A construção de edifícios residenciais com blocos de espuma é extremamente procurada hoje. Principalmente considerando a disponibilidade desse material e a facilidade de uso. Além disso, uma casa de espuma de concreto é uma maneira barata e confiável de adquirir sua própria casa com boa resistência e características de economia de calor..
Mas em qualquer edifício, um elemento importante será uma coisa como uma fundação. E a fundação de uma casa feita de blocos de espuma pode ser de vários tipos. Vamos tentar descobrir como escolhê-lo corretamente e como fazer um cálculo para que você possa despejar concreto com suas próprias mãos e obter uma base de alta qualidade.
Visão geral das opções
Comecemos com o fato de que sem uma fundação é impossível construir qualquer casa ou edifício.. Mas existem diferentes tipos de uma casa particular feita de blocos de espuma:
- pilha;
- laje;
- fita.
Considere os recursos e a estrutura de cada um dos tipos de base acima.
Pilha
Este tipo de fundação, como o nome indica, é feito em estacas de parafuso. A razão é que geralmente é formada em solos instáveis, que se caracterizam por um alto grau de deformação, ou em terrenos com declive.. As pilhas podem ser de várias categorias.
- Parafuso. Eles têm uma espessura de pouco menos de 11 centímetros e uma resistência de 5 a 7 toneladas. Eles geralmente são usados para criar uma base para um edifício de 1 ou 2 andares feito de blocos de espuma. A distância entre suportes deste tipo não deve ser inferior a 200 centímetros..
- Pendurado. Esta opção permite garantir a resistência do edifício devido à força de atrito entre o solo e as estacas durante a sua cravação no solo. E são chamados de suspensos devido ao fato de que este tipo de suporte não depende 100 por cento de camadas de solo que diferem em dureza.
- Estacas de rack. Este tipo penetra o mais profundamente possível no solo até o nível onde se localizam camadas densas de solo. A confiabilidade desse tipo de suporte é extremamente alta, e eles podem suportar cargas realmente pesadas sem serem destruídos com o tempo..
Fita
Este tipo de fundação é uma fundação enterrada no solo. Tem características para suportar um edifício até 3 pisos. O espaço interno da fundação pode ser usado como semi-subsolo ou subsolo. O aprofundamento desse tipo de fundação possui várias características..
- A base enterrada deste tipo é geralmente usada em solos que se referem a viscosos argilosos ou outros tipos de sedimentos finos e siltosos. Neste caso, a profundidade ideal de assentamento não deve ser inferior ao nível máximo de congelamento do solo..
- A base, não muito enterrada, destina-se a criar uma estrutura de suporte em solos de cascalho e tipo arenoso de grão grosso. O assentamento de tal fundação com cama de areia deve estar no nível de 500-600 mm, e com cascalho – 200-300 mm. Se estivermos falando de brita e areia, o nível será de 100-150 mm.
Prancha
Se falamos sobre a fundação de um caráter de laje, então, na verdade, é uma laje monolítica ou estrutura de concreto armado. Ao instalar tal fundação, ela é despejada no solo. As lajes são mais utilizadas quando se constrói sobre areia, pois é instável..
O derramamento de tal fundação é realizado sob todo o edifício.. O cálculo do volume da base pode ser feito se você souber a espessura da laje e a área da estrutura necessária. Sua vantagem importante será o fato de poder ser criado em quase todos os tipos de solo, exceto argila..
Critérios de escolha
Agora tentaremos descobrir como escolher o tipo certo de fundação para que a casa de blocos de espuma permaneça o maior tempo possível e não se rache com o tempo. O concreto espumoso tem uma massa pequena, então a fundação para ele pode ter uma espessura pequena, mas o tamanho e o número de andares da futura construção devem ser levados em consideração.
Naturalmente, a profundidade da fundação para uma casa de um andar e para uma casa de dois andares será diferente..
Para levar em conta, a fim de entender qual fundamento será melhor, os seguintes fatores também são necessários:
- a carga total do edifício, incluindo as partes aéreas e subterrâneas, bem como a massa de objetos que estão localizados na própria casa;
- qualidade da terra e várias características;
- o grau de cargas secundárias;
- o tempo da obra de alvenaria, bem como os custos de formação da fundação.
Agora vamos falar um pouco sobre os critérios acima..
Antes de escolher uma base para uma casa, deverá ser realizada uma análise geológica do terreno, que permitirá fazer a seleção correta da base para a construção em blocos de espuma.. Estamos falando sobre esses indicadores de solo.
