Dicas e conselhos valiosos para a construção de uma banheira

Dicas e conselhos valiosos para a construção de uma banheira

Quase todo proprietário de uma casa de campo sonha com seu próprio banho. Pode até ser uma pequena casa de banhos, mas própria, na qual você pode vaporizar com uma vassoura perfumada e depois beber bastante chá quente. Nele você pode relaxar e se recuperar após uma cansativa semana de trabalho. E alguns apenas por causa de um banho e decidem comprar uma área suburbana, para poderem pelo menos ocasionalmente escapar da agitação da cidade e, junto com a família e amigos, relaxar de corpo e alma.

Afinal, um verdadeiro banho russo não é um luxo. Construa até mesmo uma pequena sauna em seu próprio terreno, investindo um mínimo de fundos, e todos podem obter o máximo benefício. Vamos lhe ensinar como fazer um projeto corretamente e construir uma casa de banho com suas próprias mãos em uma área suburbana.

Peculiaridades

O prazer que se obtém depois de visitar a sauna não se compara nem a um banho de verão nem a um banho quente..

E o banho tem muitas vantagens:

  • uma visita à sala de vapor tem um efeito benéfico na limpeza e renovação da pele;
  • ajuda a limpar o corpo de toxinas e toxinas;
  • melhora o funcionamento do sistema respiratório;
  • ajuda a normalizar o trabalho dos órgãos internos;
  • ajuda a aliviar a fadiga e a eliminar as dores musculares;
  • uma visita regular à sala de vapor permite que você se esqueça de doenças como ARVI e ARI.

É preciso muito trabalho para construir, mas vale a pena. E antes de iniciar a construção, você precisa decidir sobre o local da futura construção. De acordo com as regras de segurança contra incêndio, o balneário deve ter pelo menos 1 metro até a cerca e outros edifícios..

Mas também não vale a pena colocar a banheira perto de poço, banheiro ou fossa de compostagem, pois o escoamento da água da banheira é fonte de poluição. Tradicionalmente, o balneário localiza-se em uma colina ou em um pequeno declive, pois facilita o escoamento natural da água utilizada..

O balneário pode estar localizado sob o mesmo teto de um prédio residencial – esta opção é conveniente para quem planeja usar a sauna a vapor durante todo o ano. Com essa disposição de prédios no local, você não precisa andar pela rua após a sauna a vapor. E mais uma vantagem – nenhuma comunicação adicional é necessária em todo o site. Portanto, essa construção será mais barata. Mas de acordo com os requisitos de segurança contra incêndio, é permitido usar apenas um fogão elétrico em tal banho. E muitos modelos, via de regra, não fornecem o calor e o vapor necessários..

Outra opção vencedora é colocar um balneário próximo à piscina ou ducha de verão. Mergulhar em água fria após a sauna a vapor será especialmente agradável para os conhecedores de procedimentos de contraste. E se houver um reservatório perto de seu local, considere a opção de construir um banho nas imediações.

Mas se não houver reservatório ou piscina no local, pode-se organizar uma área de lazer com mirante ou redes. Em uma grande banheira, a área de relaxamento pode estar localizada sob o mesmo teto ou localizada na varanda no verão.

Para construir um balneário de alta qualidade no país, você deve:

  • elaborar um projeto de construção adequado;
  • pensar na conexão de todas as comunicações necessárias – eletricidade, esgoto e abastecimento de água;
  • elaborar um plano de trabalho por etapas;
  • fazer um orçamento, adquirir os materiais e ferramentas necessários;
  • construir uma casa de banhos e realizar todas as comunicações;
  • realizar decoração de interiores.

Projetos

Na fase de planejamento da construção, é necessário definir o projeto. Um desenho detalhado em papel ajudará a visualizar o resultado. Hoje, muitos projetos de sucesso podem ser encontrados na Internet. E você pode fazer a escolha certa por conta própria, sem a ajuda de especialistas contratados. E também em algumas noites livres você pode dominar um programa de computador de forma independente e elaborar um projeto a seu próprio critério.

No projeto de design finalizado, vale a pena indicar com antecedência onde e como serão feitas todas as comunicações., e também preparar informações sobre a decoração e decoração utilizada. A escolha de um projeto adequado depende muito da área do local e das capacidades financeiras. Portanto, antes de mais nada, é importante definir a área do edifício. Lidar com esse problema é fácil – pense em quantas pessoas tomarão banho de vapor em seu banho. Leve em consideração também feriados e aniversários em família, que podem contar com a presença de muitos parentes e amigos. É importante que não só os familiares fiquem felizes com o banho, mas também os convidados.

A opção de construção mais simples será a aquisição de um banho de moldura.

Ela tem muitas vantagens..

  • Construção leve – permite reduzir custos e tempo para fortalecer a fundação.
  • Uma vantagem importante é um preço acessível. Uma banheira de madeira custará significativamente menos do que uma de tijolo.
  • Até um iniciante pode erguer um edifício com estrutura em um mês..
  • Não é necessário adiar a construção para o período de verão – você pode construir uma estrutura de banho em qualquer estação.

Mas esses banhos também têm desvantagens:

  • uma construção de estrutura de madeira precisa de isolamento adicional, o que, por sua vez, exigirá custos adicionais;
  • afundamento do balneário – dentro de 2 anos o prédio estará ocupando, o que implicará em custos adicionais para possíveis reparos e acabamento.

Mas mesmo que você não possa pagar por uma banheira com estrutura, sempre há a oportunidade de fazer um truque usando uma opção alternativa – uma banheira móvel sobre rodas. Ou construa uma sala de vapor a partir de um contêiner de metal de 20 pés ou galpão.

E também há outra opção inteligente – organizar um banheiro no porão de uma casa particular..

Nesse caso, você precisará prestar atenção especial a vários pontos..

