Peculiaridades
Uma lareira com circuito de aquecimento não só fornece calor à divisão onde se encontra, mas também permite o aquecimento de outras divisões do edifício. A instalação de tal sistema em uma casa de campo resolve 2 problemas de uma vez: em primeiro lugar, cria um canto aconchegante na sala de estar com vista para uma chama viva e, em segundo lugar, resolve o problema de aquecimento da casa como um todo. A obra baseia-se num permutador de calor no portal da lareira, de onde os tubos são desviados para radiadores nas outras divisões. Modelos de aquecimento de longo prazo podem fornecer aquecimento em grandes áreas com uma quantidade mínima de combustível.
Há um grande número de modelos de fábrica prontos para venda com corpo de ferro fundido ou aço e portas de vidro transparente à prova de fogo. Eles são compactos e móveis e podem ser instalados em qualquer lugar. Existem também fornos que são instalados permanentemente e não podem ser movidos..
Os circuitos de aquecimento podem funcionar com água ou ar quente. Os sistemas de ar têm pressões operacionais mais baixas e, portanto, são menos propensos a avarias. Mas o aquecimento com água quente pode ser feito em qualquer ambiente, inclusive com ventilação: cozinhas, banheiros, vestiários.
Vantagens e desvantagens
As lareiras com circuito de aquecimento têm as seguintes vantagens:
- com um sistema de aquecimento existente, eles são facilmente conectados a ele;
- pode ter uma função de abastecimento de água quente;
- usar combustível ambientalmente correto e seguro;
- por causa da dissipação de calor, eles não permitem que a fornalha superaqueça;
- permitem que você aqueça quartos grandes com um segundo andar;
- a prova de fogo;
- alguns modelos de inserções de aquecimento contínuo têm funções adicionais, como fogões para cozinhar.
Nas avaliações dos clientes, você também pode descobrir desvantagens comuns:
- o ajuste do fornecimento de calor só é possível no modo manual, ao contrário de muitos sistemas atmáticos para gás, eletricidade e combustível sólido;
- Em comparação com outros sistemas, esta não é a forma mais eficiente de aquecimento com baterias de radiador, especialmente no inverno rigoroso.
Princípio da Operação
Os modelos de fábrica de caldeiras de aquecimento para essas lareiras têm um trocador de calor ao redor do corpo na forma de uma espiral ou um radiador feito de tubos finos através dos quais circula água ou ar. Quando aquecidos, eles fluem através dos tubos de aquecimento para os radiadores em outras salas..
Uma lareira a lenha com circuito de água tem um baixo rendimento, não superior a 60%. Além disso, os modelos simples requerem um fornecimento constante de lenha para fornecer calor à casa de forma eficiente. Lareiras de pellets são aliviadas desses problemas. Usam pellets como combustível, que possuem um calor específico de combustão superior ao da madeira. O pellet é carregado automaticamente da parte de trás da fornalha. A intensidade da alimentação e, portanto, a potência da lareira podem ser ajustadas usando o painel de controle elétrico.
As lareiras com conduta de ar podem ter uma eficiência de até 80%. Modelos complexos podem ser projetados com uma função de aquecimento na fornalha e na parede. Isso atinge o aquecimento máximo do ar circulante. Ao contrário dos circuitos de água, os sistemas de ar requerem ventiladores, e isso requer fiação adicional e mais consumo de energia. Mas, por outro lado, os tubos para eles são menos exigentes em termos de resistência, na maioria das vezes são feitos de alumínio fino e barato..
Por segurança, a maioria das lareiras com circuitos de ar e água está equipada com uma porta de proteção de vidro à prova de fogo. O calor penetra na sala através deste vidro devido à radiação infravermelha. Isso elimina a possibilidade de faíscas entrarem na sala e os proprietários podem desfrutar da visão de uma chama brilhante. A proteção contra fuligem é fornecida para manter a veneziana de vidro limpa.
Como conectar
A ligação de uma lareira a um circuito de água ou ar pode ser feita no local escolhido, o principal é que prevê a saída da chaminé pelo telhado para a rua. Para um funcionamento eficiente do tubo de escape dos fumos, este deve ter uma distância entre o tanque de aquecimento e a sua extremidade superior de 3 a 5 m..
A lareira adquirida tem a potência máxima de funcionamento indicada na ficha técnica. O modelo deve ser escolhido em função da área total do edifício:
- 60-200 sq. m – até 25 kW;
- 200-300 sq. m. – 25-35 kW;
- 300-600 sq. m – 35-60 kW;
- 600-1200 sq. m. – 60-100 kW.
O diagrama para conectar uma lareira com um circuito de água contém a fiação dos tubos de aquecimento por ambiente com uma indicação da localização dos termômetros, medidores de pressão, radiadores, uma bomba de circulação, segurança, válvulas de ar e drenagem.
O procedimento de conexão do sistema consiste nas seguintes etapas:
- Nivelar o piso no local da lareira e cobri-lo com uma camada protetora que protege contra altas temperaturas.
- Instalando o forno, regulando-o por nível.
- Instalação de um sistema de tubulação de aquecimento com bomba de circulação.
- Conexão ao circuito do trocador de calor.
- Bombear água no circuito, verificar o funcionamento da bomba de circulação e a estanqueidade de todas as unidades.
- Instalação e conexão ao canal de combustão do forno chaminé e sua vedação.
- Teste de ligar a lareira.
Depois de verificar o funcionamento do sistema, as leituras dos instrumentos de medição, a velocidade de circulação e a saída dos gases de combustão durante o primeiro incêndio, pode iniciar o funcionamento normal do recuperador de calor..
Ao ligar uma lareira a uma conduta de ar para aquecimento de toda a casa, os primeiros passos são idênticos: nivelar e proteger o chão, nivelar o aparelho. Os sistemas de aquecimento de ar não precisam de bomba, o ar quente circula pelos tubos por gravidade. Para um fluxo efetivo de ar aquecido, é necessário que os dutos não tenham mais de 3 m de comprimento, e todo o sistema tenha um número mínimo de curvas de canto.
Tubos de alumínio à prova de fogo são usados como dutos de ar nos quartos. Este material é capaz de suportar temperaturas de até 250 ° C. Os próprios dutos de ar têm paredes finas, leves e fáceis de instalar em qualquer lugar. É melhor fixá-los ao teto usando ganchos de metal ou uma estrutura de perfil de metal. Para uma aparência mais estética, o sistema de aquecimento é muitas vezes escondido sob caixas decorativas. Depois de instalar os tubos de alumínio, é necessário vedá-los e conectar a ventilação.
8 fotos