Saber como e com o que isolar uma casa de alvenaria é muito importante tanto durante o assentamento inicial como durante os trabalhos subsequentes de isolamento das paredes do interior. Também é necessário descobrir a melhor maneira de isolar uma casa de tijolos com suas próprias mãos do lado de fora. Deve-se prestar atenção às peculiaridades do penoplex e de outros aquecedores, às especificidades da “torta”.
Características do trabalho
Antes de isolar uma casa de tijolos, você precisa descobrir se ela foi construída com tijolos ocos ou blocos de peso normal. Isso determina quão forte deve ser a camada de isolamento, quão grandes são suas propriedades protetoras. Também é necessário levar em consideração o método de execução da alvenaria. Se não for monolítico, mas feito de acordo com a técnica do poço, com desenho de uma camada de ar, as qualidades térmicas iniciais também serão maiores..
Os próprios materiais isolantes são selecionados separadamente para uso externo e interno, levando sempre em consideração na determinação da espessura, em primeiro lugar, as características térmicas das estruturas.
Isolamento por dentro
Lã mineral
Manter o interior aquecido com algodão é uma tecnologia bastante antiga, mas ainda relevante. É necessário apenas levar em consideração que quaisquer medidas de isolamento interno são preferíveis somente se for impossível realizar o isolamento térmico pelo lado de fora. O trabalho de isolamento interno reduzirá um pouco a área útil da residência. No entanto, eles também têm outras vantagens:
-
Custos mais baixos;
-
simplicidade de execução (normalmente você pode fazer sem a ajuda de especialistas);
-
não há necessidade de emitir licenças de concessionárias e empresas de gestão.
Uma vez que a lã mineral absorve facilmente a água, a impermeabilização e a barreira ao vapor são imperativas..
O filme de polietileno é amplamente utilizado como barreira de vapor.. A fixação de tapetes de algodão e outros materiais geralmente é fornecida com um grampeador de construção. Na ausência dele, são usados pregos galvanizados. A instalação do isolador propriamente dito ocorre na maioria das vezes em uma caixa de madeira ou metal, certificando-se de que o algodão esteja bem preso às células, sem pequenas lacunas. Do lado de fora, também deverá ser isolado da umidade..
Gesso poroso
Seu outro nome é gesso isolante de calor.. Freqüentemente, as pessoas estão interessadas em saber se esse material é capaz de se tornar um substituto completo para a lã de rocha e outros aquecedores em um apartamento. Os fabricantes declaram isso abertamente, enfatizando que 5 cm de gesso especial equivalem a 2 a 4 cm de poliestireno expandido ou uma alvenaria e meia. Essas declarações são bastante razoáveis, mas apenas com pequenos esclarecimentos.. O enchimento da mistura desempenha um papel decisivo na garantia do desempenho térmico..
A saturação com poliestireno expandido oferece resistência à umidade. No entanto, a desvantagem neste caso será a frouxidão da camada isolante..
Definitivamente, você precisará de reforço e cobertura com um gesso sólido simples.. Além disso, em contato com uma chama, o polímero derrete, emitindo componentes altamente tóxicos. Vermiculita e perlita são completamente naturais e seguros, relativamente baratos, mas suscetíveis ao ataque da água. O vidro de espuma, praticamente perfeito em termos de parâmetros técnicos, é relativamente caro..
Tal como acontece com o gesso comum, a preparação preliminar das paredes é muito importante. Eles devem ser limpos de bloqueios e saturados com um primer. Reforços salientes, pregos e outros obstáculos devem ser removidos para o trabalho normal. A mistura é preparada rigorosamente de acordo com as instruções do fabricante e é aplicada o mais rápido possível, sem esperar metade do tempo de preservação da plasticidade. A aplicação da solução deve percorrer as balizas com auxílio de uma espátula, cada camada – no máximo 2 cm de espessura, aguardando após a aplicação por pelo menos 4 horas antes de retomar o reboco. Em conclusão, a superfície é cuidadosamente esfregada.
Poliestireno expandido
Este material é impermeável ao vapor e, portanto, ideal para trabalhos de isolamento de interiores. Também é leve, pois 98% do volume é ocupado por gás.. Além disso, o poliestireno expandido é elogiado por:
-
baixa condutividade térmica;
-
hidrofobicidade;
-
fortaleza mecânica;
-
facilidade de corte;
-
a conveniência da forma de aplicação da placa;
-
baixo risco de incêndio;
-
preço baixo (em comparação com materiais de qualidade semelhante).
Mas também devemos nos lembrar sobre as fraquezas:
-
apesar do aumento da resistência, as placas PPS são frágeis, podem quebrar ou desmoronar;
-
o material não é resistente à acetona ou gasolina;
-
em temperaturas acima de 60 graus, é provável que vapores de fenol sejam liberados;
-
O isopor pode pegar fogo facilmente.
É possível isolar a casa por dentro com placas PPS, mesmo sem um layout multicamadas complexo..
Não é necessário nem mesmo nivelar a base com gesso, bem como o uso de filmes com efeito de barreira ao vapor.. A torta isolada inclui uma camada de nivelamento se o interior da parede estiver coberto com amassados, buracos ou muito curvado. A permeabilidade das camadas, começando pela mais baixa, deve diminuir gradativamente. Ao se mover mais fundo na parede, ele, consequentemente, aumenta.