  • Todas as linhas de fiação elétrica deverão ser instaladas no piso térreo para eliminar a possibilidade de superaquecimento dos fios. E também todas as linhas do sistema devem ser colocadas para proteger o cabo.
  • Sistema de ventilação e desumidificação – especialmente se houver piscina ou banheira de hidromassagem no subsolo, e não for possível colocar janelas para ventilação natural do ambiente.
  • Esgoto e sistema de aquecimento.

Ao mesmo tempo, vale a pena entender imediatamente que, de acordo com as regras de segurança contra incêndio, apenas um forno elétrico pode ser usado em tal sala de vapor. Mas alguns fabricantes oferecem modelos que podem ser abastecidos com água quente para aumentar a umidade da sala de vapor..

E também alguns conhecedores de banhos se acostumaram e demonstraram projetos implementados com sucesso para organizar uma sauna a vapor completa em um apartamento em uma loggia. E se a área do apartamento permitir, então um espaço vital pode ser alocado para a sauna. Os padrões de habitação não proíbem a construção de uma sala de vapor em um prédio de apartamentos. Mas tal banho só pode ser aquecido com eletricidade, o que, por sua vez, também é uma vantagem, já que para o dono do apartamento não há necessidade de arranjar chaminé.

É claro que o arranjo de uma sauna em um apartamento na cidade é diferente da construção de um clássico banho de vapor russo em uma área suburbana. Mas, neste caso, resta apenas determinar a área ideal da sala de vapor. A sala não deve ser muito grande, caso contrário, muito tempo será gasto apenas para aquecer a sala de vapor.

E, além disso, para uma sala grande, mais lenha será gasta.. Mas, ao mesmo tempo, estar em uma sala de vapor muito pequena é desconfortável. Portanto, há uma regra simples – para uma pessoa no banho, você precisa de 6 m2. E a altura do teto deve ser de 2,1 metros.

Com base na área selecionada e uma opção de construção adequada, você pode prosseguir para as próximas etapas do projeto. Por exemplo, é uma boa ideia colocar vários cômodos dentro de um edifício. Considere colocar sob o mesmo teto não apenas uma sauna a vapor e chuveiros, mas também uma sala de relaxamento, bem como uma extensão com um banheiro.

A finalidade das instalações dentro do edifício depende muito da sazonalidade do banho. Por exemplo, se você planeja usar o balneário apenas no verão, então é óbvio que você pode levar a área de lazer ao ar livre, por exemplo, em um terraço coberto ou varanda perto do balneário. Então você e sua família, após a sauna a vapor, poderão tomar um chá quente sob o céu aberto..

E se a banheira for usada durante todo o ano, é mais sensato equipar uma sala espaçosa e acolhedora sob o mesmo teto. Então você terá a oportunidade de relaxar e descontrair após a sauna a vapor. Bem, neste caso, o banheiro no banho não será supérfluo..

Mas se você não tiver a oportunidade de alocar uma grande área, então construa uma mini-banheira com sauna a vapor e camarim. Esta opção é adequada para residentes de verão que aquecem o banho apenas uma vez por semana e apenas durante o verão..

Materiais (editar)

A banheira pode ser construída com madeira ou tijolo, bem como com materiais modernos: concreto de poliestireno, concreto de madeira, blocos de espuma, concreto aerado e assim por diante. Por exemplo, um edifício pode ser construído com grandes blocos de espuma em poucos dias. E comparando os preços dos materiais de construção, podemos chegar à conclusão de que uma banheira econômica pode ser construída com blocos de concreto.

A sala permanecerá quente e, quando aquecida, as paredes não emitirão toxinas e substâncias nocivas. Além disso, os blocos de espuma são materiais resistentes ao fogo. Entre os materiais disponíveis, destaca-se também a madeira, o concreto, enquanto a banheira acaba sendo quente e durável..

Mas apesar do tijolo e da pedra serem materiais mais duráveis ​​e não terem medo do fogo, não são usados ​​com tanta frequência na construção de banheiras..

E há muitas razões para isso.

  • As estruturas de tijolo e pedra são pesadas, o que implica reforço da fundação.
  • A sala irá congelar mais rápido, o que significa que levará muito mais tempo para aquecer o banho..
  • Em vez de tijolos e pedras caros, vários blocos são usados ​​com mais frequência recentemente. Se para um banho você se estabeleceu em um tijolo ou vários blocos, certifique-se de que os materiais de construção têm uma impregnação especial e revestimento de várias camadas..

Mas o melhor material para um banho é a madeira, é um material natural e respirável, que permite criar o nível de humidade necessário e também seca rapidamente. O banho de toras tem baixo coeficiente de condutividade térmica, o que permite manter o ar quente aquecido por muito tempo, mesmo nas geadas de inverno.

Mas diferentes tipos de madeira afetam a sua maneira o banho, portanto, é necessário escolher um determinado tipo de madeira para alguns ambientes..

  • Linden – ideal para revestimento de paredes e tetos. E também a partir de tília você pode fazer prateleiras na sauna e bancos na área de lazer.
  • O carvalho é considerado o material mais confiável e durável. Mas, ao mesmo tempo, as toras de carvalho têm um preço alto, por isso é muito caro construir uma casa de banhos inteiramente de carvalho. Freqüentemente, o carvalho é usado apenas para pilares de fundação e bases de parede..
  • Abetos e outras coníferas são uma ótima opção para decorar paredes e tetos em uma sauna a vapor. As coníferas absorvem perfeitamente a umidade, mas ao mesmo tempo mantêm a temperatura e a umidade. Mas é importante escolher pranchas com baixa umidade para que quando aquecidas não liberem resina..
  • Bétula e álamo tremedor – após processamento adicional, também pode ser usado para revestimento de parede e teto em uma sala de vapor.
  • Amieiro – tem um tom rosado agradável e tem um belo padrão. Mas não é adequado para o acabamento da sala de vapor, na maioria das vezes amieiro é usado na decoração de paredes externas e áreas de lazer.

