Tudo sobre galinheiro
Hoje, muitos fazendeiros e proprietários de quintais escolhem criar frangos em vez de galinhas normais. Essas aves são despretensiosas, crescem muito rapidamente e apresentam alto índice de produtividade.. Uma nuance importante da criação de frangos é um aviário adequadamente construído.. Para sua construção, você pode convidar especialistas.
No entanto, a maioria dos agricultores constrói a instalação por conta própria. Para que o edifício seja de alta qualidade, é necessário levar em consideração uma série de nuances..
Requisitos primários
As pessoas que primeiro pegaram frangos em crescimento arrumam um galinheiro para eles bem no celeiro. E não é fato que este edifício tenha sofrido reparos preliminares. Mesmo as diferenças de temperatura dentro de uma sala podem criar grandes problemas..
Portanto, é necessário cumprir uma série de requisitos ao construir galinheiros:
- o aviário deve ter iluminação natural e artificial;
- o chão deve ser confortável, até macio;
- no galinheiro deve haver locais para colocação de gaiolas;
- o interior do alojamento do frango deve estar quente;
- como qualquer outra acomodação, o galinheiro deve ser ventilado, mas correntes de ar não devem ser permitidas nele.
Por isso, antes de colocar frangos de corte no celeiro, é necessário colocá-lo em ordem, no entanto é melhor construir um galinheiro separado. Ao mesmo tempo, leve em consideração todos os requisitos para o seu correto funcionamento. E, em primeiro lugar, estamos falando sobre iluminação.
Idealmente, você deve usar Lâmpada LED. Eles emitem uma luz suavizada moderada, o que também aquece o espaço. Com um galinheiro de 2,5 m de altura, um dispositivo de LED deve ser instalado a cada 5 metros quadrados. É proibida a instalação de lâmpadas eletroluminescentes, em termos simples, lâmpadas economizadoras de energia. Embora seja imperceptível ao olho humano, eles piscam com muita frequência e isso afeta negativamente a saúde das aves..
Com essa exposição, os frangos tornam-se irritáveis, agressivos e o apetite desaparece..
O segundo requisito importante para o alojamento do frango é temperatura e umidade. A temperatura confortável garante o ganho de peso máximo para as aves e contribui para seu excelente bem-estar. Deve-se notar que em cada estágio do crescimento de frangos de corte, é necessário manter claramente a temperatura exigida..
- Na primeira semana de vida, os pintinhos precisam de calor máximo. É necessário que a temperatura em seu habitat seja de 30 graus.
- Para pintos de duas semanas, o regime de temperatura confortável torna-se ligeiramente mais baixo, cerca de 26-28 graus.
- Para frangos de três semanas de idade, a temperatura aceitável varia de 21-23 graus.
- Pintinhos mensais preferem 20 graus.
Além dos indicadores de temperatura durante o crescimento de frangos de corte, é importante monitorar umidade. Em caso de distúrbios na troca de ar nas aves, a imunidade diminui, surgem problemas com os órgãos respiratórios.
De acordo com os padrões geralmente aceitos, a umidade do ar ideal para esta raça de aves é de 60%.
É possível manter no mesmo galinheiro com galinhas poedeiras?
Frangos de corte se dão facilmente na mesma casa com poedeiras. No entanto, cantos vivos separados com comedouros individuais devem ser feitos para cada espécie. Os alimentos para frangos de corte não são adequados para a alimentação de galinhas e vice-versa. As camadas são ativas por natureza, enquanto os frangos são passivos.
Outro problema que pode surgir é escaramuças de pássaros. E se galos também viverem no galinheiro, então a coexistência calma não funcionará. Qualquer incômodo ou interferência na vida de um frango de corte causa estresse na ave, o que se reflete no ganho de peso.. Recomenda-se manter os machos separadamente, e uma divisão de malha entre as poedeiras e os frangos..
Construção
Quando se trata de construir um galinheiro para vários milhares de frangos, os proprietários das fazendas recorrem a especialistas altamente qualificados. Se o dono de um pequeno lote decide criar frangos de corte, ele constrói um galinheiro com suas próprias mãos..
Ao construir uma casa de pássaro no campo, não há necessidade de instalar uma estrutura complexa. Basta conviver com uma construção simples com um quadrado mínimo.
O principal é abordar corretamente a questão da construção e não violar a tecnologia da construção. Caso contrário, o galinheiro ficará inabitável..
Às vezes, a compra inicial de frangos de corte é uma decisão espontânea. Como abrigo temporário, você pode comprar um pequeno galpão portátil e econômico que pode ser mantido do lado de fora e trazido para dentro de casa à noite. Enquanto isso, os pássaros se amontoam na cabana temporária, você deve começar a construção.
