Durante a instalação, a cisterna do autoclismo é conectada à tubulação de água fria por meio de uma mangueira. Durante o funcionamento do dispositivo de encanamento, a mangueira se desgasta e perde seu desempenho com o tempo, portanto, precisa ser substituída periodicamente. Como uma pessoa inexperiente pode escolher uma mangueira de conexão para auto-substituição do sistema de abastecimento de água, isso é descrito no artigo.
Tipos de abordagem
Existem várias opções de revestimento, entre as quais existem diferenças significativas.. A escolha da mangueira vai depender muito do tipo de abastecimento de água, que prevê o projeto do encanamento já instalado.
- A alimentação lateral é mais comum. O orifício está localizado na lateral do tanque de drenagem. Esta disposição é conveniente para realizar trabalhos de instalação e reparo. É verdade que, em alguns casos, o lado desejado do tanque pode ser próximo à parede, pia ou outros itens internos..
Em tais situações, mangueiras flexíveis vêm em socorro, o que será discutido em mais detalhes a seguir..
- Eyeliner traseiro tem características próprias que devem ser tidas em consideração no processo de trabalho de instalação. Não é muito popular, uma vez que os banheiros são geralmente instalados próximos à parede, e aqui é necessária alguma distância. Será problemático manter tal sistema..
- Delineador inferior é o sistema mais atraente, uma vez que todos os tubos estão escondidos dos olhos dos usuários. Mas é bastante difícil em termos de instalação e vedação.
Tipos de mangueiras
As lojas oferecem uma grande variedade de mangueiras de água para conexão com o banheiro. No entanto, todo esse sortimento é dividido em dois grandes grupos..
Delineadores rígidos
Eles ainda permanecem em demanda, embora outras opções já estejam no mercado há muito tempo. Eles são usados principalmente em edifícios antigos. Esses elementos são feitos de metal: aço, latão, cobre, bronze.
Este tipo de abastecimento de água é caracterizado por alta confiabilidade e longa vida útil (variando de 15 a 20 anos, dependendo do material e das condições). O melhor desempenho é fornecido por revestimentos de aço inoxidável, que são altamente resistentes a fenômenos corrosivos.
A conexão rígida é difícil de montar. Este processo exige muito tempo e esforço e requer o uso de uma ferramenta profissional. Será difícil para uma pessoa sem experiência lidar com este trabalho..
Mangueiras flexíveis
Eles são muito populares devido à sua elasticidade, que é combinada com confiabilidade e durabilidade relativa.. Este tipo de fornecimento é caracterizado por uma série de características positivas:
- instalação simples e rápida;
- baixa probabilidade de vazamentos;
- alta fiabilidade;
- custo acessível;
- aparência atraente e compacidade.
A oferta flexível, por sua vez, é dividida em foles e variedades reforçadas..
Mangueiras de fole são feitos principalmente de aço inoxidável, existem diferentes diâmetros e comprimentos. Seus recursos são:
- a capacidade de assumir diferentes formas;
- esticar até o comprimento desejado;
- resistir a grandes quedas de temperatura e choques de água.
Podem ser usados forros de alta qualidade deste tipo até 25 anos.
Mangueiras flexíveis reforçadas feitas de borracha e aço inoxidável. Também há alta resistência a extremos de temperatura, embora a faixa não seja tão ampla como no caso de homólogos de fole. Portanto, eles não são usados para a instalação de sistemas de aquecimento, mas são excelentes para conectar banheiros. A estrutura é constituída por uma mangueira de borracha, sobre a qual existe um invólucro reforçado (concha) de aço inoxidável. O custo de tal suprimento é menor do que o do fole, mas a vida útil não é tão longa..
Dicas de Seleção
Você não deve correr para a loja para comprar uma mangueira de banheiro. Primeiro, você precisa coletar algumas informações que o ajudarão a fazer a escolha certa, mesmo sem a ajuda de um especialista:
- medir a distância da tubagem à sanita e determinar no local o diâmetro da mangueira;
- as características de design do tanque de descarga ajudarão a levar em consideração o método de conexão (lateral, traseira, inferior);
- a rosca pode ser externa ou interna, as mangueiras para tais sistemas serão diferentes;
- uma vez que a água fria está conectada ao banheiro, a mangueira correspondente também é necessária: com uma designação azul;
- descobrir a pressão de trabalho da água na tubulação;
- os encaixes das tomadas devem coincidir com a rosca do equipamento – neste caso, não é necessário o uso de adaptadores;
- os materiais preferidos são plástico e silumin;
- um bom forro não será leve, pois leveza é um dos sinais de má qualidade da mangueira;
- As gaxetas são responsáveis pela estanqueidade do sistema, portanto você não pode economizar em sua qualidade;
- o encaixe ou bocal também precisa ser de alta qualidade, é melhor dar preferência ao latão, ao invés do plástico, que rapidamente trinca e leva à formação de vazamentos;
- é melhor escolher mangueiras de fabricantes europeus confiáveis, que têm a confiança não apenas de usuários comuns, mas também de especialistas.
Recomendações de instalação
A instalação de carrinhos modernos não causa nenhuma dificuldade particular. Se seguir os conselhos de especialistas, poderá obter um resultado positivo sem quaisquer dificuldades particulares..
- Inspeção do delineador comprado com uma avaliação de sua integridade. Se houver a menor rachadura, você terá que colocá-la de lado e ir ao armazém comprar uma nova mangueira. No futuro, qualquer defeito se transforma em um problema sério, levando ao fato de que após um curto período de tempo você terá que substituir o abastecimento de água do banheiro novamente.
- Desligue o abastecimento de água antes dos trabalhos de instalação., de modo a não fazer uma inundação para você e seus vizinhos.
- Para evitar a formação de corrosão nos elementos do sistema de alimentação é necessário realizar corretamente todas as conexões. É importante observar a conformidade dos materiais dos quais as diferentes partes são feitas. Por exemplo, cobre deve ser combinado com o mesmo cobre, latão com latão ou cobre, o que é permitido pelas regras de instalação.
- As mangueiras não devem ser esticadas demais ou dobradas.. A partir disso, sua vida útil e a resistência de todo o sistema serão reduzidas. É melhor comprar imediatamente uma mangueira com uma margem de comprimento.
- As peças de conexão roscadas (porcas, acessórios) não devem ser apertadas demais. Além disso, todas as juntas são necessariamente vedadas com um selante à base de silicone ou fita adesiva de polímero. O selante deve secar por várias horas e só então fazer um teste de funcionamento com água no tanque do vaso sanitário.
- De acordo com as regras, o raio de curvatura do tubo deve ser 5 vezes maior, do que o diâmetro externo.
- Após a conclusão do trabalho de instalação, o sistema deve ser verificado quanto a vazamentos.. Para fazer isso, é necessário observar seu funcionamento por algum tempo. Se mesmo o menor vazamento for detectado, as juntas precisarão ser bem apertadas.
O abastecimento de água para o banheiro é inspecionado quanto a vazamentos duas vezes por ano. A mangueira deve ser substituída a cada 6-7 anos (apesar das reivindicações dos fabricantes por uma vida útil mais longa).
Para obter informações sobre como trocar a mangueira no barril de drenagem, veja o próximo vídeo.