Para a construção de um banho, utiliza-se madeira com diversos processamentos.

  • Toras cortadas são um material popular para a construção de prédios em uma área suburbana. Mas a tora picada tem um preço alto, já que a madeira é trabalhada manualmente, e apenas um machado é usado, o que permite obter um tronco beneficiado sem casca e nós com o mínimo de destruição das camadas internas.
  • Toras arredondadas – a madeira é usinada em uma máquina especial. Assim, a saída é uma tora perfeitamente plana com uma superfície lisa..

  • Madeira afiada – ao contrário das toras cortadas ou arredondadas, tem uma forma retangular. É mais fácil trabalhar com esse material. Para o banho, costuma-se usar madeira de lariço ou amieiro. Após a construção do edifício, as paredes externas podem ser revestidas adicionalmente com pedras decorativas ou naturais..
  • Madeira laminada colada – tem uma vantagem óbvia, edifícios feitos de madeira praticamente não encolhem, então você pode começar a decoração da parede externa quase imediatamente após a construção da banheira.
  • Madeira perfilada – produzida por recortes e blocos de cola. Essas vigas possuem ranhuras adicionais, o que facilita muito o processo de construção.

Ao escolher a madeira para revestimento interno, você precisa prestar atenção à qualidade das placas:

  • a superfície não deve apresentar escurecimento, buracos de minhoca, azulado ou sinais de podridão;
  • as tábuas devem estar bem secas;
  • e também as tábuas devem ser lisas sem cair nós;
  • o corte não deve ter uma estrutura solta.

Entre outras coisas, para a construção de um banho, você precisará de barreira de vapor e materiais impermeabilizantes que são colocados entre a caixa e o isolamento:

  • feltro para telhados – em altas temperaturas contribui para o aparecimento de odores desagradáveis, portanto não pode ser utilizado para as paredes da sala de vapor;
  • invólucro plástico – deteriora-se em altas temperaturas, por isso não é recomendável usá-lo para revestir as paredes da sala de vapor;
  • a folha de alumínio é o material mais adequado;
  • folha com fibra de vidro – lida bem com o isolamento térmico do banho.

Materiais de isolamento térmico são necessários para manter o calor dentro do edifício. Se uma grande quantidade de ar quente sair da sala, a produtividade da sala de vapor diminuirá e o funcionamento do banho no inverno se tornará impossível. É necessário isolar o edifício tanto por fora quanto por dentro. Portanto, a economia em materiais de isolamento térmico é inaceitável. Usado como isolamento térmico: lã mineral e fibra de vidro.

Esses materiais são ótimos para isolar uma construção de madeira e, ao mesmo tempo, não suportam a combustão e são à prova de fogo. Alguns construtores usam qualquer meio disponível como isolamento, por exemplo, serragem, mas os padrões de segurança contra incêndio não aprovam esta abordagem. A espuma de plástico não pode ser usada para isolamento, também não atende a todos os requisitos de segurança contra incêndio.

Para a decoração de paredes interiores em salas diferentes, você pode usar materiais diferentes. Para o revestimento das paredes da sala de vapor, o forro de madeira é o mais adequado. E para o compartimento de lavagem, ladrilhos ou painéis sanduíche de plástico. As paredes da área de lazer podem ser decoradas com pedra ou tijolo.

Não é recomendado o uso de painéis de plástico, metal, linóleo e outros materiais no banho, que podem inflamar ou esquentar em temperaturas elevadas, bem como causar situações perigosas com alta umidade. Na hora de construir um banho, é necessário escolher materiais que sejam práticos, resistentes à umidade, ecologicamente corretos e resistentes ao vapor e alta umidade..

Como mostram vários projetos implementados com sucesso, você pode construir um banho completo a partir de qualquer meio disponível, incluindo paletes, OSB, policarbonato, travessas, painéis SIP. O principal é ter um desejo. E depois de ter descoberto o projeto e a escolha dos materiais, você pode prosseguir com a elaboração de um orçamento.

Dispositivo

A tecnologia de construção de diferentes tipos de saunas difere.

As saunas podem ser divididas em vários tipos.

  • Sala de vapor seca – a umidade em tal sauna está no nível de 20-30%. E, ao mesmo tempo, a temperatura do ar pode chegar a +120? С. É impossível ficar muito tempo em uma sala de vapor assim. Além disso, o uso de uma vassoura de bétula é inaceitável. Talvez seja por isso que nossos compatriotas preferem outros tipos de salas de vapor..
  • Úmido – esta categoria inclui uma clássica sauna a vapor russa. A umidade em tal sauna chega a 100% e, ao mesmo tempo, a temperatura confortável, via de regra, está na faixa de +50? С a +90? С.
  • Sauna aquática – as saunas turcas pertencem a esta categoria. Em tal sauna, a temperatura do ar não sobe acima de +50 ° C, e o papel principal é desempenhado diretamente pelo vapor e pela umidade..

Uma pequena sauna a vapor é reservada para a sauna finlandesa. Porque nos bancos da sauna seca, as pessoas se sentam quase imóveis e se movem um pouco. E na sauna a vapor russa, é comum usar uma vassoura perfumada no vapor, então a área da sala deve ser várias vezes maior.

Mas as etapas de construção de qualquer sauna são as mesmas:

  • instalação da fundação da edificação e separadamente da fornalha;
  • instalação da moldura;
  • instalação de telhado;
  • instalação de fogão e chaminé;
  • instalação de janelas e portas;
  • isolamento de piso, paredes e telhado;
  • resumindo comunicações;
  • trabalhos de acabamento e revestimento;
  • instalação de encanamento (se necessário);
  • arranjo de móveis.

Como esquentar?

