Plafonds para luzes de teto e arandelas têm várias funções importantes. Em primeiro lugar, são certamente capazes de complementar qualquer interior, bem como ajudar a alterar a inclinação do feixe de luz e garantir a sua distribuição na divisão..
Peculiaridades
Um plafond para lâmpadas é um elemento funcional do design geral de um lustre, que é usado como um difusor. O plafond cobre a lâmpada, garante passagem e difusão uniforme do fluxo de luz e também protege o olho humano da exposição direta à luz.
Existem muitos tipos diferentes de sombras para iluminação, dependendo de qual será o brilho da luz e a direção do fluxo de luz. Quanto mais aberta for a forma da sombra, mais brilhante será o feixe de luz..
Ao escolher, deve-se ter em mente que se a parte aberta do plafond for direcionada para cima, a iluminação será mais extensa, e se a parte aberta for direcionada diretamente para baixo, então será possível criar iluminação direcional pontual.
Os fabricantes hoje oferecem muitas variedades de materiais para a fabricação de cortinas: vidro, plástico, policarbonato, metal, madeira e até papel. Além disso, vale lembrar que, no mercado moderno, você pode comprar cortinas separadamente da moldura do lustre. Eles podem caber completamente nos modelos, e servir como sobressalentes em caso de falha daqueles que já estavam no kit, ou criar um design totalmente novo.
A seleção da tonalidade correta também permite a utilização de diferentes tipos de lâmpadas, sejam elas de diodo, halógenas ou dispositivos com maior grau de aquecimento – lâmpadas incandescentes.
As lâmpadas têm duas funções principais:
- Protetora. Eles protegem os acessórios de iluminação contra poeira e danos. E protegem a pessoa da luz forte, que pode afetar negativamente os olhos..
- Decorativo. A aparência geral do lustre, arandela de parede ou lâmpada para tetos tensos depende da forma, cor e estilo das cortinas. A substituição dos plafonds pode alterar completamente o estilo da luminária e da divisão como um todo..
Visualizações
Todos os plafonds existentes podem ser divididos em tipos de acordo com vários critérios..
Por design, eles são diferenciados:
- Abrir;
- Fechadas;
- Uma opção intermediária – cortinas semifechadas.
O desenho dependerá do brilho do fluxo luminoso e do grau de sua dispersão. Quanto mais a lâmpada é fechada pela cortina, mais luz difusa é obtida na saída, mais opções abertas fornecem uma luz direcional mais brilhante. A superfície aberta do plafond pode ser direcionada tanto para o teto, que fornecerá iluminação da área mais extensa da sala, quanto para os lados e para baixo, o que fornecerá uma direção de luz mais pontual.
A escolha do design será assegurada, em primeiro lugar, pela finalidade da luminária. Assim, por exemplo, modelos fechados serão uma excelente solução para um banheiro, mas para uma sala de jantar e cozinha é melhor selecionar opções de design aberto.
Pelo número de tonalidades, pode haver lustres para uma tonalidade e várias, dependendo disso, o brilho do fluxo luminoso também será ajustado e a aparência do lustre mudará.
Além disso, os tons podem variar em forma..
Existem várias das formas mais comuns:
- Forma de cone ou cone truncado;
- Esférico;
- Cilindro;
- Modelos com tonalidades em forma de flores também são bastante populares..
Por finalidade e localização são alocados:
- Tetos, que costumam ter várias buzinas com lâmpadas, sobre os quais são instalados plafonds de diversos formatos;
- Parede ou arandelas;
- Lâmpadas de mesa.
Na gama de modelos de teto, nada supera a popularidade da lâmpada de oito braços, geralmente usada para grandes salas onde é necessária muita luz. Além disso, as luminárias de teto podem ter estruturas pendentes. Esses modelos são perfeitos para iluminação em salas de estilo japonês ou em estilo loft, quando as lâmpadas parecem um plafond com uma lâmpada pendurada em um fio decorativo do teto..
