As casas de um andar e meio são edifícios em que um sótão é organizado com base no primeiro andar. Este é o espaço sob o telhado que é usado como espaço habitacional.. Essas estruturas podem ser destinadas tanto para a residência permanente de uma família de várias pessoas, quanto para o lazer, como uma casa de campo em uma casa de veraneio.
Características de casas de um andar e meio
As casas de meio andar atraem um grande número de proprietários em potencial. Isso se deve ao fato de que há uma oportunidade de economizar a área de um lote de terreno, enquanto aumenta o tamanho da casa própria sem custos financeiros muito significativos.
Uma casa com sótão será visivelmente maior em área do que um prédio de um andar, mas sua construção exigirá menos investimento financeiro do que um prédio de dois andares.. Em uma casa de um andar e meio, a carga na fundação é muito menor do que na construção de uma casa de 2 andares, e o ciclo de construção em si leva menos tempo. Casas de um andar e meio, além de instalações residenciais, podem incluir os seguintes elementos:
- porão;
- garagem;
- terraço;
- varanda;
- sacada.
Para casas de um andar e meio típica é a instalação de grandes janelas no sótão. Isso permite que você deixe os cômodos sob o telhado o mais claros possível. Eles também se distinguem por sua configuração incomum. Se você usar os recursos do espaço do sótão corretamente, poderá criar quartos totalmente exclusivos com um interior original. Na fase de planejamento, atenção especial deve ser dada à questão do reforço da cobertura do sótão, uma vez que estará exposto a influências externas e internas..
Layout das salas
O layout dos quartos pode variar significativamente dependendo do projeto e dos desejos do futuro proprietário..
Mas, via de regra, o primeiro andar é destinado à localização de cômodos de uso geral, como sala, hall, cozinha e banheiro..
A disposição do piso do sótão depende principalmente do número de pessoas que vivem na casa.. Para uma família grande, é mais conveniente que o piso do sótão seja dividido em vários quartos separados. O piso um e meio, apesar de sua aparente inferioridade, pode realmente ser muito confortável e elegante devido ao seu formato incomum. As soluções de vários níveis tornam possível tornar as transições de uma sala para outra mais convenientes e o layout mais interessante.
Recentemente, popularizaram-se os projetos que prevêem a presença de garagem no primeiro andar da casa..
Essas construções com garagem costumam ter um design muito lacônico, mas são as mais convenientes possíveis para uma família. Nesse caso, não há necessidade de ocupar espaço no local para uma garagem autônoma..
Os amantes do ar puro vão adorar as várias varandas e terraços. Casas com terraço permitem que você forneça um lugar para uma estadia confortável com bom tempo. Casas de um andar e meio podem ser construídas com vários materiais:
- de um bar;
- de concreto aerado;
- de blocos;
- tijolo;
- de blocos de gás;
- de blocos de espuma;
- estruturas de moldura.
Cada um desses materiais de construção tem certas vantagens e desvantagens.. Acredita-se que as casas feitas de madeira perfilada são muito confiáveis e ecológicas.. No entanto, as estruturas de quadro de um andar e meio podem ser uma solução excelente para toda a família. Actualmente existe a oportunidade de adquirir um projecto de moradia com planta de ambos os pisos, onde estão assinalados todos os locais e comunicações necessárias..
Estilos
As empresas de construção modernas podem construir uma casa em qualquer estilo, mas existem alguns. Portanto, qualquer futuro proprietário pode escolher o estilo da casa, que vai de encontro aos seus gostos e preferências pessoais.. É sempre possível escolher não só o estilo, mas também um projeto específico que terá em consideração todos os desejos do proprietário.
- Os edifícios de estilo clássico caracterizam-se pela simetria, clareza de formas, layouts simples e presença de balaustradas e colunas.. Durante a construção, é dada preferência ao uso de materiais naturais.
- O estilo barroco é caracterizado pelo esplendor das formas e muitos elementos decorativos. As casas são decoradas com pilastras, elementos dourados e colunas. Para decoração exterior, normalmente são utilizadas cores claras. Às vezes, cores vermelhas ou verdes podem ser aplicadas.
- O prédio de um andar e meio em estilo Art Nouveau tem formas bizarras. Linhas curvas suaves se encontram na forma de portas, janelas, telhados. Mosaicos, vitrais, motivos florais são usados para a decoração. O layout interno dessa casa é caracterizado pela complexidade, pela presença de descidas e subidas..
