A disposição da iluminação é um procedimento complexo que depende da seleção correta das luminárias. Hoje, os fabricantes oferecem a oportunidade de escolher vários tipos desses dispositivos, diferindo em design e parâmetros técnicos. Particularmente populares hoje estão ganhando pontos embutidos no teto.
O que é isso?
Os pontos são uma espécie de holofotes. Uma característica desse projeto é o fluxo de luz direcional. Eles não a espalham, o que torna impossível organizar uma iluminação de alta qualidade com a ajuda de um ponto..
Os modelos integrados são montados diretamente em tetos suspensos ou tensos. Nesse caso, o corpo da luminária fica completamente oculto sob eles. É tecnicamente possível construir tais estruturas na parede, o que lhes dá mais vantagens em relação a outros modelos. Para atingir um nível de iluminação de alta qualidade, os focos são usados em várias peças. O tamanho do produto pode variar dependendo da finalidade e características técnicas..
Deve-se notar que muitos pontos embutidos no teto são classificados como holofotes. Mas os modelos mais recentes são um grupo mais amplo que pode incluir dispositivos de luz difusa usados para iluminar salas, não apenas uma área específica..
Vantagens e desvantagens
Luzes de teto embutidas são usadas com bastante frequência. Isso se deve a vários aspectos positivos desses produtos:
- Facilidade de instalação. A fixação dos modelos embutidos pode ser realizada tanto em quadro especial quanto com suspensões. Tudo depende do tipo de teto no qual eles estão planejados para serem construídos. Além disso, todas essas operações podem ser realizadas sem habilidades..
- Versatilidade. Esses designs podem ser usados em quase qualquer tipo de interior..
- Lucratividade. Este recurso se aplica a modificações baseadas em LED..
- Longa vida útil. Existem modelos que podem durar até 15 anos sem a necessidade de substituição de determinados elementos.
- Diversidade. Existem muitas modificações de spots de teto no mercado. Eles diferem em materiais e estilo. Isso permite que o comprador escolha um dispositivo para todos os gostos..
- Possibilidade de decoração do quarto. Com a ajuda de pontos, é muito fácil dividir uma sala em várias zonas ou enfatizar uma parte específica dela. Esta abordagem é freqüentemente usada por designers modernos..
Dentre as desvantagens, destacam-se as seguintes características:
- O spot só pode iluminar uma pequena área da sala. Portanto, para criar uma iluminação completa, vários desses elementos devem ser usados, o que é bastante caro..
- O preço de algumas modificações da luminária pode ser mais alto, do que em modelos clássicos de lustres e outros dispositivos semelhantes.
- A iluminação com foco tem desempenho muito pior, do que os sistemas baseados em lustres. Portanto, eles são usados apenas como luz de fundo ou como elementos decorativos..
Visualizações
A classificação de focos embutidos no teto pode ser baseada em várias características. Dependendo das características do projeto, vários tipos são distinguidos:
- Fixo. O mecanismo deste elemento não permite que a moldura seja girada se necessário. Durante a instalação, a direção desejada da luz é inicialmente selecionada, e só então a lâmpada é completamente fixada.
- Cardan. Uma característica desse projeto é a capacidade de regular a direção e a força do fluxo luminoso. Esses sistemas são equipados com várias lâmpadas com dispositivos de controle independentes. Os pontos duplos são especialmente populares hoje..
- Swivel. Os pontos deste tipo são montados em dobradiças especiais. Isso permite que você altere a direção da luz em vários planos. Os modelos mais simples só podem se mover em uma ou duas direções. Observe que o ângulo de rotação aqui é limitado pelo material do teto ou pelo corpo do spot. A fixação das luminárias é realizada com clipes de metal ou peças embutidas.
- Downlight. As luminárias deste tipo emitem apenas luz de cima para baixo. Esta é uma das variedades de modelos fixos. Esses produtos são fabricados com dimensões e características de design exclusivas. Eles são usados para separar uma zona da sala do resto de suas partes. Alguns modelos são complementados por outros tipos de manchas, o que possibilita a criação de designs únicos.
- Teto retrátil. As luminárias deste tipo possuem um corpo estendido para fora, que, se necessário, pode ser direccionado para qualquer zona da divisão..
Em termos de forma, os pontos incorporados podem ser:
- volta;
- quadrado;
- tamanhos personalizados.
Critérios de escolha
Ao comprar pontos incorporados, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- Ao controle. Os modelos clássicos são controlados por um interruptor convencional. Dispositivos mais modernos podem ser equipados com um controle remoto. Isso permite que você configure os parâmetros desejados de pontos individuais.