Antes de iniciar o gesso, você deve se livrar da tinta velha, lascas de gesso, manchas e outros detritos. Se necessário, as imperfeições superficiais são eliminadas com um composto de nivelamento. Somente quando ele endurece, você pode prosseguir para a instalação do torneamento. Mas este momento não é necessário e é praticado apenas se necessário no revestimento externo – principalmente drywall. As barras devem ser colocadas com o mesmo passo que o tamanho das placas de isolamento – então a perda improdutiva de material será minimizada. Em termos de espessura, as barras devem coincidir com as lajes.
isopor
Para isso, você pode usar diferentes tipos de espuma.. Por exemplo, PSB S-15 é bastante adequado para isolamento interno e para isolamento acústico de instalações. PSB S-25 é recomendado para condições operacionais mais severas. Não é necessário usar PSB S-35 em edifícios residenciais – este isolamento é mais provavelmente projetado para instalações industriais. É muito importante que a espuma tenha uma estrutura uniforme em toda a área, tenha uma linha de corte bem cuidada.
É necessário selecionar o material feito de acordo com GOST, e não de acordo com as condições técnicas. Os materiais de acabamento antigos devem ser removidos. A tinta é raspada com uma espátula.
As juntas da espuma devem ser colocadas não em linha reta, mas sim dispostas como um tijolo. É esta solução que garante uma instalação confiável..
Penofol
Trata-se de um isolamento moderno, que se distingue pela versatilidade. Esse material pode ser colocado em várias camadas. O polímero é coberto com folha de alumínio em um ou ambos os lados. A folha com uma espessura de pelo menos 12 mícrons permite uma reflexão de calor de mais de 95%. A compatibilidade ambiental do penofol está fora de dúvida.
Mas este material é macio e imediatamente flexiona quando pressionado. Não será possível colar papel de parede ou aplicar gesso sobre ele. Além disso, o penofol é um condutor. Em todos os pontos de sua fixação, os cabos de alimentação devem ser isolados com cuidado especial. Penofol também é caracterizado por fraca adesão, deve ser plantado sobre uma mistura adesiva especial. Sequência de trabalho:
-
prenda as ripas na vertical com um degrau de 60 cm;
-
colocar isolamento nas aberturas da moldura;
-
selar as costuras.
Em casas feitas de tijolos de silicato, você também pode isolar as paredes internas com as próprias mãos com penoplex. Mas deve ser escolhido com cuidado. É muito importante que o material não dobre à menor pressão. Você também precisa calcular corretamente a espessura da camada de espuma.. É melhor usar uma reserva de 10-15% do volume do que refazer o trabalho do zero. A instalação é realizada em cola seca.
É desejável isolar o chão, é claro. Soluções porosas são freqüentemente usadas para este propósito. As coberturas são equipadas da mesma forma que o concreto simples..
Os materiais macios precisam ser reforçados com malha ou fibra de vidro. Os revestimentos de isolamento rígido não precisam ser reforçados adicionalmente.
Às vezes, é aconselhável escolher o isolamento de espuma das paredes da sala.. Ao reagir com água ou um componente especialmente selecionado, um polímero especial aumenta dez vezes. Tendo preenchido todo o espaço livre, ele endurecerá. As formulações modernas são totalmente ecológicas, mas precisam de proteção contra o contato com a água e a luz solar. No entanto, ao preencher as lacunas da alvenaria, feitas de acordo com o esquema de um poço, tal problema é automaticamente eliminado..
O aquecimento de velhas casas de tijolos também significa trabalhar com o teto. Até 40% do calor passa por ele.. Para resolver o problema, você pode usar:
-
lã mineral (a opção mais popular);
-
espuma de poliuretano;
-
penoizol;
-
argila expandida (diferentes frações);
-
Isopor;
-
espuma de poliestireno extrudida;
-
serragem;
-
aparas de madeira.
Como e como isolar fora?
A escolha de opções de materiais externos que permitem embainhar uma casa de tijolos por fora e determinar a espessura necessária são muito importantes. A absorção de água neste caso é ainda mais relevante do que com o trabalho interno. Portanto, o uso de lã mineral é geralmente abandonado. Eles usam cada vez menos espuma de poliestireno combustível. Em casas com uma base suficientemente forte, você pode fazer com gesso quente, mas esta é uma solução cara..
Ao usar espuma de poliuretano, uma camada de gesso comum ou decorativo deve ser formada sobre ela.. PPU não é inflamável, mas pode derreter. A instalação dos materiais do painel é normalmente realizada no topo do torneamento da barra. Em alguns casos, são usados perfis metálicos..
Quaisquer guias devem ser colocadas com menos propagação do que o próprio material de isolamento. Isso permite que o isolamento seja colocado de maneira mais firme..
Se estamos falando de lã basáltica, então este material é forte o suficiente para ser fixado sem armações.. Normalmente, o perfil é montado primeiro horizontalmente. Terminada toda a fachada, é colocada uma malha de reforço e sobre ela formada uma camada de gesso. O isopor (espuma de poliestireno extrudado) é geralmente fixado usando a técnica de “fachada úmida”. Esta é uma abordagem muito simples, mas todo o trabalho deve ser iniciado após uma limpeza completa da superfície..
Teremos que limpar as juntas entre a alvenaria. Ao nível da base, um perfil de metal é anexado. Nele, é contado o cálculo do primeiro nível de isolamento. Este perfil também desempenha a função de gotejamento. No meio e nos cantos, deve-se realizar fixações adicionais com buchas. Em seguida, uma malha de plástico de reforço é montada. Ao final, é aplicada uma camada de gesso base e, após a secagem da solução, aplica-se um primer e um gesso decorativo final..