Os fabricantes modernos de luminárias oferecem ao comprador muitas opções diferentes que podem ser benéficas para complementar o ambiente interno. Ao escolher uma opção adequada, você deve prestar atenção a um produto como o difusor. Freqüentemente, esses produtos são chamados de uma palavra mais familiar – abajur. Deve-se notar que o grau de iluminação da sala depende do difusor da lâmpada..
Peculiaridades
Conforme observado acima, os difusores para luminárias são freqüentemente chamados de abajures. Freqüentemente, esses elementos são chamados de sombras. Deve ser dito que este é um componente opcional da lâmpada, mas ainda assim é de grande importância..
Normalmente, os difusores ocultam a lâmpada, o que garante uma distribuição uniforme da luz na divisão.. Para criar sombras, são usados materiais duráveis que não têm “medo” da exposição a altas temperaturas. Uma característica importante é o quão bem o difusor transmite a luz da lâmpada..
Na maioria das vezes, os abajures vêm com uma lâmpada, mas se desejar, você pode comprá-la separadamente. Muitas vezes acontece que a tampa quebra – ou você apenas decide atualizar um difusor antigo.
A peculiaridade de muitos abajures reside no fato de que materiais resistentes ao fogo são usados para criá-los. As lâmpadas ficam muito quentes durante o uso.
Deve-se notar que o uso de um difusor também afeta o interior da sala.. Esses elementos complementam designs elegantes. Uma vez que os fabricantes oferecem uma gama bastante ampla de modelos, você pode facilmente escolher uma opção que combine com a decoração do ambiente. Quartos com luz difusa parecem muito mais confortáveis.
Tipos principais
Hoje existem vários tipos principais de difusores que vale a pena conhecer melhor. A primeira opção é “Prisma”, usado para reduzir o brilho do fluxo luminoso. Normalmente, este difusor é usado em modelos de LED.
Aqui estão alguns dos benefícios desse visual:
- o plafond não perde transparência com o uso prolongado;
- materiais estabilizados são usados para criar;
- nenhuma substância tóxica é emitida ao usar um difusor.
Deve-se notar que esta opção é ideal para salas grandes e pequenas. Lâmpadas com difusores têm uma aparência esteticamente agradável, o que é notado por muitos consumidores..
O próximo tipo é “Microprisma”, que é usado para instalações do tipo escritório. A peculiaridade desses difusores é a presença de um fino padrão geométrico. O vidro é mais frequentemente usado para criar elementos. É o material mais durável que garante uma difusão uniforme da luz no ambiente..
Esses elementos são rápidos e fáceis de instalar em luminárias e são duráveis. Além disso, esta espécie é caracterizada por maior resistência à radiação ultravioleta..
Normalmente a espessura dos elementos é de 2,5 mm. A transmissão de luz da luminária não excede 15%.
O próximo tipo são os scatterers chamados “Crushed Ice”. Exteriormente, esta opção se parece com a aparência anterior, mas ainda existem algumas diferenças no design. Esses difusores são ideais para locais públicos como cafés, bares e restaurantes..
A principal característica de “Crushed Ice” é a disposição caótica dos elementos na superfície. Os difusores não são apenas altamente resistentes à radiação UV, mas também fáceis de limpar..
Os elementos opalinos podem ser usados em edifícios públicos. Não é incomum ver esses difusores em restaurantes. No entanto, muitas pessoas os usam para iluminação doméstica. A peculiaridade desses modelos é criar uma tonalidade amarelada clara. Freqüentemente, esses produtos são chamados de foscos..
O ângulo de dispersão ao usar esta luminária atinge 170 graus. Quando comparado com as opções anteriores, aqui a transmissão da luz é ligeiramente superior – 65%.
Materiais utilizados
Os fabricantes modernos usam uma variedade de materiais para criar difusores.. Uma das opções mais comuns é o policarbonato.. A vantagem desse material é sua resistência a altas temperaturas. Os produtos de policarbonato resistem bem ao estresse mecânico. Normalmente, este material é usado para modelos prismáticos..
Freqüentemente, o poliestireno é usado para criar produtos.. O plástico difusor de luz tem maior resistência a danos mecânicos – em comparação com o tipo anterior. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de difusores de poliestireno. Muitas vezes você pode encontrar plafonds em várias cores..
Para a fabricação de modelos opala (fosco), polimetilmetacrilato é usado. Em comparação com as versões anteriores, pode-se notar que esta visualização possui um maior grau de transparência. Outra propriedade distintiva deste material é a durabilidade..
Como escolher?
Ao escolher um difusor para uma lâmpada, você precisa prestar atenção à transmitância de luz do material.. Nesse caso, é necessário focar nos termos de uso do elemento. Por exemplo, ao escolher um difusor para um ambiente residencial, você deve dar uma olhada mais de perto nos modelos que combinam transmissão de luz e design externo..
É preciso dizer que as qualidades decorativas do produto também desempenham um papel importante.. O difusor deve estar em harmonia com a decoração e complementar a decoração da sala..
Preste atenção especial às qualidades de proteção do produto. Por exemplo, para proteger luminárias LED, recomenda-se usar as opções mais estáveis - “Gelo picado” ou “Prisma”. É melhor dar preferência à segunda opção, pois combina perfeitamente boa transmissão de luz e resistência.
Você pode aprender sobre todos os tipos de difusores no vídeo abaixo..