As lojas de móveis modernos são enfadonhas com uma variedade monótona, mas há uma maneira de criar um interior interessante. Um destaque pode ser o mobiliário antigo, que trará ao quarto um ambiente de uma época diferente. E se não houver tantos fundos, você pode criar um guarda-roupa antigo com suas próprias mãos, usando alguns truques.
Móveis antigos no interior
Móveis antigos requerem uma configuração apropriada. Um único guarda-roupa antigo ficará ridículo entre móveis com um design decididamente moderno, por isso vale a pena pensar em como planejar seu interior com antecedência. É melhor começar escolhendo o estilo geral da sala. Existem várias direções onde as antiguidades vão caber.
Estilos de interiores históricos combinam bem com móveis antigos. Vale a pena recriar a era do barroco luxuoso em um apartamento ou mostrar o laconicismo contido dos clássicos antigos.. É importante entender que os guarda-roupas terão uma aparência diferente: o estilo antigo se distingue pela severidade das linhas, e o barroco é a personificação do esplendor teatral com uma decoração caprichosa. Nem todo mundo quer entender os meandros de épocas passadas, mas um guarda-roupa antigo será apropriado em interiores modernos também. Pessoas criativas podem escolher o estilo boho, colorido e original.
E um aparador vintage herdado de uma avó pode se encaixar em um estilo country, o que envolve criar um ambiente aconchegante e aconchegante, como em uma casa de campo..
Os destinos étnicos vão agradar àqueles que não querem esquecer suas raízes e tradições, ou pessoas que são apaixonadas por qualquer cultura. Em um interior indiano, um guarda-roupa atarracado de madeira natural antigo ficará bem. Móveis esculpidos antigos complementarão o estilo marroquino.
Existem outras áreas do design de interiores em que vintage e retro parecerão apropriados.. Para obter um belo ambiente, você precisa seguir algumas orientações:
- na escolha de estilos históricos, é melhor seguir a correspondência com a época, não se deve colocar um guarda-roupa velho no espírito do século 18 e uma mesa de cabeceira de estilo minimalista ao lado;
- muitas vezes, os móveis antigos têm dimensões significativas; portanto, se em um cômodo pequeno o armário já ocupa um lugar central, deve haver poucos outros itens para que o espaço não pareça desordenado;
- objetos antigos são frequentemente diferenciados por decoração, materiais ou entalhes habilidosos e incomuns e, para revelar toda a beleza de tais móveis, é necessário fornecer iluminação decente.
Existem diferentes tipos de móveis antigos, então você pode encontrar o modelo certo para qualquer um dos estilos de design selecionados..
Os armários podem ser projetados para um quarto, cozinha, sala de estar, escritório, portanto, não haverá problemas com a mobília.
Visualizações
As cópias antigas diferem das versões modernas não apenas na decoração ou nos materiais. Um guarda-roupa vintage é um item separado, as estruturas embutidas não são encontradas entre as antiguidades, então elas terão que ser abandonadas se você quiser recriar completamente a atmosfera original. Mas existem muitas outras opções interessantes:
- adequado para um quarto ou camarim guarda roupa. Está pensado para a roupa, pelo que tem um local onde pode pendurar as roupas em cabides, uma secção com prateleiras, bem como várias gavetas;
- estante pode ser colocado na biblioteca de sua casa, estudo ou sala de estar. O tamanho de suas seções é projetado especificamente para armazenar livros e documentos importantes. Esta opção pode ter prateleiras totalmente abertas e compartimentos com portas;
- bufês pertencem aos móveis de cozinha, é costume guardar pratos e tecidos de mesa neles – toalhas de mesa, guardanapos, toalhas. Às vezes, pode haver comida dentro. Normalmente, a parte superior do aparador tem portas envidraçadas – belos cenários são exibidos lá. Isso é seguido por um nicho aberto. Na parte inferior do aparador, as portas são feitas de material sólido, geralmente de madeira;
- aparador É outro tipo de configuração de cozinha que se assemelha a um buffet. A diferença é que os aparadores não têm nicho entre a parte superior e a inferior;
- secretaire É um arquivo com gavetas, prateleiras e uma secção dobrável que substitui uma mesa. Antigamente, esses elementos eram parte integrante do mobiliário, pelo que a mera presença de uma secretária na divisão já ajuda a criar um interior vintage;
- cômoda – um tipo de armário baixo com gavetas. Ele pode armazenar roupas de cama ou roupas, então geralmente é a mobília do quarto. Existem também armários de cozinha..
