Recentemente, os construtores têm usado ativamente um tronco para fazer uma varanda. Apesar de a sua construção ser habitualmente efectuada em empresas especializadas, os trabalhos executados de forma independente permitem poupar significativamente e ganhar novas experiências que no futuro venham a ser necessárias..
Este pórtico distingue-se não só pelo seu aspecto atractivo, mas também pela sua elevada qualidade, bem como pela resistência a qualquer carga, o que é fundamental para tais estruturas..
Peculiaridades
Um alpendre de toras é popular por uma série de vantagens que o distinguem de outros materiais.. Hoje, existem dois tipos principais de alpendre..
- Versão fechada que pode ser equipada com copa e parede lateral. Algumas estruturas deste tipo também estão equipadas com uma porta de entrada separada, para que possam ser usadas como uma varanda.
- Uma modificação aberta que oferece facilidade de montagem. Deve-se notar que na aparência e características de design, esta versão do alpendre se assemelha a uma escada com grades abertas e um pequeno toldo. Em alguns casos, o dossel pode estar totalmente ausente, graças ao qual o alpendre é utilizado como terraço..
A utilização de toras arredondadas para a construção do alpendre permite aproveitar ao máximo todas as vantagens deste material.. O design resultante tem uma série de vantagens, entre as quais as seguintes podem ser distinguidas.
- Força e durabilidade. Essa varanda não precisará ser reforçada com elementos adicionais. A principal vantagem de uma tora é que ela é capaz de se prender firmemente uma à outra devido à gravidade, de modo que essa estrutura não se solte mesmo após anos de uso ativo..
- Se tudo for pensado e montado de maneira correta e competente, as tábuas não irão estalar. Esse resultado só pode ser alcançado se as toras forem bem embaladas. Isso evitará o atrito, que é principalmente a causa dos guinchos. No processo de construção de um alpendre, é preferível utilizar toras processadas no empreendimento, uma vez que se distinguem pela forma ideal..
- Aparência original e atraente. A estrutura resultante será bastante maciça, por isso pode ser combinada de forma ideal com a casa. Se você deseja obter o máximo de harmonia, pode usar um acabamento semelhante para as paredes principais, o que certamente chamará a atenção..
Visualizações
Hoje existe um grande número de toras que podem ser utilizadas no processo de criação de uma varanda.. A opção mais popular é considerada uma tora arredondada, que apresenta um grande número de vantagens.. Em primeiro lugar, esse design será capaz de se orgulhar de uma aparência atraente e original. Além disso, é bastante confiável e capaz de lidar com qualquer atividade física..
Graças a isso, você pode usar móveis pesados, o que permitirá que você crie uma pequena varanda..
além do mais, a varanda pode ser criada usando meio-toras ou a partir dos restos de toras arredondadas. É claro que o uso de tais materiais não permitirá que você obtenha a mesma varanda de alta qualidade que ao usar uma tora arredondada, no entanto, e o custo será muito menor. Em qualquer caso, se seguir à risca o projeto desenvolvido e abordar com competência o processo de criação de um alpendre para a casa, o efeito será positivo, e a estrutura resultante poderá agradar ao proprietário por muitos anos.
Como fazer?
O processo de construção de um pórtico a partir de uma tora deve receber muita atenção, pois dele depende a qualidade e a confiabilidade da futura estrutura. Em primeiro lugar, você precisa escolher materiais de alta qualidade que possam servir por muitos anos e não se deteriorem sob a influência de fatores externos. Deve-se entender que o pórtico estará constantemente exposto à precipitação atmosférica e outras cargas, portanto, todo o trabalho deve ser verificado cuidadosamente, e a qualidade dos materiais não deve ser posta em dúvida.. Então, para criar uma varanda a partir de um tronco, você precisa fazer o seguinte trabalho.
- Uma pequena cova quadrada é enterrada, cuja profundidade não excede 40 cm. Além disso, é necessário se livrar da camada superior fértil.
- Uma mistura de areia e cascalho é colocada no fundo do poço, e a espessura dessa camada deve ser de cerca de 10 cm. Graças a isso, será possível realizar uma almofada de areia, que deverá ser compactada com uma placa vibratória especial..
- É hora de instalar uma pequena gaiola de reforço. Apesar do fato de uma escada de madeira não ter carga, tal estrutura terá que fortalecer o concreto, além de evitar fissuras e deformações no futuro. A fôrma é montada nas bordas, que são feitas de placas comuns. A borda superior dessas cofragens deve se projetar alguns centímetros acima da superfície do solo.
- Depois que a estrutura de suporte for instalada, você pode prosseguir para a montagem da marcha. Para isso, será necessário fixar várias longarinas com um parafuso auto-roscante, começando pela primeira e terminando na mais alta. No processo de fixação, é necessário estar atento a isso para que nenhuma umidade permaneça na marcha, pois isso pode afetar negativamente a resistência da estrutura no futuro e causar guinchos na utilização do alpendre. Depois que todas as etapas forem fixadas com segurança, as etapas podem ser instaladas..
Quando a instalação da varanda for concluída, você pode prosseguir para a criação de um visor. Nesta etapa, é necessário ter o máximo de cuidado possível, pois disso depende a segurança de toda a estrutura. E é melhor usar materiais leves e parafusos auto-roscantes de alta resistência para fixação..
Assim, para fazer com as próprias mãos um alpendre a partir de meio tronco ou tronco arredondado, é necessário seguir as instruções passo a passo e utilizar materiais de alta qualidade..
Assista a uma aula magistral sobre a construção de uma varanda de toras.