Uma questão importante na fase de projeto é o local para o fogão e a escolha do método de combustão. Quanto ao local de instalação – o recuperador deve estar localizado na banheira de forma que todos os ambientes internos sejam aquecidos ao mesmo tempo. Ou seja, o calor deve ser mantido tanto na lavanderia quanto no vestiário e na área de recreação, mas ao mesmo tempo todo o calor deve estar na sala de vapor. O principal requisito ao escolher um fogão é que o vapor do fogão não queime as pessoas próximas.

Em um banho russo clássico, via de regra, uma caldeira de metal feita em casa é instalada., adicionalmente forrado com tijolos ou pedras. Esse aquecedor de fogão aquece rapidamente e pode manter a temperatura por muito tempo. Mas o forno de tijolos ainda é considerado o melhor, embora demore mais para aquecer, ele dá um vapor úmido leve e ideal. Mas um fogão de tijolo ou pedra deve ser instalado em uma base preparada. Esse banho pode ser aquecido com madeira, carvão ou pellets de madeira..

Banhos de fumaça eram populares apenas algumas décadas atrás. E diferiam dos ditos brancos não apenas na cor das paredes. A principal característica da sala de vapor de fumaça russa é a ausência de uma chaminé. A fumaça do fogão passa pelas pedras e permanece na sala de vapor, aquece o ambiente por dentro e depois se acomoda nas superfícies, dando-lhes uma coloração preta. Os fabricantes modernos oferecem a instalação de caldeiras a gás, elas não requerem manutenção cuidadosa e limpeza da chaminé. E também elimina a necessidade de preparar lenha.

As caldeiras elétricas são outra alternativa ao fogão clássico. Eles são uma excelente opção para providenciar banhos turcos russos e finlandeses. Mas ainda são inferiores em características aos fogões a lenha clássicos. A caldeira elétrica não fornece o nível necessário de umidade e vapor. E quem gosta de vaporizar com vassoura vai preferir um modelo exclusivamente a lenha a qualquer caldeira elétrica..

As dimensões de todas as caldeiras, independentemente do tipo de fogão escolhido, permanecem praticamente as mesmas. Porém, ao se considerar a colocação na sala de vapor, deve-se lembrar que a distância do recuperador às paredes e superfícies de madeira deve ser de pelo menos 20 cm livre..

Zoneamento do espaço

O zoneamento correto já é metade da batalha. A colocação de zonas individuais no banho é determinada pela área total do edifício. Acredita-se que o tamanho do banho seja determinado com base no número de pessoas que estarão no banho ao mesmo tempo. Então, para 5 pessoas, você precisa de cerca de 10 m2 na sauna a vapor.

Como regra, vale a pena colocar várias zonas no banho..

  • A sala de vapor é a alma de qualquer banho. Os atendentes de banho experientes dirão que a sala de vapor deve aquecer rapidamente e manter o vapor por tanto tempo quanto possível..
  • Departamento de banho ou lavagem – nas saunas modernas nestas zonas, um sistema de esgoto completo foi pensado.
  • Área de recreação – neste caso, tudo depende das capacidades e imaginação do proprietário do local.
  • Vestiário – considerado opcional, principalmente se o banheiro estiver sob o mesmo teto da casa. As funções do vestiário podem ser desempenhadas por qualquer outra sala do banheiro, por exemplo, vestíbulo ou área de lazer.

  • O camarim – reservado para guardar lenha e vassouras, você também pode deixar suas roupas e sapatos aqui antes de ir ao balneário.
  • Tambour – sala obrigatória em qualquer estrutura de capital, necessária para que o ar frio da rua não penetre na área de lazer.
  • Sanita – exigirá esgoto.

Com essa distribuição de espaço, várias pessoas poderão usar o banho ao mesmo tempo. Mas esse layout requer uma grande área. O tamanho ideal da sala de vapor é de 6 a 10 m2. Com essa área, você pode colocar dois ou três níveis de prateleiras de 150-200 cm de comprimento.Os dois níveis inferiores são geralmente de tamanho pequeno e são usados ​​para sentar neles. Recomenda-se que a terceira prateleira superior seja alargada para que possa deitar-se tranquilamente sobre ela. Esta área será suficiente para a presença simultânea de 3 a 5 pessoas. Mas se preferir usar uma vassoura, o banhista precisará de mais espaço..

O mesmo espaço deve ser alocado para a pia. O camarim e o camarim podem estar localizados no mesmo ambiente, caso em que a área mínima deve ser de 6 m2. Mas ainda assim, é aconselhável deixar o local do vestiário livre para armazenamento de vassouras e lenha.

Num pequeno banho, também pode combinar uma sala de vapor e um compartimento de lavagem, mas será necessário libertar o vapor do banho antes da lavagem, uma vez que são necessárias diferentes condições de temperatura para uma estadia confortável nestes quartos..

Há vários pontos a serem observados ao fazer o zoneamento de um banho..

  • Na hora de organizar o espaço interno, pense em tudo nos mínimos detalhes. É importante compreender na fase de planejamento como as várias comunicações serão conectadas, a fim de traçar um diagrama de fiação e abastecimento de água.
  • Escolha janelas foscas e opacas.
  • A sala de vapor deve estar o mais longe possível da porta da frente, a fim de minimizar a perda de calor e eliminar a probabilidade de uma corrente de ar.
  • O mínimo necessário para um bom descanso no banho: banho turco, zona de lavagem e vestíbulo. Você pode prescindir do restante das instalações, caso não seja possível alocar uma grande área para construção. Em um pequeno vestíbulo, instale um banco e pequenos ganchos nas paredes para roupas e toalhas.

Fundação

A escolha da fundação depende diretamente do tipo de solo no local e do tamanho da construção.

  • Fundação de azulejos – adequada para pequenos edifícios.
  • Fundação da coluna – pode ser usada exclusivamente para a construção de paredes de materiais leves. Mas essa base é inaceitável para argila e áreas pantanosas..
  • A fundação de faixa de concreto é a opção mais popular para a construção de um banho. E, ao mesmo tempo, este tipo de fundação é o mais confiável, especialmente se a estrutura do edifício for adicionalmente reforçada com armadura.
  • Fundação por estaca – usada em casos raros, se houver problema de solo no local.