- Estilo minimalista bastante popular, é representado por edifícios lacônicos com formas geométricas estritas e uma quase total falta de decoração. A característica é a presença de iluminação embutida, grandes janelas, muitas vezes o projeto prevê janelas francesas no primeiro andar. Durante a construção, a preferência é dada a pedra, vidro e madeira natural.
- Para a construção de casas particulares, o estilo de alta tecnologia não é usado com muita frequência.. Normalmente, apenas alguns elementos característicos são usados, como partes salientes de estruturas, formas lacônicas, muitas peças de metal, grandes áreas envidraçadas.
Prata metálico e cinza são preferidos.
- Chalé alpino escolha áreas onde existam muitas árvores. É em tal lugar que a casa do chalé ficará o mais harmoniosa possível. As peculiaridades deste estilo arquitetônico são um telhado de duas águas que se estende muito além dos limites do edifício, varandas localizadas sob um telhado saliente, terraços espaçosos, muitas vezes sem quaisquer cercas. O primeiro andar é forrado a pedra, um e meio – com madeira.
- Os prédios no estilo italiano se encaixam harmoniosamente em uma paisagem litorânea ou florestal. São casas com tectos quase planos, portadas e um amplo terraço. Para o acabamento da fachada, utilizam-se tijolos ou gesso de tons claros, a cobertura é revestida com telhas ou materiais semelhantes com tons de terracota.
- Casas de um andar e meio no estilo russo são construídas com moldura de madeira, as janelas têm venezianas com belos entalhes. Além disso, as esculturas são usadas para decorar as saliências do telhado, cercas de terraços e varandas..
- Edifícios escandinavos são distinguidos pela funcionalidade e confiabilidade. Os materiais naturais são usados principalmente na sua construção..
O subsolo e o piso do subsolo em tais edifícios são bastante raros, mas é necessário um terraço aberto ou um grande alpendre..
- Fachwerk remonta à Idade Média, especialmente muitas casas neste estilo foram encontradas no território da Baviera. É característico que a moldura do edifício não seja escondida, mas, pelo contrário, exposta. A moldura é feita de grandes vigas de madeira dispostas em formas geométricas ou cruzes.
- Casas estilo americano tem telhados em cascata, uma garagem anexa ou embutida no prédio, grandes terraços. Gesso claro ou branco é usado para acabamento.
- Para casas de fazenda a presença de telhados de quatro águas ou telhados planos com saliências muito largas é característica. A fachada dos edifícios é acabada em pedra, madeira ou tijolo. Elementos decorativos estão quase completamente ausentes.
- Edifícios em estilo gótico caracterizada por muitas linhas verticais, parece que as casas se estendem em direção ao céu. Janelas e arcos apontados para cima. A fachada do edifício é decorada com torres, baixos-relevos, entalhes e vitrais.
Belos exemplos de projetos
As casas de um andar e meio são confortáveis e funcionais, práticas e confortáveis para viver..
- Casa de estilo americano de um andar e meio com sótão, garagem, varanda e terraço. A área total da casa é de 135m2, o que permite acomodar confortavelmente todos os membros da família. No rés-do-chão existe um pequeno hall de entrada, um hall, uma sala conjugada com uma cozinha. Também inclui uma casa de banho combinada. Do hall você pode ir para a sala da caldeira e garagem. No sótão encontram-se 3 pequenos quartos, uma ampla unidade sanitária e outra divisão que pode ser utilizada como escritório, biblioteca ou parque infantil. 2 quartos têm varanda. O exterior é acabado com pedra e gesso cor café claro.
- Casa no estilo minimalista com área total de 230m2. O layout contém 2 partes. A maior parte da casa é uma estrutura de um andar, a parte menor tem dois andares. A escada para o segundo andar está localizada no centro do edifício. No rés-do-chão existe um hall de entrada com um pequeno quarto de vestir, uma casa de banho, uma cozinha e uma sala de estar, da qual se dá saída para um terraço coberto. O sótão tem 3 quartos separados. Fachada com acabamento em gesso azul.
- Chalé alpino de 180m2 com duas entradas e duas varandas. No rés-do-chão encontra-se uma espaçosa cozinha-sala de jantar, casa de banho combinada, sala da caldeira e 1 quarto. O primeiro andar e meio inclui 3 quartos, cada um com saída para uma varanda e um pequeno hall. A casa é pintada de bege, com elementos de madeira adicionados para decoração.