- Dificuldade de terreno. Se for complexo, então vários tipos de fundação podem ser muito difíceis de equipar lá..
- Frouxidão. Normalmente, essa característica é inerente ao solo fraco, no qual pode se formar uma distorção das paredes, afundamento do edifício, bem como deformação da fundação..
- Saturação com água. Para este tipo de terreno, deverão ser realizadas obras de drenagem, incluindo desvio de água para o período de construção, bem como a criação de um mecanismo de drenagem que funcionará de forma contínua.
- Alto nível do lençol freático. Aqui você precisa entender que, neste caso, a água irá simplesmente lavar a estrutura de suporte, o que causará sua destruição.
Normalmente custa muito avaliar a condição do solo, razão pela qual é simplesmente negligenciado.. E este é um grande erro. Se não for possível realizar este procedimento, você pode simplesmente fazer um poço de 2 metros de profundidade em seu próprio local e coletar amostras de solo a cada 20-30 centímetros. Isso deve ser feito em todo o perímetro do local para saber o estado real do terreno e escolher o tipo de fundação mais adequado..
Se descobrir que você terá que lidar com solo não poroso ou ligeiramente poroso, no qual as águas subterrâneas estão a uma profundidade de mais de 200 centímetros, então seria melhor criar uma base rasa do tipo faixa. Se a água subterrânea for mais alta, esse tipo de fundação será simplesmente impraticável de usar..
Se a água subterrânea estiver localizada a uma profundidade de meio metro, a faixa de fundação também não pode ser instalada devido à necessidade de formar um mecanismo de drenagem. Então seria melhor usar um suporte de uma laje de concreto armado não enterrada..
Há dificuldades quando o solo no local é de má qualidade e a camada de terra não porosa está a mais de 2 metros de profundidade. Aqui você deve pensar com cuidado antes de dar preferência a qualquer opção de fundação.. Se você usar uma fundação de estacas, então você precisa montar estacas com um degrau de pelo menos 1 metro e, em seguida, formar uma cinta de concreto monolítico. Além disso, é possível construir uma fundação colunar de concreto com a expectativa da capacidade máxima de carga do edifício..
Do ponto de vista de um fator como a determinação do grau de carga, é necessário compreender que blocos de concreto de espuma – o material é muito leve e poroso, por isso o prédio que foi erguido a partir deles será muito mais fácil do que o análogo feito de tijolo. O melhor tipo de fundação para esses edifícios privados seria uma faixa ou uma estrutura sólida de uma peça. Eles podem suportar a carga de até edifícios altos. Mas para pequenos edifícios de um andar, uma versão colunar da fundação é adequada.
Mas a escolha de uma base sólida para edifícios a partir de um bloco de espuma deve ser realizada em cada caso individualmente, levando em consideração não apenas os fatores principais, mas também os secundários.
Como calcular?
Agora vamos falar sobre como calcular as dimensões da fundação e calcular suas dimensões. E em casos diferentes, os cálculos serão feitos de maneiras diferentes. Por exemplo, para calcular o volume de uma base de tira, você precisa conhecer parâmetros como:
- comprimento;
- altura;
- largura da estrutura planejada.
A largura dependerá principalmente da área do suporte e normalmente estará na faixa de 450-500 mm. E a altura da estrutura para um prédio de 2 andares, via de regra, é de cerca de um metro e meio. O comprimento, neste caso, será calculado como o perímetro da base do edifício..
Por exemplo, para um edifício de 6 por 9 metros, onde existe uma parede de suporte de 7 metros de comprimento, o perímetro será de 37 metros. Será calculado da seguinte forma: (7 + (6 + 9) * 2). Com largura de fundação de meio metro, serão necessários 27,75 metros cúbicos de solução de concreto. Este valor foi obtido como resultado das seguintes ações: (0,5 * 37 * 1,5). Esta fórmula é universal e adequada para casas com área de 10×10 metros ou qualquer outra.
Se falamos de fundação da laje, então neste caso o volume da fundação é calculado levando em consideração a área da estrutura e a espessura da própria laje. Normalmente, sua espessura está no nível de 15-18 centímetros. Com área de construção de 54 metros quadrados, serão necessários 972 metros cúbicos de argamassa de concreto.
Este valor foi obtido multiplicando-se a área da edificação pela espessura da laje. É necessário também levar em consideração que para maior resistência da laje em toda a área será necessária a montagem de reforços com degrau de 2 a 2,5 metros.