As estufas dobráveis têm muitas vantagens – são convenientes, duráveis e fáceis de instalar. A estufa compacta “Khlebnitsa” é especialmente relevante se o local for pequeno. Você pode construir uma estrutura por conta própria com tubos de policarbonato e polipropileno de acordo com um desenho exato, levando em consideração os requisitos gerais e conhecendo as sutilezas da construção.
O que é?
Este tipo de estufa tem características próprias – a estrutura é composta por três elementos principais: duas metades de caixilho e uma fundação. Em geral, a estrutura parece um arco semicircular, muito caprichado e estético, de modo que a estufa não viola a paisagem geral do território do quintal.
Graças a dispositivos articulados, as paredes se abrem – isso é necessário para criar um certo microambiente para o cultivo. Uma estufa de um lado com dobradiças na parte inferior da estrutura é mais comumente usada. Não é à toa que a estufa recebeu esse nome, já que o princípio de funcionamento é semelhante ao de abrir a tampa da caixa de pão – a parede semicircular da estrutura também é levantada no mesmo movimento..
A moldura, via de regra, é feita de perfis de metal ou metal-plástico, e um filme denso ou policarbonato é usado para inserir na moldura.
Os modelos de estufas de fábrica têm dimensões limitadas. Na maioria dos casos, a largura do edifício não ultrapassa dois metros, o comprimento varia de 2 a 4 metros e a altura varia de 0,5 a 1,5 metros..
Existem algumas características de estufas prontas:
- são dotados de pernas que devem ser imersas no solo;
- há opções com borda sobre a fundação e sem ela;
- a estrutura abre com uma ou duas abas;
- alguns modelos não têm moldura inferior.
Ao criar uma estufa com suas próprias mãos, sempre é possível escolher um material e tamanho diferente usando seu próprio esquema de design. É verdade que os profissionais recomendam não usar filme para cobertura, mas policarbonato, que é mais resistente e durável, além de instalar mais rápido..
Vantagens e desvantagens de uma estufa
Ao escolher este tipo de estufa, você deve perguntar com antecedência sobre seus prós e contras. Existem algumas vantagens deste design:
- a estufa é leve e desmontável rapidamente, se for feita sem uma base sólida, se desejar, pode ser deslocada pelo território;
- é uma estrutura compacta, por isso é conveniente colocá-la em uma área pequena ou instalar várias estufas em uma área grande;
- A “caixa de pão” tem uma altura pequena, por isso mesmo os ventos fortes não a temem, principalmente se tiver patas enterradas no solo;
- se for escolhido um revestimento de policarbonato, a neve também não será um problema, o tecido em favo de mel deste material celular, além disso, fornece às plantas cultivadas uma iluminação difusa, ao mesmo tempo que protege dos nocivos raios ultravioleta;
- apesar de a estufa parecer pequena por fora, sua área útil para o plantio é bastante grande;
- a abertura das portas permite ventilar a estrutura, realizar qualquer trabalho agrícola com pleno acesso às plantas.
O ponto positivo é que você pode fazer uma estufa com as próprias mãos, sua instalação é simples e é realizada com ferramentas convencionais. Se necessário, pode ser reparado e alterado.
Mas a estrutura ainda tem algumas desvantagens:
- o dispositivo de dobradiça requer inspeção e lubrificação periódicas;
- um rangido desagradável pode ser observado durante a operação do mecanismo;
- se a estufa não for fixada à fundação ou ao solo, um vento forte pode deslocar a estrutura;
- ao construir uma estrutura grande, 2-3 pessoas serão necessárias para a instalação;
- devido à baixa altura da estufa, apenas plantas baixas podem ser cultivadas; para as plantações de escalada, bem como aquelas com hastes e galhos altos, são necessários edifícios mais altos e mais espaçosos.
A estufa “Khlebnitsa” pode ser usada para o cultivo de morangos de jardim, todos os tipos de salada; vegetais como beterraba e cenoura, ervas – endro, cebolinha, salsa.
No inverno, se a estrutura for aquecida, pode-se cultivar verduras frescas durante todo o período de frio, mas isso é adequado principalmente para as regiões do sul do nosso país..
Trabalho preparatório
Claro que, em primeiro lugar, são necessários desenhos elaborados com competência, que indiquem as dimensões exatas de todos os elementos da estrutura. Para os residentes de verão, uma pequena estufa compacta com dimensões padrão é adequada – 1 metro de altura e 2-4 metros de comprimento. Uma estufa com uma faixa proporciona uma largura de cerca de 1,5 metros, com abertura nos dois lados deve ser de pelo menos dois metros.
A marcação preliminar correta é especialmente importante, uma vez que as folhas de policarbonato têm certas dimensões – 210×300 cm (600, 1200 cm), portanto, após a confecção do esquema, será necessário ajustá-lo às dimensões do material de revestimento. Com antecedência, você deve decidir sobre o local de instalação – é aconselhável instalar o edifício longe dos aposentos, da cerca e de grandes árvores que irão obscurecer a luz necessária para as plantações cultivadas.