Ao instalar um galinheiro em casa, você precisa prestar atenção a algumas dicas de construtores experientes;
- o galinheiro deve ser um prédio seguro que garanta proteção contra o mau tempo;
- os materiais devem ser à prova de fogo e ecológicos;
- o galinheiro deve ter isolamento térmico e ventilação;
- o prédio deve estar localizado em um ponto alto do local.
Em princípio, para o verão, você pode fazer um curral temporário com ferramentas e materiais improvisados e, no outono, construir um galinheiro de alta qualidade.
Seleção de assento
Ao procurar um local para um galinheiro, é importante ter um cuidado especial.. A saúde das aves e o crescimento de cada carcaça dependem desse fator..
- No lado norte, o prédio deve ser fechado hermeticamente do vento frio que sopra. Árvores ou outros tipos de edifícios no local podem se tornar um obstáculo.
- Deve haver espaço livre no lado sul.
- O galinheiro deve ser colocado em uma colina. Em locais baixos, é visível um alto nível de umidade do lençol freático, e isso é uma grande ameaça para os frangos, uma vez que o frio e a umidade serão sentidos mesmo com uma boa cama.
- O galinheiro deve ser erguido em local sossegado, longe da estrada e da faixa de rodagem. Ruídos estranhos assustam os frangos, causando-lhes um estado estressante, razão pela qual a ave não ganha bem peso.
Desenhos e cálculo
Antes de prosseguir com a construção de um galinheiro, é necessário fazer cálculos, permitindo que você calcule o tamanho necessário da estrutura. Primeiro você precisa se lembrar que 1 sq. m área acomoda 3 frangos. Consequentemente, para 10 frangos, é necessário um edifício com um tamanho de 2×2 m. É melhor construir um galinheiro com dimensões de 2,5×3 m para 20 frangos. Um edifício para acomodar 50 frangos terá um projeto de 4,5×4,5 mA para 100 galinhas envolve a construção de um prédio com dimensões de 6×6 m.
Depois que as dimensões forem determinadas, é necessário fazer um desenho do futuro alojamento do pássaro. É necessário registrar as dimensões da estrutura, indicar a altura e o comprimento das paredes, marcar as janelas e a porta..
Como ficou claro, o tamanho do galinheiro depende totalmente do número de aves criadas..
Agora é necessário fazer um desenho do layout interno do galinheiro. Os avicultores modernos preferem criar frangos de corte em gaiolas em camadas. Para facilidade de uso, as gaiolas são colocadas em 3 camadas. Cada uma tem uma altura de 50 cm. Entre as camadas existe sempre uma palete, por onde vão sujidade, detritos e excrementos. A distância do palete da camada superior ao teto deve ser de no mínimo 80 cm, neste espaço será colocado equipamento de iluminação artificial. A distância do palete de fundo ao revestimento do piso deve ser de 50 cm, o que evitará a ocorrência de umidade. Em geral, a altura do edifício do chão ao teto varia de 2,8-3 m.
Ferramentas e materiais
Hoje, qualquer obra exige muito dinheiro. Mas se você abordar a construção de um galinheiro com sabedoria, em alguns meses será possível recuperar todos os custos. E antes de iniciar o trabalho de construção, você precisa preparar algumas ferramentas e materiais.
Em primeiro lugar, você precisa preparar as ferramentas:
- roleta;
- nível;
- espátula e linha de prumo;
- martelo;
- serra;
- faca e unhas.
Dos materiais que você terá que comprar:
- cimento;
- areia;
- pedra britada;
- blocos de concreto ou tijolos;
- barras;
- isolamento;
- material de cobertura;
- perfil de metal.
Adicionar a lista de desejos espuma de poliuretano. Com sua ajuda, será possível fechar locais que podem se tornar um viveiro de correntes de ar..
Ao construir paredes, eles costumam usar contraplacado, tijolo ou madeira. Cimento, areia e brita são usados para levantar a fundação. Material de cobertura e ardósia são necessários para organizar o telhado. Especialistas na área de construção não recomendam o uso de isoplastos, drywall e aglomerados como materiais de revestimento para galinheiros.. Esses materiais acumulam umidade em si mesmos, razão pela qual são rapidamente destruídos. Além disso, não são ecologicamente corretos, pois emitem substâncias tóxicas que podem prejudicar a saúde da ave..
Você pode fazer um galinheiro de policarbonato, então a necessidade de fazer janelas desaparece por si mesma. O material transparente permite a entrada dos raios solares, fazendo com que as galinhas se sintam confortáveis.
