As casas de estilo escandinavo são uma combinação perfeita de simplicidade e sofisticação. Recentemente, esse estilo vem ganhando popularidade não só na Europa, mas também em nosso país. Construir uma casa em estilo escandinavo e decorá-la por dentro é, na verdade, muito simples e barato..
Principais características
Antes de decidir se você realmente deseja se tornar o proprietário de uma casa de campo de estilo escandinavo, você precisa descobrir todas as características comuns que unem esses edifícios.
À primeira vista, as casas nos países escandinavos parecem ser decoradas em um estilo minimalista. É nessa direção que eles têm mais em comum. Os quartos claros parecem meio vazios, não há detalhes desnecessários neles. Todas as pequenas coisas não apenas decoram a sala, mas têm algum tipo de finalidade prática. Ao mesmo tempo, as casas de estilo escandinavo são muito mais confortáveis do que quartos de estilo minimalista..
Essa direção do norte da Europa ganhou popularidade especial conosco em meados do século passado. O fato é que naquela época todos os estilos se distinguiam por uma abundância de decoração e decorações brilhantes. Portanto, esses interiores de luz fresca se tornaram uma lufada de ar fresco. O estilo escandinavo atraiu a atenção dos jovens em primeiro lugar. Combinava detalhes de tendências populares como minimalismo, etno e até eco.
Agora todas as principais características do estilo foram preservadas. Embora cada proprietário tente trazer algo próprio para este estilo e mudá-lo por si mesmo, tornando-o mais individual e interessante.
Estilo escandinavo – quartos espaçosos. Mesmo se você morar em uma pequena cabana, as instalações ainda devem parecer brilhantes e bonitas. Para isso, são utilizadas técnicas simples. Por exemplo, a rejeição de cortinas, que permite deixar entrar mais luz natural na casa, ou papéis de parede claros e superfícies espelhadas..
Quase sempre existem alguns detalhes antigos neste estilo nórdico. Pode ser uma mobília velha e surrada, molduras antigas ou qualquer outro detalhe que aqui apareceu como se fosse do século passado. Portanto, a maneira mais fácil é recriar o interior clássico escandinavo não em novos edifícios, mas nos quartos que pertenceram aos seus pais ou avós..
Essas casas parecem mais confortáveis e carregam uma certa memória do passado. Isso se aplica não apenas a móveis antigos, mas também a pisos de parquete desgastados, molduras de janelas antigas e outros detalhes..
Exterior
Uma casa de estilo escandinavo deve ser atraente do lado de fora. Afinal, ficamos com a primeira impressão quando olhamos para a casa de campo e arredores da rua ou do quintal.
Portanto, antes de mais nada, é preciso cuidar da decoração externa, para só depois decorar o local por dentro..
Acabamento externo
As casas clássicas de estilo escandinavo são facilmente reconhecíveis pelas amplas janelas panorâmicas. Eles ocupam metade da parede, o que permite que muita luz natural passe para dentro da sala..
Tal movimento é uma necessidade, não um capricho. Nos países frios do norte, as pessoas ficam constantemente sem luz. Portanto, eles tentam de todas as maneiras fazer com que os raios do sol entrem em suas casas. Às vezes, nessas casas, não há apenas janelas panorâmicas em toda a parede, mas também portas de vidro. Independentemente de se tratar de uma casa térrea ou de vários andares, deve haver luz suficiente. Existem muitos chalés elegantes com uma varanda ou terraço envidraçado.
E para que a sala não fique fria, os designers usam janelas de vidros duplos economizadores de energia e tentam isolar janelas, portas e varandas. Portanto, apesar de tudo, a casa está muito quente..
As paredes de uma casa de campo em estilo norueguês são geralmente revestidas de madeira no lado externo. Isso pode ser painéis de madeira, paredes laterais ou sólidas feitas de madeira cortada ou troncos..
Em geral, no estilo escandinavo, muita atenção é dada à madeira. Ele é usado não apenas na construção. Em uma cabana baixa de toras, todos os móveis costumam ser feitos do mesmo material. E por fora, o prédio é decorado com escadas de madeira, platibandas e até telhados..
O fato é que Odin, o principal deus escandinavo, segundo a lenda, considerava a madeira o principal material digno de adoração. As árvores absorvem o sol durante a sua “vida”, por isso, se as utilizar na arquitectura, este material irá encher a sala com energia vital e torná-la mais viva e confortável. Essa atitude em relação a este material é inerente aos habitantes de muitos países escandinavos, incluindo Dinamarca, Noruega e Suécia..