A melhor opção se a estufa estiver localizada com lados largos ao sul ou norte.
Nesse caso, é importante seguir as regras estabelecidas:
- uma distância de 5 metros deve ser mantida para edifícios residenciais;
- para a sauna (banho) – 8-10 metros;
- para um sistema de esgoto autônomo (aeração, instalação séptica) – 25 metros.
Um dos requisitos importantes é o nível do solo no local da construção. Você pode verificar usando o nível do edifício..
Instalação de estufa
Os materiais e ferramentas necessários para a construção devem ser preparados com antecedência..
Para o trabalho, você precisará de:
- uma fundação que pode ser feita de tijolos, pranchas ou vigas de madeira, metal e até travessas;
- pano de policarbonato;
- para a construção da moldura – tubos galvanizados ou polipropileno;
- fechos (arruelas térmicas, suportes, parafusos de aço inoxidável);
- dobradiças;
- para montar o esqueleto – triturador, broca, equipamento de soldagem, martelo, faca de construção, dobrador de tubos.
Antes de usar a madeira, ela deve ser pré-tratada, incluindo agentes protetores e antifúngicos.
Primeiro, a base é definida. Para a estufa, que será erguida para um local permanente, os limites dos canteiros são primeiro marcados, então uma vala de 20-30 cm de largura a uma profundidade de 50 cm deve ser cavada. Pedra triturada é derramada no fundo com uma camada de 10-15 cm. Um tijolo é colocado sobre toda a área ou uma fôrma de madeira é feita um módulo no qual a mistura de concreto é despejada.
Ao criar um modelo portátil para a fundação, são utilizadas vigas de 150×150 mm – são colocadas em todo o perímetro, imersas no solo por 10 cm, os cantos são fixados com parafusos.
Listamos as etapas de construção.
- Para fazer uma moldura, você precisará de um dobrador de tubos – uma máquina especial para perfis de dobra. Você vai precisar de dois arcos para as laterais da moldura e duas peças para a parte de levantamento, o comprimento dos arcos é de 1 metro, o centro deve ser marcado nas laterais com um marcador.
- Começam a montagem a partir da moldura inferior – para isso, os tubos dos perfis com comprimento de 4 e 1 metro devem ser soldados nos cantos, após o que as costuras devem ser limpas. As partes laterais também são soldadas ao quadro, marcando seu meio.
- Em seguida, as partes finais devem ser soldadas nas laterais e na moldura inferior, e os orifícios para as dobradiças devem ser feitos do lado de fora.
- Em todos os pontos marcados no topo da estrutura, um tubo de quatro metros é soldado. Em seguida, arcos laterais, tiras transversais da parte móvel da estufa são soldadas.
- Outras ações visam garantir a abertura da parede por meio da dobradiça. É necessário soldar as tiras axiais à parede ascendente e, em seguida, cortá-las em um ângulo de 45 graus e soldá-las entre si. Os orifícios para as dobradiças também são feitos no lado interno. Agora eles podem ser instalados nas extremidades e a parte de elevação pode ser pendurada. O esqueleto deve ser pintado.
- Em seguida, corta e ajusta a folha de policarbonato – você precisará de uma folha por lado estore e móvel, bem como 4 peças para as partes laterais. Resta montar a estrutura na fundação, fixá-la com parafusos auto-roscantes em tijolo ou concreto e fixá-la na árvore com suportes de metal.
É melhor cortar o policarbonato com uma faca ou uma rebarbadora em uma superfície plana e sólida. Após a instalação, todos os vãos devem ser colados e fechados com perfis de alumínio.
Dicas úteis
Ao auto-erguer, você precisa prestar atenção a alguns pontos importantes:
- para criar um aquecimento natural do solo, é aconselhável cobrir a base da estufa com grama, folhas e esterco – a matéria orgânica liberará calor durante a discussão;
- é necessário fazer previamente um suporte de madeira, que fixará os caixilhos quando a parede for levantada;
- um microclima quente criará policarbonato com proteção UV;
- para limpar automaticamente a sujeira e o pó do material de cobertura, pode-se instalar uma placa fina com escovas fixadas na parte superior da moldura do lado que não abre;
- antes de soldar, você precisa verificar todos os parâmetros com o nível – desta forma você pode evitar erros ao construir uma estufa.
Ao criar uma estufa “Khlebnitsa”, é importante fazer todos os cálculos com antecedência, incluindo o cálculo do custo de construção. Em média, essas estruturas feitas em fábricas podem ter um preço de 4 a 8 mil rublos, dependendo de suas dimensões..
Talvez, em alguns casos, seja benéfico comprar uma estrutura pronta, especialmente se você não tiver a experiência e habilidade necessárias na construção.
Como fazer "cesta de pão" faça você mesmo com um tubo de perfil e policarbonato, veja o próximo vídeo.