Independentemente do estilo com que o quarto seja decorado, sempre haverá um lugar para uma planta viva nele. Este é o elemento que vai animar mesmo uma sala sombria e dar-lhe um ambiente especial. É verdade que as plantas, como outros detalhes decorativos, devem ser selecionadas com sabedoria, levando em consideração as peculiaridades do estilo com o qual você está trabalhando..
Peculiaridades
As plantas precisam de cuidados, mas por isso agradecem o seu aspecto florido. Eles são usados para decorar o ambiente e dar-lhe um aspecto natural. E, como bônus, os residentes recebem ar limpo e oxigenado.
Com a ajuda de plantas e flores vivas, pode não só decorar a divisão, mas também dividi-la em várias zonas..
Felizmente, isso não é difícil de fazer, já que as sementes de diferentes plantas, e tudo que você precisa para cultivá-las é vendido em lojas especializadas, então você só tem que decidir a composição desejada, selecionar as partes necessárias para criá-la e plantá-la em caixas / potes..
Manter o seu oásis verde também não é tão difícil quanto parece à primeira vista..
Algumas plantas são completamente pouco exigentes para cuidar, então se você não tem tempo para fazer jardinagem ou está constantemente na estrada, então você pode escolhê-las..
Outras espécies são um pouco mais difíceis de lidar, mas com a prática você aprenderá a cultivar até as flores mais exóticas em casa..
Tipos e características
Todas as plantas de interior podem ser divididas em três grupos principais:
- o primeiro deles é folha decorativa. O principal detalhe atraente nessas plantas são as folhas. Eles podem ser largos e verdes, como uma samambaia, ou coloridos. São centenários entre as plantas vivas de interior. Eles amam o frescor e permanecem verdes o ano todo, sem murchar ou soltar folhas. Entre as plantas desse grupo, também há espécimes trepadeiras;
- o segundo grupo – plantas com flores ornamentais, que vivem em vasos. Isso inclui orquídeas, spathiphyllum, rosas ou flores de foamirana, por exemplo. Esses espécimes expelem o botão apenas por um curto período. Durante o resto dos meses, eles se assemelham a uma simples planta com folhas. Existem também flores que encantam os olhos apenas uma vez por vez. Via de regra, eles são cultivados para uma data especial e depois jogados fora;
- o terceiro grupo são cactos. As flores frescas costumam parecer artificiais. Eles são amados por jardineiros inexperientes por sua despretensão. Os cactos são capazes de sobreviver sem água por quase um mês, sem mudar externamente. Eles podem ser diferentes: cobertos de espinhos ou baixos, baixos ou altos, floridos ou perenes;
- vale destacar árvores ornamentais e flores secas. Árvores ornamentais de bambu, palmeiras de interior ou flores de algodão são cultivadas em casa com menos frequência, portanto, esse grupo não tem um nome específico. Têm um aspecto atraente durante todo o ano, mas, regra geral, requerem cuidados especiais: uma determinada temperatura, rega regular ou fertilização..
Em várias salas
Cada proprietário está procurando um lugar para seus “amigos verdes”. Mas existem certas regras não escritas que ajudam a determinar qual flor colocar em qual cômodo.
Na cozinha
As plantas são colocadas na cozinha, ocupando pouco espaço. Flores em vasos elegantes, como violetas, ficam melhor no interior da cozinha. Você pode escolher várias plantas para o peitoril da janela ou pode pendurar flores em cestos especiais.
Na sala de estar
A sala de estar, via de regra, é um dos cômodos mais espaçosos do apartamento, o que significa que os amantes das plantas ornamentais têm um lugar para passear por aqui. Você pode plantar bonsai em caixas ou arbustos de folha larga exuberantes.
Se o quarto não for muito claro, então flores que amam a sombra irão lhe agradar, e em um quarto com janelas grandes é melhor colocar plantas que morrem sem luz. Brotos vivos em potes e potes podem ser combinados com artificiais.
Plantas em vasos colocados em uma fileira podem substituir sua partição, dividindo a sala em zonas. Esta é a principal técnica de uso de plantas ornamentais com benefício..
No quarto
No quarto, flores e outras plantas vivas também podem atuar como purificadores de ar natural. Escolha plantas adequadas para este propósito, como cactos, Kalanchoe ou aloe.