Embora os móveis antigos pareçam enormes e de difícil manejo, entre os itens você pode encontrar opções diferentes até para espaços pequenos..
E se não quiser desfazer-se do seu guarda-roupa prático favorito, pode envelhecê-lo artificialmente – pintar com tinta especial ou processá-lo de outra forma..
Como envelhecer com suas próprias mãos?
Você não precisa comprar móveis antigos caros para criar um design interior incomum. Para fazer isso, você pode usar os armários mais comuns, em mãos habilidosas eles serão transformados de forma irreconhecível e encontrarão uma segunda vida.. Existem diferentes maneiras de envelhecer artificialmente:
- vernizes e tintas especiais com efeito craquelure dê aos móveis uma aparência vintage, adicionando visualmente o envelhecimento a eles. Esses revestimentos simulam uma superfície envelhecida e rachada. Você pode comprar a ferramenta necessária em lojas de ferragens;
- com uma escova especial você pode criar o efeito de aspereza e desgaste, obter um relevo irregular com ranhuras e um padrão visível de anéis anuais em uma árvore. Essa técnica é chamada de escovação. Após a escovagem, o móvel é envernizado para fixar o resultado;
- tecido liso dará ao guarda-roupa um visual interessante. Você precisa escolher tecidos com um padrão adequado para que se pareçam com os padrões antigos e se encaixem no interior. Você pode estofar móveis no todo ou em parte – apenas fachadas. Se o armário tiver portas de vidro, um pano pode ser usado para decorar seu interior – para bater na parede posterior ou nas prateleiras;
- em vez de tecido, papel de parede pode ser usado. Eles são colados na parte externa ou interna do móvel. O princípio de seleção é o mesmo que no caso dos têxteis – para que o padrão corresponda ao interior;
- uma maneira interessante para os mestres – decore o armário com entalhes de madeira. Belas portas esculpidas são um atributo comum de itens antigos, então essa decoração será apropriada e adicionará originalidade. Mas mesmo que você não tenha as habilidades necessárias, pode comprar onlays de plástico em lojas que imitam decorações entalhadas..
Às vezes, para dar ao móvel um aspecto antigo, basta pintá-lo, mas pode-se combinar esta opção com outros métodos propostos..
O melhor assistente neste assunto é a imaginação, que lhe dirá em que direção se mover.. Basta usar a imaginação e, em vez de um guarda-roupa chato e comum, aparecerá uma verdadeira obra-prima de designer..
Você aprenderá mais sobre como envelhecer móveis por conta própria no vídeo a seguir..
Cuidado
Móveis envelhecidos artificialmente e antigos exigem uma abordagem diferente. No primeiro caso, trata-se de um armário normal, qualquer proprietário pode manuseá-lo e a reparação não causará dificuldades. Você sempre pode pintar sobre pequenos arranhões na superfície, mudar o estofamento de tecido, se usado, e realizar outras operações não muito complicadas.
Antiguidades precisam de cuidados especiais. Móveis antigos podem ter uma estrutura mais complexa, alguns detalhes especiais que não são mais produzidos. Além disso, o material costuma ser mais caprichoso e requer um manuseio cuidadoso devido à idade. Portanto, é melhor confiar a restauração de antiguidades a um mestre e usar apenas os meios especiais adequados para a limpeza..
Os amantes da antiguidade têm duas maneiras de criar o interior desejado, e cada opção é interessante à sua maneira..
Móveis antigos são uma oportunidade para ser criativo, e comprar antiguidades dá a você a chance de entrar em contato com a história. Mas independente do caminho escolhido, o principal é que a casa seja confortável e o dono goste do projeto.