Quando se planeiam trabalhos de reparação na casa de banho do apartamento, a instalação da sanita é um dos pontos chave.. A distância do equipamento de encanamento às paredes, tipos de banheiros e as normas para sua instalação é o que você precisa para se familiarizar com antecedência.
Parâmetros mínimos e máximos
De acordo com as características ergonômicas dos vasos sanitários, existe um conjunto de regras segundo as quais eles podem ser instalados. Muitas vezes, a instalação não é realizada em uma sala separada reservada para o banheiro, mas em um banheiro compartilhado com pia e chuveiro.. Se você não levar em consideração as regras de instalação, poderá ter problemas no sistema sanitário..
Distância entre o banheiro e a pia
O banheiro deve ser instalado à distância 20 cm da pia e assim por diante. Ao instalar o encanamento em um complexo, deve-se levar em consideração que a banheira e o chuveiro estão localizados na mesma distância. Quando são instalados pias duplas, entre elas devem ter pelo menos 40 cm. O bidê (ou ducha higiênica), por outro lado, está localizado próximo ao vaso sanitário – a distância ideal não mais que 30 cm. Distância implícita de ponta a ponta.
Distância do abastecimento de água
Este indicador é calculado com base no tipo de revestimento do vaso sanitário. Com um método de instalação típico, deve estar localizado a uma distância de 18 cm da rede de abastecimento de água.O parâmetro designado prevê a distância do centro do tubo ao topo do revestimento do piso. Se o banheiro for instalado por instalação (um método em que a cisterna é embutida na parede), a distância do topo do revestimento do piso ao eixo da turbina deve ser de 23 centímetros.
Distância mínima da parede
De acordo com os padrões SNiP atuais, em relação à posição do banheiro, essa distância das paredes é definida.
- 53 a 76 cm – para a frente, localizada frontalmente, ou para a parede com uma porta, se falamos de um banheiro pequeno, a distância mínima é de 53 cm. Isso é suficiente para não sentir constrangimento na área do joelho.
- Distância máxima suficiente da parede frontal na frente do assento – 76 cm.
- Do meio do vaso sanitário até as paredes laterais, o mínimo aceito é 40-45 cm. Em algumas fontes, a distância para as paredes laterais é definida em 38 cm.
Os padrões designados são relevantes para uma sala separada. A instalação é desejável para ser realizada perto da parede – em um quarto separado e em um banheiro combinado. Certos usuários acreditam que quanto mais próximo o vaso sanitário estiver da parede, mais conforto e comodidade ele proporcionará. No entanto, os encanadores não aconselham a utilização deste método, uma vez que irá dificultar o acesso às comunicações..
Para praticidade e conforto na manutenção do vaso sanitário, é aconselhável instalá-lo de forma que o autoclismo fique posicionado da parede a uma distância de 5-10 cm.
Separando o banheiro do espelho tem uma limitação, o fator limitante é o ângulo de inclinação, que deve ser igual a 2-3 centímetros por metro de tubo. Não há regulamentos que regem o limite de distância. No entanto, quanto maior for o comprimento da linha de esgoto, maior será o risco de se formar uma lacuna durante o uso. Por exemplo, com comprimento de 4 metros, a altura da base do vaso sanitário deverá ser elevada em 8 cm.
Quais são as exceções?
No entanto, a opção acima não é uma opção muito adequada quando o tamanho de um dos membros da família não corresponde aos números médios para os quais as normas e regulamentos de construção foram desenvolvidos.. Padrões para montar o banheiro na parede – são as consequências das medições, análises, levantamentos estatísticos e sociais, que permitem o desenvolvimento de normas para a produção em massa. Alguns deles foram incluídos no SanPiN e GOSTs, tornaram-se modelos padrão na venda de produtos industriais em mercados de construção e hipermercados de materiais de construção.
Por exemplo, um banheiro para crianças foi criado de acordo com os padrões da pediatria, onde existem indicadores típicos para qualquer idade – altura, peso.
Crianças que não atendem aos padrões de desenvolvimento etário têm que se adaptar em qualquer instituição – seja um jardim de infância ou uma escola. Em casa, nem todo mundo tem filmagem extra e dinheiro para realizar a instalação de dispositivos especiais. Muito mais inteligente use um banheiro dedicado. O racionamento social se refere a equipamentos padronizados e dimensões das instalações.
Se houver pessoas que não se enquadrem nesses parâmetros, elas suportam desconforto ou (se tiverem dinheiro) adquirem banheiros de um tipo fora do padrão. No entanto as regras são imutáveis na construção de qualquer tipo de estrutura – educacional, residencial, médica, pública e industrial.
No entanto, existe uma crença tácita de que os proprietários de apartamentos em edifícios residenciais e edifícios individuais podem desviar-se dos padrões ditados quando usam e mantêm encanamentos de forma independente..
Como regra, esse retiro é feito pelos proprietários de apartamentos com banheiros combinados.. Quando o banheiro é bastante amplo, é mais seguro seguir as normas estabelecidas para utilizar as salas especiais com conforto e segurança..
Recomendações de instalação
Aqui nós iremos fornecer regras gerais e recomendações para a instalação de vários tipos de banheiros.
- Antes de iniciar o trabalho de instalação, o dispositivo antigo é desmontado. Com base na tecnologia de fixação, os parafusos são desapertados ou o cimento quebra. As instalações individuais são adicionalmente equipadas com um forro de madeira, que também precisa ser cancelado.
- A base deve ser preparada. Para um dispositivo de chão, deve ser plano. Somente após concluir a preparação do local para o novo banheiro você deve prosseguir diretamente para a instalação.
- Amostras de piso são o tipo de equipamento mais comum. Eles são instalados sobre o revestimento do piso após a conclusão de todas as obras de acabamento..
Sequência de operações depende do método de fixação da estrutura do piso.
Fixar o vaso sanitário à superfície do chão pode ser realizado caminho fechado ou aberto. O método aberto implica a instalação do produto por meio de fixadores externos especializados que acompanham o dispositivo. O método fechado é considerado o mais trabalhoso.
A instalação do vaso sanitário é realizada por meio de fechos internos, o que possibilita um aspecto mais estético da estrutura.
Anexos deve ser colocado em um determinado nível acima do chão por meio de estruturas de instalação especializadas nas quais o próprio sistema é montado. A instalação do dispositivo é realizada antes do início do trabalho de revestimento..
A escolha do método de instalação é igualmente dependendo da tecnologia de conexão do vaso sanitário à tubulação de esgoto. Os sanitários com saída de drenagem paralela ao chão (horizontal) são conectados à rede de esgoto em um ângulo de 90 graus. Os acessórios de saída em ângulo se conectam em um ângulo de 45 graus. Para conectar um banheiro com uma saída vertical, a tomada do cano de esgoto está no chão.
Apresentamos a sua atenção uma revisão em vídeo do processo de instalação do banheiro com instruções detalhadas.