A segunda luz é uma técnica de design que eleva visualmente o espaço da sala. Mas isso pode ser feito se o prédio tiver apenas um andar? Vamos falar sobre os prós e os contras desse layout em nossa análise..
Vantagens e desvantagens
A luz de dois níveis na arquitetura se refere a quartos que não têm teto.. Normalmente está ausente apenas acima do hall principal; a partir dele há escadas para o sótão, terraço e outros aposentos. Quando se trata de um prédio térreo, não há forro na sala – graças a isso, o quarto aumenta de volume devido ao sótão. Esse layout é frequentemente usado em edifícios com uma linha de telhado quebrada, ele permite que você crie um projeto não trivial..
Normalmente, nessas casas, as aberturas das janelas são dispostas em duas fileiras – no primeiro nível e no sótão.. A janela superior serve como um espaço adicional para a sala de estar.
Algumas soluções arquitetônicas envolvem a instalação de janelas panorâmicas, que desde o primeiro nível são entendidas como a própria cobertura.
O layout com iluminação dupla amplia visualmente o espaço, torna o design elegante e caro. No entanto, como qualquer outra solução arquitetônica, a luz dupla tem suas próprias vantagens e desvantagens.. Vamos começar com os benefícios:
- o edifício com iluminação dupla parece luxuoso tanto por fora quanto por dentro;
- o cômodo principal da casa está repleto de uma sensação de leveza e luz;
- uma sala volumosa presta-se facilmente a um zoneamento funcional, em tal espaço você pode colocar uma confortável área de estar perto da lareira, uma sala de estar, bem como um bloco de cozinha com sala de jantar;
- o espaço fora do padrão torna-se o sonho de todo designer – aqui eles podem criar interiores exclusivos que são limitados apenas pela imaginação do dono da casa;
- em um amplo salão é sempre agradável encontrar parentes e amigos, todos encontrarão um lugar aconchegante nele;
- quartos com paredes altas permitem o uso de elementos decorativos que são impossíveis em edifícios típicos – um lustre suspenso ou um vaso de flores com uma palmeira de dois andares fica bem aqui.
O salão que fica sob o teto parece invariavelmente majestoso e muito forte. Este projeto enfatiza o gosto impecável e o alto status de seu proprietário..
Não se esqueça das desvantagens. Ao organizar uma casa térrea de dois andares, traçar um plano para aquecer o ambiente torna-se um problema sério. De acordo com as leis da física, o ar aquecido se move para cima. Ao mesmo tempo, há um telhado acima da cabeça e o sótão, que cria uma almofada de ar nas casas padrão, está ausente..
Em tal sala é bastante frio, a fim de tornar o microclima confortável para os residentes, fontes de calor adicionais devem ser instaladas. O maior efeito é dado por sistemas de “piso aquecido” e pistolas de calor. No entanto, a compra e instalação desse tipo de equipamento “custa muito caro”, e as contas de luz aumentam significativamente.
Em muitas casas, o sótão é usado como uma área funcional – eles equipam um escritório, uma área de dormir ou de lazer lá. Com a segunda luz, metros quadrados úteis de espaço de sótão serão perdidos. A ausência de divisórias no teto aumenta a acústica, tudo o que acontece nos cômodos inferiores será ouvido no andar de cima. Se houver um lugar para dormir lá, ele precisará de isolamento acústico adicional.
Se o cômodo central envolver a conexão da sala de estar com a área da cozinha, os aromas se espalharão muito rapidamente por todo o edifício residencial.. A manutenção de um grande salão também trará muitos problemas. Substituir uma lâmpada, pendurar cortinas e fazer uma limpeza completa exigirá escadas, escadas e uma grande quantidade de trabalho. E, finalmente, nem toda pessoa gosta de janelas volumosas que abrem um pouco seu espaço pessoal..
Projetos
Com terraço
Inicialmente, supôs-se que a segunda luz só é permitida em casas grandes.. No entanto, as casas com uma área de 72-100 m2 podem fornecer iluminação em dois níveis.. Neste caso, uma pequena área de open space será compensada pelo terraço adjacente à casa. Normalmente, essas casas são iluminadas e arejadas. Um andar acomoda dois quartos e um bloco de serviços. A sala passa a ser a divisão principal, é nela que os tectos são desmontados.
Uma pequena escada leva da sala de estar ao terraço, que serve de deck de observação. Para enfatizar a leveza da sala, os degraus são decorados como se estivessem flutuando no espaço. São eles que se tornam um sotaque estiloso no interior do salão principal..
Com sótão
Se o sótão da casa for usado como sótão, então você pode arranjar uma luz de dois níveis incluindo parcialmente este espaço na sala comum no andar inferior. Neste caso, a sala de jantar, sala de estar, biblioteca e demais áreas comuns são projetadas no cômodo principal.. A vidraça dos vãos da mansarda é estreitada. As janelas superiores em forma de vitral são muito populares – neste caso, a vidraça dá um divertido jogo de luz refratada na sala.
A luz de dois níveis nas estruturas do sótão cria uma atmosfera única, é simplesmente impossível formar algo assim com a ajuda da iluminação elétrica. no entanto nas horas da noite, assim como em dias nublados, a eletricidade ainda tem que ser ligada. Portanto, você deve considerar com antecedência a localização dos lustres, bem como das luminárias e arandelas..
Nessas salas, é muito importante distribuir todo o equipamento de iluminação com extrema competência para iluminar todas as áreas funcionais do bloco residencial..
De outros
Nos últimos anos, os projetos de casas ecológicas estão na moda – são prédios aconchegantes feitos de madeira. A cada ano sua popularidade só aumenta, e a grande maioria está sendo construída com iluminação dupla.. As características do projeto de tal estrutura requerem a presença de espaçadores no nível do chão em espaços de grande vão..
Além disso, todos os elementos abertos do sistema de vigas, assim como os espaçadores, contribuem para o zoneamento do espaço. As janelas do segundo nível nessas casas são colocadas em um único plano, e as vigas fixadas na área do segundo andar, por sua vez, dividem visualmente esta vidraça em vários níveis..
Características de design
O design estilizado de uma casa térrea com iluminação dupla torna-a espetacular e atraente. O corredor em tais salas pode ser decorado em uma variedade de estilos.. Algumas das opções de design mais solicitadas incluem:
- uma aconchegante casa de madeira à la Chalet com uma grande lareira – este interior evoca associações com férias nas montanhas;
- uma sala com um interior escandinavo – normalmente tal interior é complementado com um terraço e um deck de observação, este estilo parece espetacular e lacônico;
- uma sala de estar no estilo provençal permite criar uma atmosfera de verdadeiro calor doméstico com leves notas românticas;
- se a casa tem vista para um gramado pitoresco, floresta ou área montanhosa, o design em um interior moderno com vitrais seria a melhor escolha;
- o estilo loft é muito popular no arranjo de edifícios de um andar com iluminação dupla, as vigas de um bar e as paredes de tijolo ficam especialmente bem em conjunto com o envidraçamento total.
Belos exemplos
Prédios de um andar com iluminação de dois níveis, decorados por designers profissionais, sempre parecem bonitos e aconchegantes. Propomos verificar isso em nossos exemplos de fotos:
- um salão com um grande espaço zoneado;
- um quarto com mezanino;
- estufa;
- paisagem pitoresca atrás de vitrais;
- uma casa espaçosa com telhado quebrado;
- uma casa com terraço;
- lacônico alta tecnologia;
A luz dupla em uma casa térrea invariavelmente a torna incomum, confortável e cheia de luz..