- Nível de proteção contra umidade. O local de sua operação depende dessa característica. Os modelos padrão são projetados para funcionar na sala de estar ou na cozinha. Se você precisa de acessórios para o banheiro, deve selecionar aqueles que são completamente vedados. Os modelos da mais alta qualidade podem suportar com segurança um fluxo direto de água.
- Possibilidade de ajustar a direção do fluxo de luz. Como já mencionado, os pontos podem ser girados em vários planos, o que permite que sejam selecionados para resolver uma tarefa específica..
- Especificações. As luminárias podem operar tanto a partir de uma rede de 220 V, e precisam de uma fonte de alimentação que fornecerá apenas 12/24 V. Algumas modificações são equipadas com um dimmer que permite alterar a potência de iluminação.
- Ângulo de fluxo luminoso. Os spots clássicos possuem um feixe de luz direcional de pequeno diâmetro. Mas se precisar de uma visão ampla, use luminárias com tamanhos de luz grandes..
- Projeto. Na hora de escolher é importante avaliar não só a cor do spot (branco, prata, etc.), mas também o estilo do seu teto. Eles devem estar em harmonia e se adequar qualitativamente ao interior..
- Dimensões (editar). Uma atenção especial deve ser dada à espessura da mancha. Isso é importante, pois quase todos os modelos são montados dentro de tetos falsos e a distância entre a tela suspensa e a superfície principal pode ser diferente. Existem modelos no mercado que podem ser combinados até com as bases mais finas..
Tipos de lâmpadas
Os focos embutidos no teto podem ser complementados com os seguintes tipos de sistemas de iluminação:
- Lâmpadas incandescentes. Esses produtos são notáveis por seu baixo preço e disponibilidade. Hoje são cada vez menos utilizados, pois não permitem atingir as características ideais do fluxo luminoso. Ao mesmo tempo, a lâmpada fica muito quente, o que requer a instalação adicional de um sistema para remover o calor.
- Halogênio. As lâmpadas deste tipo são, em muitos aspectos, semelhantes às lâmpadas incandescentes. Eles também aquecem, mas são mais duráveis do que seus equivalentes anteriores. O fluxo luminoso emitido pelos halogênios é o mais próximo possível da luz solar em termos de seus parâmetros. Eles não são usados para tetos tensos, pois uma moldura quente pode danificar a estrutura da tela.
- LEDs. As lâmpadas deste tipo são as mais versáteis e práticas. As luminárias podem economizar até 80% de eletricidade em comparação com as modificações discutidas anteriormente. Os LEDs não aquecem, o que torna os focos mais compactos. Existem muitas modificações desses sistemas no mercado hoje que geram luz de várias cores e potências. Isso permite que você crie interiores quentes e frios..
Ambiente de aplicação
Os focos embutidos no teto são designs versáteis. Com a ajuda deles, você pode organizar a iluminação em vários lugares:
- Sala de estar. Eles se encaixam perfeitamente no interior, onde criam uma atmosfera calorosa e acolhedora. Ao escolher os locais certos, você pode criar desempenhos de design bonitos e originais.
- Cozinha. Aqui você simplesmente não pode ficar sem essas lâmpadas. Com a ajuda deles, você pode destacar uma área específica, excluindo a iluminação de todas as outras. Na maioria dos casos, eles são instalados acima da bancada, onde todas as operações básicas de cozimento são realizadas..
- Gabinete. A melhor opção aqui seriam focos giratórios, com os quais é possível adaptar o fluxo de luz à posição da pessoa..
- Banheiro. Lâmpadas deste tipo são usadas aqui apenas com o propósito de criar um efeito decorativo. Muitas vezes, os pontos do teto são complementados por pontos embutidos na parede ou no piso colocados na piscina.
Regras de instalação
Ao instalar pontos de teto, várias recomendações devem ser seguidas:
- Tente usar lâmpadas do mesmo estilo na sala.. Portanto, é importante calcular o número necessário desses dispositivos antes de instalá-los..
- Para tetos falsos, recomenda-se o uso de lâmpadas com potência de até 40 W. Em alguns casos, a melhor opção seriam os locais em que este indicador não ultrapassasse 12 W.
- Uma distância de mais de 1 m deve ser mantida entre as luminárias individuais. Eles devem recuar das paredes em cerca de 60 cm.
- Se a instalação for realizada em tetos falsos, use apenas cabos à prova de fogo que possam suportar a carga total.
Os focos embutidos no teto expandem as possibilidades de design, permitindo que você transforme a sala em uma área de estar aconchegante e agradável.
Depois de assistir a este vídeo, você aprenderá a instalar lâmpadas embutidas no teto com suas próprias mãos..