Instruções
Tendo escolhido um local para o galinheiro e tendo preparado as ferramentas e materiais necessários, você pode iniciar a construção. O agricultor precisa lembrar que o galinheiro deve ser erguido no verão.. Mas o mais importante é seguir o conselho de construtores experientes, caso contrário, erros serão cometidos, devido aos quais a caixa construída será inadequada para a ave..
A construção sempre começa com uma fundação e levantando as paredes. Em primeiro lugar, é necessário cavar uma base com 20 cm de profundidade, depois montar a cofragem e colocar a argamassa de cimento. Depois que a fundação se solidificou, começa o assentamento de tijolos. Ao levantar uma parede de tijolos, não se pode ignorar a localização das aberturas de portas e janelas. É desejável que esses elementos estejam localizados no lado sul..
Tendo levantado as paredes, você precisa prosseguir para ereção de telhado. As vigas devem ser fixadas em torno do perímetro da estrutura. De um lado, coloque pequenas prateleiras que proporcionem uma inclinação inclinada. Em seguida, a uma distância de cerca de 70-80 cm entre si, as barras transversais são dispostas. Em seguida, é feito o revestimento com tábuas de madeira, o material do telhado é colocado no topo, fixado com pregos e a ardósia é colocada no topo.
Revestimento do piso dentro do galinheiro deve suportar o peso dos pássaros sentados em suas gaiolas. Na maioria dos casos, o piso é preenchido com concreto, sobre o qual é colocado linóleo ou tábuas de madeira. Esta estrutura é uma residência de inverno para pássaros. Para o período de verão, é preferível fazer aviário adicional com paredes e teto de malha para que o pássaro possa andar no quintal e respirar ar puro.
Nesse caso, o agricultor precisa lembrar que quanto menor o aviário, melhor. O movimento mínimo da ave garante um aumento estável de seu peso. Frangos de corte perdem peso com a atividade.
Para uma pergunta aquecendo um galinheiro de inverno o fazendeiro precisa ser muito escrupuloso. As distâncias e vãos entre o telhado e as paredes devem ser espumados. Assim, será possível evitar a entrada de ar frio externo no aviário. É melhor usar poliestireno como isolamento principal. Mas você precisa instalá-lo para que os pássaros não possam chegar até ele. Os agricultores, percebendo o quão perigosa a espuma é, embainham o galinheiro pelo lado de fora do prédio. Uma camada protetora adicional é aplicada na parte superior para que o isolamento não entre em colapso.
É melhor confiar o trabalho elétrico a um profissional. Caso contrário, uma pessoa desconhecida pode fechar a fiação e iniciar um incêndio..
Como arrumar por dentro?
Conforme mencionado anteriormente, para organizar o interior interno do galinheiro, é inicialmente necessário equipar a iluminação certa. Frangos de corte requerem luz natural e artificial. Para que a luz do sol natural entre, basta abrir várias janelinhas no galinheiro. Luminárias são instaladas para iluminação noturna.
Uma parte importante do equipamento interno do galinheiro é a ventilação. Qualquer sala deve ter este sistema, devido ao qual ocorre a circulação regular de ar..
Se a fazenda está localizada em uma região com invernos rigorosos, você precisa considerar sistema de aquecimento adicional. Para um galinheiro com mais de 10 m². vale a pena comprar um dispositivo especial – convector. Ele aquecerá a sala até a temperatura necessária e a manterá. E para minimizar a perda de calor que sai pelas fendas da porta, é necessário embainhar a própria folha da porta com fita de borracha ou placas de espuma.
A decoração interior do galinheiro envolve caiar as paredes e o teto. Deve ser colocada uma rede nas janelas, a mesma pode ser colocada nas condutas de ventilação..
Em regiões com invernos quentes, a criação de frangos de corte é praticada. Serragem ou palha podem ser usadas como cama. Também no galinheiro é necessário instalar vários bebedouros e comedouros para alimentos. Para criar condições de conforto no galinheiro, é colocada uma caixa com cinzas, argila seca e areia. As galinhas ficam muito felizes em limpar as penas desta mistura..
Se um fazendeiro decidir usar gaiolas de frango, ele precisará estabelecer prateleiras, em que as estruturas de malha ficarão. Cada gaiola deve ter seu próprio bebedouro e comedouro. Nesse caso, os bebedouros devem estar unidos por um único sistema automático de abastecimento de água..
Se necessário, você terá que alocar um pequeno local para uma incubadora, bem como uma chocadeira, o que permitirá que você aqueça os pintinhos.
Para obter informações sobre como construir um galinheiro para frangos, veja o próximo vídeo..