Mas flores com aroma pronunciado devem ser evitadas no quarto.. Mesmo que você goste do cheiro deles, quando concentrado, você terá dor de cabeça. Essas flores “negativas” incluem todos os tipos de lírios. Além disso, não coloque uma banheira de samambaia no quarto. Esta planta se tornará sua competidora na luta por ar puro, pois, ao contrário dos cactos, emite dióxido de carbono cacto, absorvendo oxigênio.
Na varanda
Se você tem uma varanda, ela também pode ser transformada em uma verdadeira estufa doméstica. Espaços envidraçados podem servir de abrigo para plantas durante todo o ano, mas em uma varanda aberta, a colocação de flores é limitada à estação quente. Com a mudança das estações, você terá que procurar um lugar para eles no apartamento..
Todas as plantas amantes da luz podem ser exibidas na varanda. Coloque-os em banheiras, caixas ou cestos de vime suspensos no teto. Assim, você terá um ótimo lugar para se hospedar na cidade..
Como escolher?
Ao escolher as plantas, você precisa considerar se elas se encaixam no estilo com que o ambiente é decorado. Uma palmeira em uma sala estilizada como uma cabana russa parecerá ridícula, mas em um estúdio moderno ou sala de estar em estilo art déco terá um lugar de destaque.
Exótico
Se no dia a dia você não tem cores vivas o suficiente e sonha com países distantes, pode decorar sua casa com um estilo exótico. Naquilo animais de estimação verdes, como iúca, dracaena ou palmeiras irão ajudá-lo. Um arbusto de folhas largas de aloe ou sanseviria com folhas alongadas requintadas irá ajudá-lo a mergulhar na atmosfera dos desertos do sul..
E no apartamento ficus, bordos em miniatura ou coníferas de baixo crescimento parecerão orgânicos no estilo japonês. Você também pode optar por uma flor de cerejeira delicada ou um bonsai perene. E a partir de pequenos brotos que vão decorar uma prateleira ou mesa, você pode notar azaléias, orquídeas ou crisântemos raquíticos. Além disso, você pode decorar sua casa com uma pequena árvore, deliciando-se com deliciosas frutas – limão ou laranja..
Clássico
Encontrar a planta perfeita é mais difícil para um interior clássico. Uma sala decorada neste estilo deve ser pensada nos mínimos detalhes. A bucha decorativa escolhida não deve reduzir o custo do interior. Plantas com folhagem decorativa, como monstera, são adequadas para você. Caberá em uma sala com design clássico e espargos ou nefrolepis.
Você pode enfatizar o bom gosto e o amor pelas coisas bonitas decorando sua casa com uma rosa ou azaléia decorativa. Os galhos das orquídeas parecem igualmente luxuosos em um interior como esse..
Estilo escandinavo
Este estilo é caracterizado pelo uso de flores frescas. Mas isso não significa que você precise transformar seu apartamento em uma estufa.. Não deve haver muitas flores. Um ou dois grandes ou três ou quatro animais de estimação pequenos são suficientes a fim de decorar até mesmo um quarto espaçoso.
Orquídeas elegantes com ramos finos e flores claras ficam bem em um interior minimalista. Além disso, você pode escolher alguma flor incomum, por exemplo, murta, guzmania ou liveston.
Retro
Em um ambiente com estilo retrô, também há espaço para flores. Mas eles devem ser brilhantes e perceptíveis. Por esta razão, plantas únicas gigantes ou arbustos com um grande número de folhas são freqüentemente escolhidos para tal interior. Um quarto de estilo retro será decorado com Kalanchoe, Hovea ou Cyperus.
Conselho de profissional
Greening sua casa ou apartamento deve ser abordado com responsabilidade. A planta não deve apenas agradar você, mas você também deve agradá-la. Dê à flor as condições de vida adequadas e ela ficará bonita pelo maior tempo possível. A escolha do local certo para colocar um animal de estimação verde é auxiliada pelos conselhos de especialistas que sabem exatamente quais são as condições necessárias para uma determinada planta..
Luz
Para uma existência e desenvolvimento normais, as plantas precisam de luz. Ao mesmo tempo, não deve haver muito disso. A luz solar direta só prejudica a planta. No entanto, existem exceções. Por exemplo, aloé, fúcsia brilhante e azáleas ou jasmim. Estas flores não têm medo do sol, por isso podem ser expostas com segurança no parapeito da janela. Plantas exóticas como cactos e suculentas também amam o sol..
É melhor não colocar o resto dos espécimes sob a luz solar direta.. Assim, por exemplo, as violetas, embora sejam consideradas flores amantes da luz, não duram muito no parapeito de uma janela em um quarto voltado para o sul. O mesmo se aplica a poinsétias ou begônias. E em salas escuras, onde há pouca luz natural, plantas ou flores despretensiosas do norte, que podem facilmente suportar tais condições adversas, serão colocadas confortavelmente..