Considere, usando um exemplo, instruções passo a passo para fazer uma base de faixa de concreto para um banho a partir do zero.

Para o trabalho, você precisa de:

  • cimento;
  • areia;
  • cascalho;
  • acessórios;
  • cofragem;
  • material de cobertura;
  • arame;
  • misturador de concreto;
  • torniquete;
  • estacas;
  • pás;
  • ferramentas de construção, como alicate, martelo, fita métrica, nível.

Primeiro, marque a área para futura construção e prepare uma trincheira. Para uma pequena banheira de um andar feita de madeira ou tijolo, uma vala de cerca de 40 cm de largura é adequada e a profundidade deve ser de pelo menos meio metro. Depois disso, tampe o fundo e encha com água para encolher o solo. Em seguida, cubra o fundo da trincheira com um material impermeabilizante, como papel de alcatrão. Em seguida, encha com areia, cascalho ou brita fina. É necessário preencher a areia em etapas e compactar cuidadosamente.

Instale a cofragem em todos os lados e prepare o reforço da fundação. Para isso, ligue as barras de reforço com arame e instale a estrutura na cofragem. Prepare o rejunte.

Para o porão do banho, misture quantidades iguais de cimento e areia e adicione duas partes de cascalho. E despeje a argamassa entre os elementos de cofragem. Após o cimento estar completamente seco, a cofragem de madeira pode ser desmontada.

Quadro

Não há diferença em como construir uma banheira grande ou pequena. E em cada etapa da construção de um edifício, você deve seguir certas regras e seguir o guia. As paredes do banheiro devem ser feitas de madeira, tijolo, blocos de concreto, concreto aerado e assim por diante. Mas o projeto de maior sucesso será uma combinação de materiais, ou a construção de uma banheira exclusivamente de madeira. Como exemplo, considere as instruções passo a passo para a construção de uma banheira de madeira..

Para a construção você precisará de:

  • vigas de madeira 15×15 cm, 5×10 cm;
  • Histórico;
  • resina;
  • placas e cantos de metal;
  • nível;
  • betume líquido;
  • feltro.

Antes de prosseguir com a construção da moldura, é necessário realizar uma impermeabilização. No topo da fundação preparada, é necessário aplicar betume líquido e cobrir com material de cobertura. Este procedimento deve ser repetido..

Enquanto a camada de betume está secando, prepare o trilho inferior com vigas de madeira. Para fazer isso, é necessário tratar a primeira camada das tábuas de madeira com agentes anti-sépticos para proteger contra os efeitos de fungos e podridões. Esta parte da edificação deve suportar a carga máxima, portanto para isso é necessária a utilização de vigas de 15×15 cm.

Depois disso, você pode prosseguir para a instalação de racks verticais.. Antes de fixar os suportes, verifique se os fixadores estão nivelados. Para isso, recomenda-se a utilização de vigas de madeira com tamanho de 5×10 cm, sendo que os racks verticais devem ser instalados a uma distância de 50 cm entre si, para maior confiabilidade, fixando-os com faixas horizontais provisórias. Reforce os cantos com postes diagonais. E, ao mesmo tempo, deixe espaços livres para a posterior instalação de janelas e portas. Depois que a estrutura da parede estiver pronta, você pode prosseguir com a fabricação do torneamento do teto e revestimento da parede.

Cobertura

As regras e etapas de construção de um telhado dependem diretamente do tipo de estrutura selecionado..

Existem três tipos de telhado para uma banheira:

  • inclinação única;
  • frontão;
  • complexo.

O tipo de telhado é selecionado com base na finalidade do espaço sob o telhado. Por exemplo, se você planeja usar o espaço sob o telhado como banheiro, é mais sensato escolher uma estrutura complexa com duas ou mais rampas. Nesse caso, você terá a oportunidade de equipar um sótão ou um segundo andar completo. E se, de acordo com o seu projeto, você deseja instalar um barril de água no telhado, então você deve parar no clássico telhado inclinado.

E também muitas vezes ao erguer um telhado, os proprietários dão preferência a um telhado de duas águas. Vamos dar um exemplo de um projeto assim..

Para trabalhar, você precisará de:

  • barra para Mauerlat 10×15 cm;
  • tábuas de caibro 10×20 cm;
  • viga para mesa 10×10 cm;
  • suporte para racks 10×20 cm;
  • cremalheiras 15×15 cm;
  • tábuas de tábuas 2×15 cm;
  • impermeabilização;
  • cantos de metal;
  • tijolos;
  • tubo de chaminé;
  • parafusos.

O trabalho começa com a instalação de um Mauerlat – este elemento continua as paredes do quadro. Em seguida, você pode prosseguir para a instalação de racks verticais, uma corrida para a confiabilidade das fixações. E depois disso, proceda à fixação das pernas da viga, elas são fixadas a uma distância de 50 cm uma da outra.

Se você for usar o espaço sob o telhado, cuide do isolamento e do vapor adicional e da impermeabilização. Até o telhado do banho de verão deve ser isolado com uma camada de lã mineral, pois o ar quente sairá para a rua pelo topo..

A instalação de uma barreira de vapor e camada de impermeabilização não leva muito tempo. E somente após a instalação com material isolante, você pode prosseguir para o telhado.

A cobertura depende da estrutura do telhado, clima e custos financeiros.

  • Aço para telhados – pertence à categoria de materiais caros. A vida útil de um telhado de aço galvanizado é em média 27 anos. Dentre as vantagens, pode-se observar a segurança contra incêndio, a leveza de construção e a proteção ideal contra vazamentos. Mas, na ausência de manutenção constante, os telhados de metal podem enferrujar..
  • Telhado de rolo – freqüentemente usado em telhados de galpão de edifícios sazonais. Este tipo de telhado é considerado o mais acessível. Não requer cuidados especiais e dura cerca de 10 anos. Mas os revestimentos de rolo têm uma desvantagem óbvia – eles pegam fogo rapidamente..
  • Ardósia – ainda é popular, apesar do surgimento de telhas metálicas no mercado. O revestimento de ardósia durará cerca de 35 anos. Das vantagens óbvias, pode-se notar: baixo peso do telhado, facilidade de instalação e confiabilidade de operação.