Além de tudo isso, a madeira é um material prático e confiável. Isso significa que essas casas são altamente duráveis e servem seus proprietários por muito tempo..
Se a parte externa da sala não for emoldurada com uma tora ou tábua de madeira, então as paredes são pintadas com tinta branca ou simplesmente cobertas com uma camada de gesso. Depois disso, até as casas de madeira simples ficam mais bonitas e elegantes. Neste caso, as paredes claras são mais frequentemente complementadas por uma fundação de tijolo escuro e telhados escuros..
Além das clássicas casas de dois ou um só andar, há muitos edifícios interessantes de formato incomum no estilo escandinavo. Edifícios assimétricos, casas que parecem ter congelado em queda livre ou chalés com janelas fora do padrão são bastante típicos dos países escandinavos..
Projeto paisagístico
Um farol está longe de ser a única coisa que deveria estar em uma área suburbana. É aconselhável complementá-lo com plantas adequadas, gramado e caminhos organizados. O projeto paisagístico do local no estilo escandinavo é extremamente simples. Grandes lagos ou escorregadores alpinos multicoloridos serão supérfluos aqui.. Alguns belos canteiros de flores com flores perenes e coníferas de baixo crescimento são suficientes.
A área de um terreno privado é muitas vezes dividida por uma sebe baixa.
Você pode plantar thuja baixo em uma linha ou decorar uma cerca de luz com trepadeiras.
Na Europa, não é costume plantar canteiros em casa que ocupem todo o terreno.. Se você quiser mimar a si mesmo e aos seus vegetais frescos caseiros de vez em quando, decore suas camas como belos canteiros de flores. Diferentes tons de verde vão decorar o seu site da melhor maneira possível, ao mesmo tempo em que são combinados com as simples paredes rebocadas da casa..
Não plante muitas árvores no local. O ideal é que as plantas escolhidas para o plantio nos lembrem o norte frio, onde há poucas flores exóticas e árvores frutíferas..
Ao plantar alguns abetos, zimbros e outros arbustos resistentes ao frio, você pode recriar a atmosfera da fria Escandinávia em seu local..
Interior
O próximo passo é decorar os quartos por dentro. O projeto da casa é pensado em função do tamanho da sua família e das suas necessidades. Você pode sobreviver com uma casa térrea com dois quartos ou pode construir uma casa de vários andares em que várias gerações de uma mesma família viverão confortavelmente.
Situação
Móveis diferentes são usados para decorar as instalações da casa no estilo escandinavo. Na maioria das vezes, são produtos de madeira ou designs modernos interessantes no estilo minimalista..
O principal requisito para móveis usados nessas casas é naturalidade de todos os materiais. Além de madeira de alta qualidade, rattan, vidro temperado, ferro forjado durável e tecidos naturais – algodão, lã ou linho também podem ser usados para criar tudo o que você precisa no dia a dia..
A forma de todos os móveis presentes no interior da casa também deve ser simples e natural. Você não deve escolher cadeiras com pernas dobradas, mesas assimétricas incomuns e vários designs futuristas para decoração. No estilo escandinavo, o principal é simplicidade e conforto, é por isso que pufes padrão, poltronas confortáveis e mesas retangulares cabem perfeitamente aqui.
Se a casa for pequena e não houver espaço extra nos quartos, tente escolher móveis ergonômicos e funcionais..
Existem muitos móveis confortáveis que podem ser usados para diferentes fins. Por exemplo, cadeiras dobráveis que se transformam em espreguiçadeiras ou sofás que se transformam em cama. Escolha móveis práticos que não ocupem muito espaço, mas ao mesmo tempo permitirá que você descanse confortavelmente e cuide de seus negócios.
Em uma casa minimalista leve, móveis em estilo eco, vintage, clássico ou barroco também parecem adequados. Mas não deve haver muitos detalhes fora da ideia geral. Por exemplo, na sala de estar, além de móveis minimalistas elegantes, você pode colocar uma velha cômoda com fortes pernas forjadas ou uma velha poltrona estofada em couro. Tal detalhe tornará a sala um lugar verdadeiramente aconchegante para relaxar, e não uma foto de uma revista brilhante..