As luminárias remotas são usadas como modelos de teto. Este tipo de elemento de luz é embutido no teto e é usado para iluminar ambientes para diversos fins. Entre esses modelos integrados, pode haver opções estacionárias e rotativas. O uso de lâmpadas fluorescentes em modelos de teto ajudará a conseguir o ambiente mais confortável no apartamento. Além disso, este tipo de luminária pode ser equipado com um díodo com sensor de movimento, o que ajuda a poupar energia..
Além disso, a economia de energia será facilitada pelo uso de vários tipos de lâmpadas, por exemplo, LED. A opção de halogênio também contribuirá para alguma redução no consumo de energia..
Dependendo do projeto, as lâmpadas de parede podem ser divididas em:
- Arandela – luminárias, que na maioria dos casos desempenham uma função decorativa. Aqui são usados plafonds de formas incomuns interessantes, diferentes arranjos de chifres, bem como muitas cores..
- Overhead, ou tablets. Luminárias que são montadas exatamente na parede e têm uma sombra totalmente fechada, geralmente na forma de um tablet. Na maioria das vezes, essas opções são usadas para iluminação de cozinha, banheiro e banheiro..
- Luzes da paisagem – outra versão da composição da parede. Essas opções têm um maior grau de proteção contra sujeira e umidade..
As arandelas de parede geralmente têm um feixe de luz menos concentrado e brilhante. Na maioria das vezes, essas lâmpadas são usadas como um elemento de iluminação adicional no corredor, quarto, sala de estar. Dependendo do design e do tipo de sombras, você pode criar iluminação pontual de certos objetos ou expandir visualmente os limites do espaço.
Os candeeiros de mesa existentes no mercado hoje podem ser divididos em candeeiros para utilização doméstica e de escritório. Na maioria das vezes, esse tipo de luminária é colocado em uma escrivaninha ou mesa de cabeceira e é usado para iluminação direcional durante o trabalho ou leitura. Essas lâmpadas podem ser instaladas permanentemente ou podem ter um acessório especial na forma de um prendedor de roupa, que permite mover os elementos de luz, se necessário..
Materiais (editar)
- Mais frequentemente usado para a produção de sombras copo. Os tons de vidro podem ter vários formatos, cores e texturas – em forma de bola, lírio ou cubo, opaco ou transparente, com adição de cores ou distribuição gradiente. O vidro oferece uma grande variedade de tons. Entre as vantagens desse material está a total compatibilidade ambiental e a capacidade de suportar altas temperaturas, podendo ser utilizado com qualquer tipo de lâmpada. A desvantagem deste material é, obviamente, que o vidro é um material bastante frágil..
- Os segundos mais populares são cortinas de plástico. Este tipo é o análogo de vidro mais barato e da mais alta qualidade. No entanto, neste caso, é necessário usar apenas material resistente ao calor. Isso evitará que o plafond deforme quando aquecido por lâmpadas. As cortinas de plástico também podem ter formatos completamente diferentes; além disso, muitos fabricantes modernos criam tais cortinas de alta qualidade que imitam uma versão de vidro transparente que às vezes é difícil encontrar diferenças. As desvantagens incluem a possibilidade de gerar um odor desagradável quando aquecido. Os modelos de policarbonato podem ser selecionados separadamente – este material também pode servir como um substituto para o vidro.
- Papel – uma opção de curta duração, portanto, na maioria das vezes esse tipo é usado para acabamentos decorativos, e não para dispositivos de iluminação. Aqui, são utilizadas cortinas volumosas, cujas paredes estão localizadas a uma distância suficientemente grande das lâmpadas..
- Plafonds feito de madeira também pode ser usado para decoração de quartos. No entanto, a madeira é um material muito mais prático do que o papel. É fácil de limpar e muito menos suscetível a altas temperaturas. Esses modelos são uma excelente opção para colocação em ambientes de estilo ecológico..
- Luminárias com persianas de metal são ideais para colocação em um berçário devido à resistência do material utilizado. A forma correta irá maximizar a propagação do fluxo luminoso na sala.