Uma chaminé também deve passar pela estrutura do telhado. Neste caso, as paredes da chaminé não devem entrar em contacto com a moldura de madeira. Portanto, o canal para o tubo deve ser travado..

Paredes

Em primeiro lugar, é feito o revestimento do lado externo da rua. No caso da madeira, as pranchas de 2×15 cm são mais adequadas, neste caso as pranchas podem ser pregadas horizontalmente e com sobreposição. Se você tem experiência com madeira, pode tentar representar um desenho ou padrão na parede. E também instale rampas de janela na parede externa. Se você não tem capacidade, tempo ou desejo de embainhar as paredes externas com tábuas de madeira, pode usar o revestimento externo ou painéis decorativos. Isso irá acelerar e simplificar muito o processo de revestimento da parede..

Após concluir o revestimento do muro da rua, pode-se proceder ao isolamento da estrutura e à condução da eletricidade. A próxima camada é a barreira de vapor, deve ser feita de forma que a umidade não saia do banho. No caso do banho, pode-se usar fiação aberta, protegendo adicionalmente o cabo com sistemas elétricos. E depois disso você pode passar para o revestimento das paredes internas. Dependendo do tipo de divisão das paredes, pode-se escolher forro, painéis de plástico ou ladrilhos..

Piso

Em diferentes salas de banho, o piso de várias estruturas é equipado. Portanto, antes de instalar o piso e o teto, você deve conhecer a finalidade de todos os cômodos. Um piso de madeira deve ser colocado na área de lazer.

Na área de banho turco e lavabo, a estrutura é mais complexa e possui duas camadas:

  • a camada inferior é de concreto, que é derramado em um ângulo para a drenagem natural da água;
  • uma segunda camada de pranchas de madeira, fixada com pequenas fendas para que a água possa escoar entre as pranchas.

Recentemente, alguns proprietários preferem ladrilhos na área de lavagem. Neste caso, as telhas são colocadas sobre a superfície de concreto com inclinação em direção ao furo de drenagem. Esta etapa da obra é realizada simultaneamente ao lançamento da fundação principal..

Vejamos um exemplo de como fazer um piso de cerâmica em um banheiro.

  • Antes da mesa, decida onde ficará o orifício de drenagem.
  • Para uma drenagem natural da água, é necessário equipar uma ligeira inclinação do revestimento do piso: 1 cm por 1 metro corrido. Para isso, é necessário fazer marcações nas paredes e preencher a argamassa áspera, levando em consideração o declive.
  • Depois que a solução secar completamente, você pode prosseguir com a criação de uma camada de impermeabilização. O selante é aplicado sobre o concreto com um pincel grosso em várias camadas. A espessura ideal da camada de impermeabilização é de 3 cm.
  • Em seguida, um cano de esgoto é levado ao local de drenagem da água e, com o auxílio de elementos de conexão, é conectado ao cano de esgoto..
  • A etapa final é a mesa final. Após a secagem completa, pode-se instalar o ralo no lugar do ralo e colocar os ladrilhos no chão..

Noutras divisões, podem ser utilizadas tábuas macho e fêmea com uma espessura de 3,5-4 cm para o pavimento, são excelentes para zonas húmidas, além disso, a superfície não desliza mesmo em contacto com a água. É importante lembrar que não é recomendado o uso de linóleo em ambientes com alta umidade e quedas bruscas de temperatura..

Ventilação

Uma janela na área de lazer pode ser usada como sistema de ventilação. Você também pode abrir as portas para ventilar o ambiente. Ainda assim, vale a pena considerar com antecedência os sistemas de ventilação e aquecimento de todos os cômodos no banheiro, para não resfriar o cômodo novamente. E também é preciso pensar no sistema de ventilação da sala de vapor. A janela de abastecimento, via de regra, está localizada na parte inferior, próximo à entrada da sala de vapor. Essa janela deve necessariamente ter portas e travas para poder regular o fluxo de ar. Inicialmente, quando o banho é aquecido, as válvulas devem ser fechadas para que o ambiente da sala de vapor seja aquecido até a temperatura desejada..

Se você negligenciar as regras de ventilação no banho ou se esquecer de abrir as válvulas a tempo, existe o risco de superaquecimento e perda de consciência na sauna a vapor. Portanto, o custo de cumprir todas as regras e regulamentos é muito alto. A segunda razão para a necessidade de instalar ventilação é a decomposição da madeira. Além disso, se o banheiro estiver localizado sob o mesmo teto de um edifício residencial, uma ventilação mal concebida pode causar odores desagradáveis ​​e umidade. Portanto, a ventilação é necessária não apenas para preservar a aparência original da sala de vapor, mas também para sua saúde..

Acabamento externo

O balneário não deve se destacar no local. E é desejável que todos os edifícios sejam feitos no mesmo esquema de cores. As paredes da banheira podem ser revestidas de tijolo ou pedra, isto é especialmente necessário se a moldura for erguida de madeira ou blocos. As feias vigas de madeira escura também podem ser escondidas com uma nova ripa. Além disso, o revestimento externo resolve problemas de isolamento.

Para não ter que refazer o revestimento após alguns meses, siga algumas regras simples:

  • antes de iniciar os trabalhos, certifique-se de que não existem fissuras na superfície das paredes, pois mesmo as mais ligeiras irregularidades podem provocar perdas de calor;
  • o novo banho pode encolher, então você deve esperar alguns meses antes de iniciar o trabalho de revestimento;
  • uma excelente opção para o acabamento de um balneário em estilo moderno é o tapume – ele difere em textura, cor e pode imitar várias superfícies, o que permite dar a um edifício simples e comum singularidade e estilo;
  • Painéis decorativos com pedra artificial são uma ótima opção para dar ao banho uma aparência mais atraente com o melhor dinheiro.

