e sólidos. Mas para a fundação da garagem, apenas os inteiros devem ser levados. É benéfico usá-los na fundação pelas seguintes razões:
- Eles estão disponíveis;
- confiável e durável;
- a velocidade de assentamento da base aumenta;
- redução de custos de concreto;
- propriedades refratárias altas.
Ao mesmo tempo, essa base terá suas desvantagens:
- é impossível usar esse material em solo solto ou argiloso;
- a resistência à umidade do bloco de concreto é extremamente baixa;
- se a carga no bloco de concreto for transversal, sua resistência cai significativamente.
Outra opção popular é uma base feita de blocos de espuma.
Ao criá-los, utiliza-se areia, água, cimento e também um agente espumante..
As vantagens de uma base de bloco de espuma são:
- falta de impurezas prejudiciais;
- excelentes características de isolamento acústico e térmico;
- baixo fator de retração, além de excelente resistência à umidade;
- boas propriedades refratárias;
- excelente resistência aos fatores naturais;
- peso pequeno;
- baixa higroscopicidade;
- longa vida útil;
- facilidade de processamento.
Ao mesmo tempo, os blocos de espuma também têm desvantagens:
- bastante frágeis, e ao tentar dobrar, eles rapidamente perdem força;
- absorva bem a umidade;
- só pode ser usado para fundações de pequenos edifícios.
Além disso, hoje você pode ver frequentemente o uso de materiais de concreto de argila expandida para formar a base da garagem.
Esse material tem as seguintes vantagens:
- excelente isolamento térmico;
- boa resistência aos fatores naturais;
- após a construção, o edifício encolhe o mínimo;
- Amizade ambiental;
- excelente resistência à radiação;
- baixo custo;
- nenhuma substância prejudicial é liberada quando exposta a altas temperaturas.
Se falarmos sobre as deficiências de tal material, então deve ser dito que:
- o material é extremamente inconveniente de processar;
- os blocos são facilmente destruídos quando expostos a uma natureza dinâmica;
- ao usar tais materiais, é imperativo criar camadas de isolamento térmico e impermeabilizante.
Ao mesmo tempo, as fundações podem ser feitas de outros materiais. Muitas vezes você pode encontrar informações de que eles são feitos com travessas, tijolos, blocos de silicato de gás ou até mesmo pneus..
Como fazer?
Agora, depois de ter sido informado sobre os vários materiais para criar uma fundação, seus tipos, características e características, deve-se prestar atenção à questão de como fazer uma fundação com suas próprias mãos. Isso é extremamente importante, porque se a construção não sair conforme o planejado não será possível consertar nada. Suponha que já tenhamos traçado um plano para a garagem perto da casa, fomos capazes de calcular o que precisamos para concluir a obra.
Agora vamos falar sobre como preencher a base em etapas..
A primeira etapa será a terraplenagem. Na maioria das vezes, recomenda-se preencher a fita a um nível de 40-50 cm. Via de regra, este valor não inclui o chamado travesseiro, cuja espessura deve ser de pelo menos 20 cm. Ou seja, a profundidade da vala para a fundação deve ser de 65-70 cm. A largura, se desejado, pode ser escolhida arbitrariamente. Antes de realizar o vazamento direto da solução, é necessário realizar a cofragem. Nesse caso, é melhor focar nas dimensões dos blocos comprados, e também saber que a largura da fita de base deve ser um pouco maior do que a das pedras. Além disso, deve haver espaço livre para que você possa reforçar os painéis da estrutura com espaçadores..
Se o solo não for muito denso, a área de suporte da estrutura no solo deve ser aumentada artificialmente. Isto pode ser feito aumentando a largura da vala e instalando previamente a betonilha, sobre a qual será colocada a cofragem.. É verdade que, com esta opção, você terá que aumentar a profundidade da base da fundação de acordo com o tamanho da espessura do aterro..
A segunda etapa será a formação do travesseiro. Para isso, é necessário fortalecer o fundo da vala o máximo possível, depois colocar um pouco de argila e calçar. É necessário colocar areia grossa sobre ele. É necessário tanto que, após a compactação, esta camada tenha um tamanho de 1 m. Pedra britada fina é colocada no topo de modo que seu nível seja de 1 m. A presença de uma almofada permitirá amortecer os movimentos do solo, se houver..
A terceira etapa será a criação da cofragem. Isso pode ser feito de várias maneiras. Os escudos podem ser feitos de tábuas. A altura da cofragem deve ser ligeiramente superior à profundidade do vazamento. Se a base for em bloco, é melhor fazer uma moldura de tipo não removível. Você pode comprar um molde ou fazer você mesmo com placas. Por dentro, essa estrutura deve ser envolvida em papel alumínio. Isso é necessário para que a umidade não seja absorvida pela madeira, o que pode causar concreto irregular e diminuir a resistência da construção..
A quarta etapa será o reforço. Os parâmetros do wireframe devem ser menores que a profundidade e largura do preenchimento. O próprio reforço deve ser de pelo menos 50 mm em relação ao corte da fita. Se a pedra for colorida, o metal começará a se corroer. Para prevenir sua ocorrência, é necessário levar óculos de plástico especiais. É melhor não soldar o tricô, mas fazer você mesmo. Deve ficar claro que a moldura não deve apenas fornecer a resistência da base, mas também garantir a conveniência de trabalhar com a solução. Ao trabalhar em uma fundação, você só precisa de reforço de metal.
Quaisquer outras opções para o tipo de haste composta, embora mais baratas, não são adequadas para o reforço da fita..
A última etapa será a concretagem do concreto, executada da forma mais homogênea possível sobre o tamanho de toda a fôrma. Após todo o concreto ser concretado, deve-se compactá-lo com um vibrador especial, que lhe permitirá ter certeza de que sua densidade será máxima. Agora resta dar tempo para o concreto endurecer, bem como secar tanto quanto possível. Via de regra, o concreto endurece por cerca de 10 dias e a secagem depende das condições climáticas..
dicas e truques
Existem muitas recomendações sobre este assunto.. Aqui estão apenas alguns deles:
- É melhor planejar o trabalho de forma que seja concluído em um dia..
- Outra dica é usar brita de granulação fina como enchimento para uma mistura de concreto. O fato é que a solução, após o vazamento, precisará ser compactada para extrair a água e o ar dela. A fita sob a garagem não pode se orgulhar de grandes parâmetros e é muito, muito difícil compactar concreto à mão e de qualidade realmente alta, que é preenchido com grande massa de enchimento..
- Conselho não menos importante – se a garagem está sendo construída na estação fria, então é melhor não escoar a fita especialmente. Melhor deixar a solução ficar mais forte por conta própria, sem interferência desnecessária. Só neste caso a base pode ser realmente de alta qualidade e durável, como foi concebida durante o planejamento.
- Se você deseja instalar um elevador de carro no futuro, deve calcular isso com antecedência. Se você simplesmente começar a usar o elevador sem preparação e construção preliminares, depois de um tempo qualquer piso começará a se deteriorar..
Como você pode ver, você pode fazer uma fundação para uma garagem com suas próprias mãos. Mas isso requer certo conhecimento, levando em consideração uma massa de fatores, desde o solo até as propriedades do material. Mas se tudo for calculado corretamente, você pode obter uma base sólida e de alta qualidade, que será uma base excelente para sua futura garagem..
Para obter informações sobre como cavar uma trincheira sob a fundação, veja o próximo vídeo.