- Além disso, modelos especiais que são criados de materiais de sucata. As opções de cerâmica, vime, tecido, crochê podem ser uma excelente opção para soluções de estilo incomum em salas para diversos fins..
Formulários
Graças à variedade de formatos de tons diferentes, você pode escolher o visual certo para qualquer solução de estilo do ambiente. Para uma sala grande, um lustre bastante grande com sombras de vidro e uma decoração rica será uma solução excelente. Você também pode usar um lustre com vários braços.
- Em quartos com móveis sólidos, as opções ideais são hemisfério e placa. Esses formulários ajudarão a enfatizar o interior e destacar todas as vantagens das delícias do design..
- Sombra quadrada será uma excelente solução para um quarto de estilo urbano, será também uma opção impecável para um quarto de estilo loft e minimalismo.
- O estilo clássico tende a usar incomum formas geométricas, portanto, formas como um cone, um cilindro clássico, formas de botões de flores são adequadas aqui.
- Opção de rodada tem muitas encarnações e, portanto, pode ser usado em quase todos os interiores. Várias cores e decoração adicional ajudarão a criar uma referência especial ao estilo da sala. Além disso, o formato de “xícaras” é muito popular – eles exigem o uso de lâmpadas com aquecimento reduzido, mas têm um aspecto muito impressionante, embora tenham o design mais simples.
- Para quartos em estilo retro, modelos como “Bump” e “linder” – estes são os modelos de plafonds mais usados na época soviética, então hoje eles são frequentemente vendidos em leilões e têm um custo bastante alto.
- Tons pequenos na forma de velas, estrelas, outras formas pequenas incomuns são mais frequentemente usadas em combinação com outras formas e constituem um sistema de iluminação bastante grande na composição.
O mercado de moldes para quarto de criança é bastante vasto. Eles geralmente são usados para arandelas de parede e incorporam os desejos mais íntimos das crianças. Pode haver formas como o volante de um navio pirata e o próprio navio, um castelo de princesa, um sapato de Cinderela, uma lagarta e um coelho do conto de fadas sobre Alice, uma flor, um carro, um avião, um arco-íris e muitas outras formas..
Soluções de cor
O esquema de cores do abajur dependerá diretamente do esquema geral de cores da sala..
Portanto, a cor mais popular e exigida em qualquer ambiente é, obviamente, o branco. É adequado tanto para o quarto como para a sala de estar, sala de jantar e corredor. Quase qualquer design feito em branco ficará ótimo. Além disso, a cor branca combina bem com vários estilos. Fontes de luz branca fosca se encaixam perfeitamente no estilo provençal, mas a superfície branca brilhante complementará estilos como minimalismo e alta tecnologia.
Um esquema de cores bastante popular para o quarto é o verde. Uma vez que esta cor desempenha o papel de uma cor para relaxamento e tranquilidade. Diferentes opções de iluminação podem ser obtidas dependendo da tonalidade.
Tons verdes claros irão adicionar alegria ao ambiente, dar um toque alegre, tons mais escuros irão trazer tranquilidade e aconchego.
As opções de preto com lâmpadas que emitem luz de um espectro amarelo quente também podem ser adequadas para um quarto; este esquema de cores pode ser uma verdadeira vantagem para um quarto moderno ou clássico. Esta combinação parecerá bastante elegante e incomum, especialmente se o lustre tiver uma decoração dourada. O mesmo efeito pode ser obtido com as cores azul escuro, bordô e esmeralda. Esses tons nobres irão adicionar sensualidade e pompa ao ambiente..
As cores amarelo e laranja estimulam o apetite, adicionam calor e conforto, de modo que as lâmpadas com elementos empilhados se encaixam harmoniosamente na sala de jantar ou na cozinha.
O estilo de alta tecnologia é baseado em detalhes brilhantes, portanto, várias opções de cores se tornarão as mais populares para o design de uma sala no estilo escolhido. As opções de plástico mais comumente usadas são vermelho, preto, roxo, turquesa..