A decoração da parede externa tem muitos benefícios. Além de ocultar paredes nuas ou envelhecidas e pouco atraentes, também prolonga a vida útil do banho..

Design de interiores

Criar um interior confortável em uma banheira não é tarefa menos importante do que a construção. O design de interiores deve corresponder totalmente ao humor e atender aos desejos dos proprietários.

Considere o que procurar ao decorar um interior em uma banheira.

  • Não misture estilos diferentes ao decorar a sala de vapor, a área de relaxamento e o camarim. Escolha um estilo e tente criar um interior lacônico, uniforme e confortável.
  • Não sobrecarregue a sala de vapor com elementos decorativos – este é um lugar onde você precisa relaxar e deixar pensamentos negativos fora da sala. A opção de acabamento mais adequada é a disposição do interior em cores claras e calmas. Como você sabe, os tons pastéis permitem que você relaxe e se sintonize em harmonia..

  • O estilo escolhido deve corresponder aos materiais com os quais a banheira é construída. Por exemplo, é bastante óbvio que o estilo oriental não pode ser recriado em uma casa de banhos a partir de uma moldura de madeira..

A decoração principal do interior pode ser vassouras de bétula, bacias, samovar, chapéus e outros acessórios para procedimentos de banho. E as paredes nuas podem ser decoradas com pinturas ou suas próprias lembranças..

Ao decorar quartos, tente aderir a um estilo uniforme para criar um espaço harmonioso e unificado. Não sobrecarregue o espaço com vários elementos, decoração ou tecidos. Quaisquer materiais usados ​​para criar o interior devem atender aos requisitos de segurança contra incêndio, ser resistentes a alta temperatura e umidade.

Estilo

Você pode decorar o banho em qualquer estilo de interior. E esta é uma atividade emocionante. Você pode abordar esse problema de forma criativa e tentar implementar suas decisões de design arrojadas, bem como permitir-se experimentar. O principal é não sobrecarregar o interior, não transformá-lo em um museu amador..

O estilo rústico continua sendo uma opção universal para todos os tipos de banhos.. Para tal interior, vale a pena escolher móveis de madeira natural, cadeiras grandes ou bancos para uma área de lazer. Mas também como decoração, você pode colocar uma toalha de mesa pintada sobre a mesa e decorar as janelas com cortinas de luz. Você pode completar o interior com tapetes ou tapetes brilhantes no chão. Esse interior parece colorido e interessante..

Para um banho no campo, o estilo das montanhas alpinas é perfeito – um chalé. Ele é rude e brutal à sua maneira, mas ao mesmo tempo gentil. Este estilo é caracterizado por materiais naturais: madeira e pedra. Altas paredes de madeira e vigas maciças no teto ficam ótimas em uma sala espaçosa.

Hoje, o estilo minimalista é popular e pode ser usado não só na metrópole, mas também na vida suburbana. Este é um ótimo estilo, especialmente para um pequeno banho. Distingue-se pela concisão, funcionalidade, falta de acentos brilhantes. Devido à pequena quantidade de detalhes e tons claros de madeira, o espaço se expandirá visualmente e se encherá de ar.

Uma opção incomum hoje são os banhos em estilo country ou provençal. Mas os designers modernos desejam abandonar os estereótipos e tentar criar um estilo único e inimitável no banho..

Você também pode combinar as tradições de banho turcas e russas. Mosaicos cerâmicos, almofadas claras, tecidos de seda nas janelas, cores vivas e elementos decorativos exóticos são os principais detalhes que devem ser enfatizados na decoração de um interior em estilo oriental. E não se esqueça de substituir as xícaras de chá clássicas por pequenas tigelas ou copos turcos – então você poderá recriar o interior original e único com suas próprias mãos..

Mobiliário

A mobília do banheiro é uma etapa importante do arranjo. Não é necessária a instalação de móveis têxteis com almofadas decorativas na área de lazer. Devido à alta umidade, o tecido se deteriora rapidamente e perde sua aparência original. Uma pequena mesa com bancos confortáveis ​​ou cadeiras de madeira será suficiente. O mais confortável na área de lazer são os bancos largos, pois você pode deitar neles e relaxar após a sauna a vapor. Dependendo das suas preferências e desejos, os bancos podem ter costas e ter comprimentos diferentes.

O principal é que a superfície dos móveis de madeira seja lisa e não cause farpas sob a pele. Se você não se sentir confortável sentado em móveis de madeira maciça, pode colocar almofadas macias com material à prova d’água no assento..

O tamanho da mobília depende diretamente do tamanho da sala. Quanto menor for a banheira, menores devem ser os móveis. Outra regra principal na escolha de móveis para o banho é que os objetos não devem ter cantos pontiagudos. E também desistir de móveis com elementos de metal. Todo o espaço ao redor deve ser calmante e relaxante..

Além dos móveis, na sauna úmida e na área de relaxamento, não se esqueça de cuidar dos cabides e porta-sapatos do vestiário. Além disso, cabides para toalhas e roupões de banho serão úteis..

dicas e truques

Você também pode solicitar a construção de uma banheira de profissionais. Mas essa construção custará muito caro, embora poupe o cliente de muitas perguntas. Mas se você decidir fazer a construção com suas próprias mãos, lembre-se de que o balneário não é apenas uma sala de lavagem, é um elemento importante do descanso de uma cabana de verão.

Para construir um banho quente e confortável, você deve seguir as regras básicas e recomendações de especialistas.