Quanto à decoração, não devem ser descuradas.. Mas também não é necessário sujar todo o espaço interior da sua casa com várias bugigangas queridas ao seu coração. A maioria das coisas que os designers aconselham armazenar em caixas, caixas ou cestos de vime. Isso é ótimo porque você não estará constantemente esbarrando em itens criativos espalhados ou espalhando o pó em suas fotos o tempo todo..
Nas prateleiras ou mesas, deverá deixar apenas os seus detalhes preferidos, que, entre outras coisas, se combinam também com o resto do ambiente..
Soluções de cor
A cor dominante no interior de uma casa escandinava é o branco. É utilizado em todas as áreas, desde as casas de banho aos quartos e salas. Vale ressaltar que, na verdade, o branco é muito versátil e possui muitos tons. Este é branco fosco e branco-neve frio e claro com um tom de marfim ou uma mistura de rosa, azulado ou amarelo..
Escolha as cores da parede com cuidado. Afinal, o ambiente em que você vai viver depende disso. Tons frios ajustam o humor de trabalho e aumentam o nível de concentração. Mas tons quentes de branco dão uma sensação de aconchego..
A principal vantagem do branco é que ele expande visualmente o espaço. Mesmo quartos minúsculos em uma pequena cabana parecerão maiores e mais espaçosos se você usar tinta clara ou gesso para pintar as paredes. Mas isso não significa que não haja lugar para outras tonalidades no estilo escandinavo. Você pode usar inserções coloridas ou acentos brilhantes. Por exemplo, almofadas em diferentes cores do arco-íris, mantas coloridas e assim por diante. Todas essas pequenas coisas vão deixar a sala mais animada..
A segunda cor mais popular em um interior escandinavo clássico é o marrom. Todos os tons de madeira são bem-vindos. Pode ser madeira clara, tília marrom escura ou wengué quase preto. Todos os tons de madeira, bem como os diferentes tons de branco, afetam a atmosfera da sala à sua maneira. Observe as combinações de cores mais adequadas e você obterá um interior atencioso, no qual as cores principais combinam perfeitamente entre si..
Iluminação
Como as casas escandinavas devem ter o máximo de luz possível, as janelas são grandes e largas. Isso permite que você deixe os raios do sol entrarem na casa e carregue todos os que moram nela com energia. Deve haver muita luz natural na casa e nenhuma luz artificial pode substituí-la..
As janelas nessas casas raramente são cobertas por cortinas blackout, cortinas feitas de tecidos escuros ou persianas que bloqueiam a luz. Tudo isso evita que os raios solares entrem na casa, por isso vale a pena substituir as cortinas por tule fino, véus de luz ou cortinas de chiffon..
As cores dos tecidos, como as paredes, devem ser claras e translúcidas..
Em nenhum caso devemos esquecer as fontes de iluminação artificial.. Todos os tipos de lustres, luminárias de chão e arandelas certamente serão úteis em uma casa de estilo escandinavo. É melhor selecionar todas as luminárias de acordo com as características de estilo, ou seja, buscar opções simples e concisas com luminárias de piso e luminárias de madeira e metal. Lustres de diodo pequenos também são populares. Eles podem ser usados para chamar a atenção para alguma parte da sala ou ser montados em fileiras, substituindo lâmpadas pendentes por eles..
Quanto ao tipo de iluminação, deve ser suave e até um pouco fraca. Uma luz forte deve ser usada na área de trabalho ou na cozinha. Por exemplo, você pode instalar uma luminária de chão ao lado da área de leitura, pendurar uma arandela acima da mesa ou decorar uma parede acima da área de trabalho da cozinha com luzes LED. Nas demais salas, dê preferência à luz suave, que favorece o relaxamento, a tranquilidade e o bom descanso..
Artigos de decoração
Na hora de decorar uma sala, escolha os detalhes que você mais gosta e evoque emoções positivas. Dessa forma, você não tem lixo desnecessário. Várias fotos de família nas prateleiras, vasos originais ou cestos tecidos à mão, tapetes feitos em casa ou estatuetas vintage – o que é adequado para decorar uma casa escandinava.
Isso tornará o interior mais comovente e propício para um bom descanso..
além do mais, não se esqueça dos nossos amigos verdes. No interior de uma casa assim há definitivamente um lugar para flores frescas ou árvores anãs em banheiras. Coníferas, suculentas e flores requintadas como orquídeas ou azáleas ficam melhores em um interior plano do norte. Uma grande planta em uma banheira ou várias flores em vasos são o suficiente para decorar uma sala de estar.