Muitas cores diferentes também podem ser usadas no viveiro. Para o quarto do bebê, você deve escolher rosa, carmesim, escarlate, para o bebê – azul, azul, esmeralda, marrom. Além disso, os modelos de madeira são perfeitos para um berçário, são ecológicos e cabem facilmente em uma sala, por exemplo, um estilo pirata.
Cinza neutro e bege também são cores populares. Eles, como o branco, são capazes de caber em quase qualquer interior. Além disso, podem ter diferentes tonalidades que ajudarão a criar composições reais. Você pode combiná-los no mesmo esquema de cores e com cores complementares. Assim, por exemplo, cinza ficará bem com rosa ou amarelo, e bege ficará bem com azul e marrom..
Visão geral dos fabricantes
Hoje, há um grande número de fabricantes no mercado que oferecem seus lustres completos com cortinas e separadamente. Esses modelos requerem uma escolha especial separada de tonalidades para a automontagem do produto final..
- Uma das empresas de maior desempenho é o conglomerado austríaco Eglo. Esta empresa produz cerca de 700 novos designs de abajures por ano, enquanto as entregas são feitas para mais de 130 países ao redor do mundo. Este fabricante possui características próprias: a maioria dos abajures possui tomada E14 para rodapé, o principal material utilizado pela empresa é o vidro, além disso, o branco, e o design é desenvolvido de acordo com os padrões europeus da moda. Talvez por isso a empresa hoje seja uma das líderes no mercado europeu..
- Excelentes modelos em estilo retro podem ser encontrados nas coleções da empresa italiana. Lussole. Aqui você pode escolher as opções adequadas para luzes de teto e opções de piso e parede. Uma ampla gama de cores e formas trouxe a empresa para a lista dos líderes do setor.
- Formas e cores incomuns interessantes são típicas dos modelos produzidos pela marca polonesa. Luminex. A empresa existe há cerca de 50 anos e conseguiu estabelecer-se como fabricante de produtos de excelente qualidade, ao mesmo tempo que ainda utiliza na sua produção uma combinação de alta tecnologia e artesanato milenar. Além da qualidade, a Luminex também oferece ótimos preços que permitem escolher opções para qualquer carteira. Muitas opções de motivos florais de vários tamanhos e cores são apresentadas por esta empresa em particular..
- Produtores iugoslavos, os únicos restantes, proporcionam a oportunidade de comprar cortinas para os lustres iugoslavos populares nos anos 80, tinham um design especial, por isso é bastante difícil encontrar cortinas adequadas. É por esta razão que nos países beneficiários da Jugoslávia, produções separadas de apenas esses modelos ainda são preservadas. Eles são feitos de vidro de alta qualidade e têm uma decoração especial, geralmente esmaltada.
- China É mais um fabricante global de vários modelos de cortinas para várias opções de luminárias. Aqui você encontra muitas formas, cores e materiais. Além disso, o custo dessas opções é geralmente inferior ao dos fabricantes europeus, embora a qualidade seja bastante elevada..
Dicas de instalação
A instalação do plafond dependerá diretamente do tipo de construção da própria luminária, na qual este ou aquele modelo será utilizado. Assim, por exemplo, existem opções que são fixadas por meio de pinos especiais, que são rosqueados de um lado e simplesmente aparafusados nos orifícios localizados na base do lustre. Isso dá a impressão de estar flutuando no ar. Aqui, a título de conselho, só se pode citar o fato de que, ao trocar a lâmpada, é necessário retirar o plafond dos pinos a cada vez..
Quanto a outros tipos de elementos leves, existem várias dicas úteis para garantir que a instalação do plafond não seja apenas de alta qualidade, mas também segura..
Antes de iniciar a instalação, você deve adquirir todas as ferramentas necessárias. Seu conjunto dependerá do tipo de construção e do material do modelo instalado. Então, para a instalação, você pode precisar de uma chave de fenda, um alicate, uma chave de fenda especial com um indicador de tensão.