  • Não vale a pena investir muito esforço e dinheiro para construir uma casa de banhos para uma família de três pessoas. A área total do edifício não deve exceder 10 m2 – estas são as dimensões ideais para um bom banho quente.
  • Todos os materiais de madeira durante a construção devem ser tratados com uma composição anti-séptica para proteger contra o apodrecimento e fungos.
  • O teto da sala de vapor não deve ser muito alto, mas ao mesmo tempo o suficiente para que você possa se sentar na prateleira superior sem tocar no teto com a cabeça.
  • Para reduzir a perda de calor na sala de vapor, instale uma porta com soleira alta e moldura baixa. Por razões de segurança, a porta da sala de vapor deve abrir por si mesma.

  • A parede externa não deve ter menos de 30 cm, caso contrário, o ar quente sairá rapidamente da sala e a sala de vapor esfriará rapidamente.
  • As janelas são obrigatórias na sauna. As aberturas de janela podem estar ausentes na sala de vapor, mas devem estar em outras salas, uma vez que são saídas de incêndio adicionais. E é mais razoável trazer as janelas para o lado oeste, porque, como regra, o banho é aquecido à noite, e nessa hora a luz máxima do sol entrará no quarto..
  • As portas do balneário devem ser instaladas no lado sul, caso em que os montes de neve não bloquearão a entrada e a neve derreterá muito mais rápido.
  • Não deve haver corrente de ar no banho. Um detalhe tão mal concebido pode arruinar toda a impressão do banho. Portanto, não coloque as portas perpendicularmente em todas as salas de passagem..
  • Você pode economizar uma quantidade significativa de tempo e dinheiro se encomendar uma banheira com estrutura pronta. Os especialistas criarão um projeto adequado para você ou oferecerão uma solução padrão pronta.

De acordo com o projeto de design selecionado, o balneário será feito nas instalações do fabricante e entregue a você na forma desmontada. Você só precisa coletar todos os elementos, como um construtor.

  • Se você quiser aproveitar ao máximo sua sauna, instale um painel de sal em uma das paredes da sauna. Como você sabe, o sal marinho contém muitos elementos úteis que são tão necessários para quem vive longe da costa marítima. E ao visitar a sala de vapor com um painel de sal, você irá compensar gradualmente a falta de microelementos úteis. Além disso, essa situação parece um tanto mágica e definitivamente incomum..
  • Ao construir uma banheira de madeira, lembre-se que a madeira é um material caprichoso que requer manutenção periódica. Para que o banho não perca as suas qualidades originais e não perca o seu aspecto, a superfície da madeira deve ser tratada com soluções especiais, retardadores de fogo e coberta com tintas e vernizes. E as camadas protetoras requerem renovação periódica.
  • Um banho de orçamento só é possível se o sistema completo de esgoto e abastecimento de água for abandonado. Portanto, se você quer economizar dinheiro, considere o sistema para fornecer água para o banho através de uma mangueira, e faça o chão derramar.

Belos exemplos

Uma bela casa de banhos em uma casa de campo de verão pode se tornar não um simples edifício cinza, mas um elemento funcional e luxuoso do projeto paisagístico.

Na maioria das vezes, um fogão com um fogão em uma sala de vapor é instalado em um canto.. Mas se você está planejando construir um balneário para uma grande empresa, você pode considerar a instalação de uma caldeira na parte central da sala de vapor. Esta versão do recuperador não é adequada para banhos com vapor húmido, onde se costuma colocar água quente sobre as pedras para aumentar o nível do vapor e a humidade. E para fins de segurança contra incêndio, vale a pena proteger adicionalmente a caldeira de elementos de madeira com uma moldura de proteção. Ele também irá proteger você e seus convidados de tocar pedras quentes acidentalmente..

Se você está planejando construir uma casa de banho em estilo rústico clássico, mas não sabe como encaixar uma cabine de duche moderna no interior, pode considerar esta opção para organizar uma casa de banho em uma caixa de madeira.

Os proprietários de pequenos chalés de verão também podem pagar um banho completo. E uma sala de vapor móvel pode ser uma excelente alternativa. Tem um design pequeno e o espaço interior não é diferente de uma banheira estacionária completa. No interior, existe apenas uma sala de vapor e uma área de duche. Mas esse banho será indispensável não apenas em uma pequena área suburbana. Também pode ser usado em qualquer lugar: em viagens, expedições ou em canteiros de obras..

As paredes da pia podem ser decoradas com pedras decorativas ou naturais.

Recentemente, banho com piscina não é um item de luxo. Você pode equipar uma piscina completa em uma área aberta e sob o mesmo teto com uma sauna. Em lojas de ferragens, você pode comprar tigelas prontas com 1 metro de profundidade – uma piscina assim será suficiente até mesmo para uma grande empresa. E para dar à estrutura acabada uma aparência mais atraente, as paredes internas da tigela podem ser revestidas com ladrilhos de cerâmica..

Iluminação adicional criará um clima especial.

Se a sala com a piscina estiver localizada sob o mesmo teto que a sauna, é melhor transformar essa área em uma área de passagem. Nesse caso, o acesso à piscina pode ser feito de três ambientes: da área de lazer, da sauna a vapor e do chuveiro..

Mas se não for possível alocar espaço adicional para uma piscina completa, você pode instalar uma pequena banheira de hidromassagem com água fria ou uma jacuzzi com hidromassagem.

Além da piscina, pode haver um terraço com churrasqueira ou uma lareira sob o mesmo teto da sauna – esta é uma ótima opção para anfitriões hospitaleiros. Nesse caso, você não precisa pensar em organizar uma sala de relaxamento dentro da banheira. E o terraço aberto perto do balneário substituirá o gazebo do jardim. Ao ar livre, você pode não apenas preparar um churrasco, mas também desfrutar de um chá quente e um perfumado narguilé, relaxar em uma rede ou jogar bilhar. Seus amigos e familiares sempre voltarão para esse banho..

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral de um parque perecível de balneários móveis, construído com suas próprias mãos por um centavo.