Morar em uma casa particular dá paz de espírito, paz e saúde. Os mini-edifícios em questão podem ser acolhedores e absolutamente confortáveis se forem projetados para 1-2 pessoas. Design competente e planejamento cuidadoso são importantes.
Vantagens e desvantagens
Curiosamente, mas a demanda por tais edifícios está aumentando a cada dia. Para tentar entender qual é o segredo da popularidade dos “kids”, é necessário descobrir as vantagens e desvantagens de mini-edifícios de 70 metros quadrados. m.
O motivo mais comum é um grande desequilíbrio entre a renda da população e os preços no mercado imobiliário primário e secundário.. Mesmo um quarto decadente em um apartamento comunal decadente em algum lugar da província custa pelo menos um milhão.
- Uma casa térrea de 70 quadrados é caracterizada por um preço acessível, uma alta velocidade de construção e uma pequena necessidade de um terreno.
- Economizando tempo – contrariando as leis. Uma grande casa totalmente desenvolvida está em construção em regime turnkey em 2-3 anos, uma mini-casa com a mesma funcionalidade – 2-3 meses, se você usar a tecnologia modular de casas de madeira.
- Custos de aquecimento reduzidos. Uma mini-casa com estrutura e isolamento de 15–20 cm pode ser aquecida com um fogão a lenha, que dará conta da tarefa em um tempo extremamente curto. Esse volume de espaço vital pode ser aquecido com aquecedores elétricos e infravermelhos a baixo custo..
- Ergonomia e eficiência – a área mínima de limpeza, tudo perto, quase à mão.
A lucratividade dessas casas é maior do que a de grandes mansões.. As mini-casas não só se pagarão quando vendidas, mas também terão lucro. As contas de serviços públicos são incomparavelmente mais baixas do que as contas de apartamentos.
Infelizmente, os “bebês” também têm desvantagens – o mesmo espaço limitado dita alguns requisitos da vida cotidiana. Por exemplo, a impossibilidade de receber um grande número de hóspedes com pernoite – não haverá lugar para acomodá-los. Se você quiser ter vários filhos, terá que pensar em mudar de casa.
Planos de casa com terraço
Deve-se notar que se compararmos uma mini-casa e um apartamento, então o primeiro é aproximadamente igual a um apartamento de um cômodo, tanto em área quanto em layout.
- “Bebê”, um projeto residencial que praticamente não difere na funcionalidade de um apartamento confortável, tem as vantagens de estar próximo da natureza e de baixo custo de manutenção. O layout prevê uma entrada do pátio para um grande terraço anexado à parede frontal.
- A próxima variante se assemelha ao formato da letra Z em inglês. Existem 2 varandas anexadas à casa em lados opostos. Layout com um conjunto maior de premissas necessárias – cozinha-sala de jantar, sala de estar, 2 quartos, banheiro. Todos os quartos estão localizados da forma mais conveniente possível, embora sejam pequenos.
Outras opções de layout
Uma casa de sótão em miniatura de 70 m2, mais ou menos como um pão de mel de Natal, parece uma versão reduzida de uma casa de campo clássica. O modelo é um excelente exemplo de mini-casa, ao mesmo tempo que se encaixa perfeitamente em qualquer paisagem. Um andar e meio residencial aumentou significativamente a área de espaço vital. Ao ceder o sótão a um amplo quarto, o projectista conseguiu tornar a cozinha-sala e o quarto do rés-do-chão mais espaçosos. É verdade que não há um banheiro planejado aqui, mas se você quiser, pode tirar alguns quadrados, encolhendo um pouco os quartos. Um terraço com varanda está anexado à casa.
A próxima opção pode ser chamada com segurança de um exemplo de ergonomia e trabalho talentoso de um arquiteto no layout de um espaço residencial em miniatura.. Existe um terraço anexo à casa, vedado com grades, o que a torna mais confortável e fechada. No rés-do-chão havia lugar para hall de entrada com roupeiro, casa de banho, cozinha, sala comum e escada de acesso ao sótão. O sótão está destinado a dois quartos, um escritório e uma zona de estar. Em tal casa já existem mais metros quadrados, e uma pequena família de 3 pessoas pode morar confortavelmente lá..
Casas com esse tipo de planta podem ser construídas com qualquer material de construção., e não apenas a qualidade depende da escolha, mas também da velocidade de construção – uma casa feita de concreto aerado ou uma casa de estrutura está sendo construída várias vezes mais rápido do que uma de tijolo.
Design e arranjo
O arranjo adequado de interiores e decoração com medidores limitados requer uma abordagem especial para o design e seleção de móveis. É impossível sobrecarregar quartos pequenos com móveis desnecessários, caso contrário, é impossível conseguir um espaço confortável e aconchegante.
- O número de instalações deve ser minimizado para o nível de conforto.. Por exemplo, a casa deve ter banheiro, quarto, cozinha, sala de estar. Todo o resto é adicionado tanto quanto possível – é por isso que um layout pré-pensado e competente é tão importante.
- Interiores de quartos. O quarto deve ter uma cama e um armário, na cozinha deve haver eletrodomésticos encastrados, um conjunto de cozinha, uma mesa de jantar que pode ser substituída por um balcão de bar. A sala tem uma área de estar com móveis estofados. O lugar ideal para uma TV é uma parede.
- No banheiro você pode colocar não apenas uma pia e um vaso sanitário, mas também um chuveiro, se não houver banheira no local.
O destaque no interior serão os têxteis – cortinas nas janelas, colchas, travesseiros e muito mais. Não se esqueça de elementos auxiliares do sistema de armazenamento como o mezanino..
Exemplos de projetos
- Mini-casa de um andar com garagem para um carro. A casa tem todas as zonas activas e passivas necessárias – 2 quartos, uma cozinha-sala, uma casa de banho, um hall de entrada e uma lavandaria. De referir que a zona da casa de banho em 5 quadrados permite aí colocar uma máquina de lavar, pelo que a roupa pode ser substituída sem dor por um forno ou quarto de vestir..
- Projeto de mini-casa de concreto aerado com terraço. O layout prevê a presença de um hall de entrada, um amplo estúdio que combina uma cozinha, sala de jantar, sala de estar. A casa tem 2 quartos: um é mais pequeno, o segundo é mais espaçoso, tem espaço não só para uma cama e roupeiro, mas também para um local de trabalho.
- Design funcional com espaço mínimo. Um terraço com uma janela panorâmica está ligado à casa de tijolos. No interior existe um estúdio que combina uma cozinha, sala de jantar, sala de estar, 2 quartos desiguais, uma casa de banho com duche e um pequeno hall de entrada.