Antes de instalar ou remover um lustre, certifique-se de que o interruptor da lâmpada está desligado. As lâmpadas alimentadas pela rede devem simplesmente ser desligadas dela, mas com as lâmpadas de teto não basta apenas desligar a energia, às vezes é necessário desenergizar toda a rede. Esta solução ajudará não apenas a proteger o mestre que instalará o plafond, mas também a evitar quedas desnecessárias de energia na rede. Em caso de dúvida se a eletricidade está desligada, você pode verificar isso com uma ferramenta com um indicador de tensão. Se não emitir um sinal luminoso, o lustre é totalmente desenergizado e qualquer toque em suas partes torna-se absolutamente seguro..
Não negligencie as instruções de montagem, especialmente se forem produzidas pela primeira vez, isso ajudará a evitar etapas adicionais desnecessárias para a montagem e desmontagem de modelos..
Assim, após desenergizar o local de instalação, pode-se proceder diretamente à instalação do próprio plafond. Se esta for uma versão completamente nova, a embalagem original deve ser removida. Freqüentemente, as novas persianas de vidro são cobertas com uma película para protegê-las de lascas e rachaduras. Portanto, antes da instalação, é imperativo removê-lo, caso contrário, quando aquecido a partir de uma lâmpada, o filme pode começar a derreter e não apenas emitir um odor desagradável ao derreter, mas também afetar negativamente a aparência do vidro..
Algumas cortinas, especialmente se adquiridas separadamente do lustre, podem exigir orifícios adicionais para instalação. Uma broca de cerâmica especial ajudará aqui, o que proporcionará um orifício uniforme e não danificará a estrutura geral. Se não houver furadeira especial, não é necessário ir até a loja e comprá-la, você pode usar os serviços de um sondador em uma grande loja de mercadorias para reparos ou entrar em contato com o fabricante diretamente pedindo uma cortina, por exemplo, de o site oficial. Esses serviços costumam ser baratos, mantendo a integridade do produto e não se preocupando com a qualidade dos furos feitos..
Após os furos necessários terem sido feitos, você pode prosseguir com a instalação. A seqüência de ações dependerá apenas do projeto e construção do produto final. Portanto, na maioria das vezes, os plafonds são simplesmente fixados a parafusos especiais com tampas decorativas. Isso permite que você obtenha a aderência mais confiável e também fornece uma decoração adicional para a lâmpada..
Após a conclusão da instalação, você precisa se certificar de mais uma vez que todos os fechos estão bem fixados, todos os elementos decorativos adicionais também estão no lugar, a lâmpada está aparafusada e os fios estão bem isolados. Cumpridos todos os pontos desta regra, pode-se reconectar a tensão elétrica e acender a lâmpada..
Para saber como instalar um lustre, veja o vídeo abaixo para mais detalhes..
Lindos exemplares no interior da casa
Existem muitos exemplos eficazes do uso de vários tons decorativos no projeto de instalações para vários fins..
Assim, por exemplo, em um corredor ou corredor, a iluminação desempenha um dos papéis mais importantes, pois normalmente o corredor é iluminado apenas por iluminação artificial e não possui suporte adicional de janelas. Em interiores modernos, os corredores são geralmente equipados com luzes de teto embutidas. Esses modelos são muito fáceis de limpar e não ocupam espaço adicional..
Os fabricantes oferecem opções bastante interessantes para o estilo de loft que é popular hoje – modelos de metal bruto, combinações interessantes de metal, papel, madeira e outros materiais oferecem um amplo escopo para decoração.
As estilizações antigas também são populares. Cortinas retrô para lâmpadas, estilizadas como modelos populares dos anos 80 e 90, ganham vida hoje. As formas de “cones”, lustres cilíndricos fabricados nos países da ex-Iugoslávia estão voltando à vida cotidiana. Além disso, você pode decorar o interior instalando uma lâmpada espetacular na parede..