E na cozinha ou varanda, você pode colocar uma caixinha de madeira com ervas, que não só vai decorar a casa, mas vai ser usada no processo de cozimento.
Belos exemplos
Você só pode estar convencido de como são belas e elegantes casas particulares no estilo escandinavo olhando para exemplos reais de pequenas casas de campo. É importante prestar atenção ao interior e ao exterior..
Casa norte
Esta casa parece simples por fora, mas sofisticada ao mesmo tempo. A base clara combina com as vigas e o telhado de madeira escura. Esta combinação contrastante parece elegante. Embora esta casa não tenha grandes janelas panorâmicas e portas de vidro, sempre haverá bastante luz na sala devido ao fato de que existem muitas janelas tanto no primeiro quanto no segundo andar..
Perto da casa não existem canteiros grandes nem canteiros de flores que necessitem de manutenção constante. Apenas um gramado limpo e uma área de estar simples. O acesso à casa é feito em asfalto leve, em frente à entrada do local existem várias espreguiçadeiras, nas quais pode simplesmente relaxar e desfrutar da beleza da natureza..
Contraste clássico
O próximo exemplo é uma sala decorada com cores contrastantes. As cores principais aqui são preto e branco. Esses tons em conjunto parecem surpreendentemente orgânicos. Paredes claras, piso preto e muitos detalhes escuros combinam bem entre si. Há muitas coisas na sala, mas não parece estar transbordando delas, porque todas são funcionais. Há uma lareira compacta no canto. Ao contrário das grandes lareiras de estilo clássico, esta não ocupa muito espaço..
Mas, ao mesmo tempo, adiciona conforto ao ambiente e, se necessário, é capaz de aquecer os habitantes da casa em uma noite fria de outono.
Há apenas os móveis mais necessários aqui – uma mesa baixa de madeira clara, uma poltrona e uma cômoda escura. Todos os detalhes decorativos podem ser colocados nestas superfícies acessíveis ou retirados nas prateleiras do corredor. Anime a sala com um tapete de pele e plantas vivas em vasos e vasos.
Quarto claro
Este quarto é um exemplo de uma combinação harmoniosa de vários estilos. Além da base leve, há muita madeira aqui, o que nos lembra o estilo eco e country. É totalmente estofado com painéis de madeira para combinar com a cômoda ao lado da cama. A cama em si também combina dois dos tons mais básicos – marrom e branco. A robusta estrutura de madeira é complementada por roupa de cama de cor clara, o mesmo cobertor e almofadas decorativas a condizer. Nas proximidades existem duas cadeiras de vime onde você pode relaxar enquanto observa o pôr do sol ou passar o tempo lendo seu livro favorito.
A área de trabalho também não é particularmente destacada. Ele está localizado próximo à entrada da sala. É uma mesa simples com uma cadeira de luz suave ao lado. A área de trabalho é decorada com uma bela luminária e um quadro na parede.
Cozinha perfeita
O último exemplo é a cozinha ideal em estilo escandinavo clássico. Tudo aqui, exceto o tampo da mesa, as cadeiras e o chão, é feito em cores claras – paredes de tijolos brancos, luminárias e até louças. Apesar de a sala ser muito pequena, os designers conseguiram acomodar tudo o que você precisa nela. Prateleiras abertas e cômodas fechadas estão penduradas nas paredes. Tudo o que é necessário para cozinhar está escondido nas prateleiras fechadas e as prateleiras são decoradas com várias coisinhas fofas: pratos, potes, flores.
A tecnologia moderna também se encaixa organicamente no interior: fogão, lava-louças e outras coisas que tornam a vida das donas de casa modernas muito mais fácil. Lâmpadas pendentes em suportes escuros também ficam ótimas aqui..
Estilo escandinavo – é uma combinação de conveniência, simplicidade e elegância. Em uma casa assim, há tudo de que você precisa para aproveitar cada minuto de sua vida..
Todas as coisas estão aqui em seus lugares, e mesmo as coisinhas decorativas não ocupam espaço livre, mas simplificam a sua vida e a tornam melhor.
Você pode se familiarizar com o design de uma casa de estilo escandinavo com elementos coloniais assistindo ao vídeo abaixo.