Das diferentes espécies, vale destacar a saxifrage, samambaia e monstera. E das flores graciosas, a passiflora se distingue pela antipatia pela luz..
Umidade
Além disso, de maneiras diferentes (como a falta de luz), as plantas regam irregularmente. Flores com folhas decorativas largas não sobrevivem por muito tempo sem água. Por exemplo, singônio, alocasia ou pilea. Se o solo secar, eles começarão a desbotar rapidamente. Plantas com flores delicadas que não conseguem acumular umidade suficiente também precisam de água..
Mas cactos e suculentas podem ser deixados sem água por vários dias. O excesso de fluido só irá prejudicá-los. Eles também são capazes de acumular água nas folhas e permanecer por alguns dias sem regar dracaena, monstera ou crassula.
Temperatura
O último ponto a considerar ao planejar como colocar flores é a capacidade das plantas de sobreviver em condições de baixas e altas temperaturas. Nem todas as flores preferem um clima quente.. Para a maioria deles, a temperatura ideal é de 25 graus ou menos..
Se você está planejando decorar uma sala em um estilo exótico e comprar frutas cítricas, palmeiras ou cactos gigantes, então você deve criar condições para que eles cresçam, como na vida selvagem. Ou seja, é necessário fornecer-lhes o calor necessário. O apartamento não deve sofrer mudanças bruscas de temperatura, mesmo no inverno ou no outono..
Se você levar em conta todas essas dicas básicas, as plantas viverão muito mais tempo e você poderá admirar sua beleza por anos..
Belos exemplos e boas opções
As flores frescas são a melhor decoração de interiores. Você pode verificar isso observando vários exemplos no interior:
- cestos pendurados. Para economizar espaço na cozinha, é melhor substituir as plantas em vasos ou vasos simples por flores em cestos suspensos. Potes leves com fechos especiais podem ser fixados onde não interfiram com você, por exemplo, sobre uma cesta de vime, que ainda ocupa espaço no corredor;
- Sofisticação francesa. Se você gosta do estilo francês moderno, também gostará deste interior simples. Uma sala de estar bem iluminada com almofadas rosa suave parece vazia se você não usar elementos decorativos. Mas as flores selecionadas corretamente a revivem. Basta colocar três grandes vasos de flores no canto próximo à janela, e a sala será transformada. E para que os potes de cores diferentes não estraguem a aparência do ambiente, use tampas lisas especiais;
- jardim oriental requintado. O Japão, com sua sofisticação e desejo pelo minimalismo, agora atrai muitos. Incluindo designers. Uma das flores mais “japonesas” é a graciosa orquídea. Se uma orquídea viva não for suficiente para você, você pode complementar o interior com papéis de parede de parede inteira, que também retratam essa flor..
Nesse interior, os detalhes também devem ser combinados com as características de sua flor. Por exemplo, travesseiros pequenos combinam bem com pétalas de orquídea rosa. Uma mesa baixa japonesa e uma estatueta que a decora ajudam a enfatizar o exotismo do estilo..
- Estufa na varanda. Se todas as opções anteriores lhe parecem muito enfadonhas, e você quer se cercar de vegetação de todos os lados, e não apenas decorar o quarto com uma flor, então você pode providenciar para você uma mini-estufa na varanda envidraçada.
As flores aqui podem ser colocadas em qualquer lugar: na parede, no peitoril das janelas, no chão e até mesmo sob o teto. Não tenha medo de colocar plantas diferentes na mesma sala. Neste mosteiro, as samambaias parecerão bastante orgânicas ao lado de palmeiras, cactos, hera e rosas. Escolha todas as flores que você gosta. Sinta-se à vontade para usá-los para decorar a varanda.
E para que você se sinta confortável observando toda essa beleza, instale um confortável sofá decorado com almofadas coloridas na varanda, ou coloque uma mesa de vidro com lindas cadeiras. Aqui você ainda pode jantar com amigos ou entes queridos, curtindo a natureza na cidade..
Sempre verdes, florescendo ou mesmo sem folhas e flores – você pode usar qualquer planta para decorar sua casa. Não há restrições e tendências de saída da moda – escolha o que você gosta e fique à vontade para usar para decoração.
No próximo vídeo, você conhecerá os locais do apartamento, onde é melhor não colocar plantas de interior..